Entrevista, Alceu Moreira - Tarso deveria estar aqui para ajudar a aprovar o projeto que repactua a dívida com a União

Alceu Moreira, deputado PMDB,coordenador da bancada de deputados federais do RS

Vai passar no Senado o projeto aprovado na Câmara sobre a mudança do indexador das dívidas estaduais com a União?
O RS é o que mais deve. Quarta-feira vamos ao presidente do Senado, Renan Calheiros, pedir que vote isto antes o dia 20, porque senão nada acontecerá mais este ano.

A mudança do indexador, sozinha, resolve? Por que não rebater o que passou?
Era emenda do nosso líder, Eduardo Cunha, mas o próprio Tarso pediu a ele que retirasse a proposta a fim de viabilizar a votação do projeto. O estoque não muda. Ficamos devendo duas vezes o valor total do orçamento do Estado. É impagável. O Estado quebra.

Mas a presidente mandou votar contra .
Ela não mandou nada. O ministro da Fazenda é que fez leitura do que ela disse, ordenando rigor fiscal, e resolveu torpedear o projeto.

Há chance de que saia a votação e a aprovação ? O governador disse hoje que só se candidata se a proposta for aprovada.
Falta pressão política. Nesta hora, o governador deveria estar aqui, mas resolveu viajar para a China. Vejo que ele condiciona sua recandidatura à aprovação do projeto, mas ele não está  aqui nesta hora decisiva. Além disto, a base aliada é a base aliada dele – e por que não vota?

Por quê?
Pelo que te expliquei: o ministro da Fazenda, é claro, quando fala do jeito que fala, passa a percepção de que esta é a ideia do governo.

Qual o temor?
De que governadores e prefeitos beneficiados, como o nosso, reduza o endividamento com a União e com isto crie um colchão para se endividar mais. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Alguém em sã consciência acha que o Governo Federal do PT vai pactuar alguma dívida de Estado e ou Município?Vésperas de eleições e sem caixa é acreditar em papai-noel.Só o Haddad que acreditou.

Anônimo disse...

ué. O PMDB não tem o Presidente da Camara dos Deputados, o Presidente do Senado e o vice-presidente da republica? Esse mesmo PMDB, na época de FHC ajudou aprovar uma Lei para o BNDS bancar a saída da Ford do RS para a Bahia, é só bola nas costas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/