Cinco dilemas para o Brasil com o fim dos estímulos monetários nos EUA

No momento em que a tão esperada diminuição dos estímulos monetários à economia americana já dobra a esquina, governos e investidores se preparam para uma possível onda de saída de capitais das economias emergentes. O material é do portal UOL, trabalhando em cima de reportagem da BBC Brasil.

Uma parte do mercado crê que o Federal Reserve (Fed), o Banco Central americano, possa anunciar nesta quarta-feira uma redução no valor das suas compras de títulos do governo - hoje em US$ 85 bilhões por mês - com as quais vem abastecendo o mercado de dólares. A maioria das apostas, entretanto, continua a ser janeiro ou março. Quando os estímulos começaram a serem retirados, a previsão é de que a possibilidades de ganhos maiores para os investidores naquele país atraia capital estrangeiro hoje estacionado nas economias emergentes.

O Brasil faz parte dos cinco grandes emergentes rotulados de Cinco Frágeis - Brasil, Turquia, Índia, África do Sul e Indonésia - que os economistas consideram em situação mais desvantajosa para enfrentar um novo impacto externo, após sobreviverem à crise de 2007.

A BBC Brasil preparou uma lista com cinco dos principais dilemas que afligem o país e que os investidores estrangeiros terão em mente ao reavaliar os seus portfólios a partir de uma retirada gradual dos estímulos monetários nos Estados Unidos.

CLIQUE AQUI para examinar tudo. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Isso não passa de conversa de "investidor" estrangeiro, replicado pelo UOL, que é da Folha, que é psdbista, óbvio!

E, prá variar, também replicado pelo Políbio... normal, para quem tem a mania de complexo de vira-latas.

O Brasil vai muito bem, mesmo com a crise mundial, 5,5% de desemprego, inflação na meta, PIB baixo, mas consistente, obras de infraestrutura, Pré-sal, que o vacilante candidato Aécio sequer mencionou na sua "virada de página", enfim, o Brasil vai bem, ao contrário dos EUA e Europa, estes sim muito mal.
Vejam a Espanha... 26% de desemprego, a Europa fechou 30 milhões de vagas... o Brasil abriu 20... Etc.

Mas tudo isso é o tal complexo de vira-latas, mais os interesses internacionais... arraigados no conservadorismo chinelo da direita neoliberal brasileira.

É isso.

Anônimo disse...

AH AH AH... com certeza vc vive num mundo virtual. Não trafega em nossas estradas, não precisa de hospitais nem de escolas e como explicar os 5,5 % de desempregados se só no Bolsa Familia tem-se mais de 20 milhões?? Ter Bolsa Família tira o individuo das estatísticas de desemprego??

Anônimo disse...

É o anônimo das 16:36 só pode ser um petralha fanático, pois se tivesse um pouco de visão da realidade, ao menos procuraria insistir junto ao governo para adotar medidas de cautela na política fiscal, pois o risco de agravamento da situação para o Brasil é visível, basta ver que em poucos meses a balança comercial saiu de um superavit imenso para a zona do deficit. A politica fiscal tem sido frouxa e obriga o Banco Central elevar os juros da dívida, pois com politicas de estimulo a economia tem elevado a inflação, isto apesar de todas as mágicas da equipe economica. O desemprego baixo é uma contradição imensa com a elevação da quantidade de pagamentos do seguro desemprego e o aumento de beneficiários do bolsa familia. Essa conta não fecha e esta camuflada mais uma armadilha. Se a crise realmente vier, de onde o governo vai tirar dinheiro para pagar os novos desempregados que resultarão, já que ele gasta tudo em base de uma gestão perdulária, mais voltada para a publicidade do que para a realização de obras?

Anônimo disse...

Por isso que aos poucos o Brasil está vendendo e comprando cada vez mais da China, Russia, Africa, paises do oriente, Parceiros do Mercosul, etc. para não depender da boa vontade dos Americanos. Agora mesmo o Brasil está fechando negócio com os suecos, na compra de caças para a aeronautica.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Aquiles disse...

O QUE O PETRALHA DAS 16:36 QUIS DIZER COM A BOBAGEM "PIB BAIXO MAS CONSISTENTE" ???

QUANTA ABOBRINHA, TOMA VERGONHA NA CARA RAPAZ....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/