DataFolha mostra que só com Marina e Serra ficaria garantido segundo turno da oposição contra Dilma

No primeiro turno, considerando Marina fora do jogo sucessório, o crescimento de Eduardo Campos chega a ser espetacular, já que ele cresceu mais de 100% nas intenções de votos. Resíduos foram para Dilma e Aécio, mas em muito menor proporção.

1o Turno
Cenário 1
Dilma Roussef, PT - 42% (35%)
Aécio Neves, PSDB - 21% (13%)
Eduardo Campos PSB - 15% (8%)
Bancos e nulos - 16%
Indecisos - 7%

Cenário 2
Dilma - 37%
Marina Silva, PSB - 28%
Serra, PSDB - 20%

O instituto Datafolha divulgou a primeira pesquisa eleitoral realizada após a aliança entre Marina Silva e Eduardo Campos. De acordo com o levantamento, publicado na edição de hoje do jornal Folha de S. Paulo, Dilma Rousseff se reelegeria no primeiro turno caso disputasse a eleição contra Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), os candidatos mais prováveis no cenário atual.

Marina e Serra - O Datafolha também testou outros cenários, trocando o nome de Aécio pelo de José Serra no PSDB e o de Campos pelo de Marina no PSB. Em todas essas outras combinações haveria segundo turno. O cenário mais equilibrado seria justamente aquele com os presidenciáveis que não são considerados a primeira opção em seus Partidos.

Segundo turno - Nas simulações do segundo turno, a atual presidente derrotaria todos os seus concorrentes. O embate mais disputado seria contra Marina, com vitória para Dilma por 47% a 41%. Serra seria derrotado por 51% a 33%, Aécio por 54% a 31% e Campos por 54% a 28%.

12 comentários:

Anônimo disse...

Um ano antes, com o Aécio sendo lançado aos poucos, já é um bom percentual para ele.
Vai ganhar as eleições, é só a campanha começar para valer.

Surfista Prateado disse...

Dada a remota hipótese de com que Marina e Serra houvesse segundo turno, só prolongaria a agonia até a vitória dos petralhas. Petralhas + Comprados do Bolsa-Família + Ser situação torna os petralhas imbatíveis. Poderia por um poste no lugar da Dilma... Putz! Ela já é o poste!

Anônimo disse...

Vida dura para a oposição radical: Perspectivas de mais 4 anos de conquistas para as camadas mais humildes da população. A oposição raivosa vai ter que continuar esperneando.

Anônimo disse...

Sr.Políbio,vou dizer mais uma vez,essas pesquisas são como o Ranking da FIFA que colocava a Seleção Brasileira em 22º lugar no mundo.Ela balança de acordo com a direção do Minuano.Daqui a pouco dirá que a Dilma está com 95% de aprovação Rs...

Anônimo disse...

chamem o zé serra! hahahahaha. Derrotados.

Anônimo disse...

Eduardo Campos deveria ceder a vaga de candidato a Presidente para Marina Silva. Embora ela já declarou que não fica no PSB, depois de criar a Rede, a Marina tem mais chanche de ganhar.

Anônimo disse...

o brasileiro eh completamente maluco!

Anônimo disse...

Para ler o Datafolha:

(...)

Quem acompanha eleições há muito tempo sabe que o Datafolha não fabrica índices nas pesquisas, apenas “ajeita” as pesquisas para, dentro da realidade eleitoral, corresponderem àquilo que pensam ser mais conveniente. No final, quando se aproximam as eleições, tudo se acerta.

Ainda não vi, porque não está disponível, o mapa completo da pesquisa, mas nem é preciso, para observar onde está o “gatilho” desta vez.

Nas demais pesquisas, o levantamento de campo se dava em dois e até três dias. Foram dois na pesquisa de julho e três na de agosto.

Nesta, agora, apenas um, embora o tamanho da amostra seja basicamente o mesmo da do mês passado.

E é obvio que a pesquisa, a primeira depois da data fatal de filiação partidária, estava prevista desde muito antes, porque todos sabiam poderia haver duas novidades: Marina deixar a disputa, por falta de partido, ou Serra entrar diretamente nela, trocando o PSDB pelo PPS.

A rapidez não foi, portanto, um improviso, como não foi ao acaso, a escolha da sexta-feira para a coleta, e cedo, porque os dados precisavam ser auditados e tabulados para a edição nacional, que fecha às 21 horas.

Porque na sexta, apenas?

Simples, porque na quinta à noite Campos e Marina ocuparam uma rede de televisão, se alternando num “lança que eu chuto” e outro “levanta que eu corto”.

Ou seja, um “recall” fresquinho de rede nacional de TV, isso depois de uma semana inteira de superexposição midiática.

Logo, a pesquisa Datafolha deve ser, toda ela, lida como um “ainda assim” antes.

Ainda assim, Dilma sobe em relação à pesquisa anterior em qualquer das situações propostas aos entrevistados.

Ainda assim, diz o próprio jornal “os números de ontem sugerem que o espólio eleitoral de Marina foi dividido de forma quase idêntica entre Dilma, Aécio e Campos. A petista teria herdado 7 pontos; o tucano, 8; o socialista agora apoiado por Marina, 7″.

Portanto, ainda assim, como rede de TV, e “overmídia”, menos de um terço dos possíveis eleitores de Marina vão para Campos, apesar de, em tese, nao faltar informaçao sobre o (será mesmo?) apoio da ex-senadora ao pernambucano.

A grande novidade da pesquisa, esta “vindo do além, é que Serra é apresentado, pela primeira vez, como um candidato com viabilidade significativamente maior do que Aécio e, mais ainda, aquele que garantiria o segundo turno que, de outra forma, teria a “fatura liquidada” com a vitória de Dilma.

Essa, sim, cai como gasolina na fogueira de ambição de Serra, que também já tinha estes indicadores e saiu das sombras, pela primeira vez, nesta semana de “marinada”.

Tem números para evocar o fantasma de 32 e reacender o “fator São Paulo” que é, como dizem os camponeses uruguaios, “donde lo hay”.

Portanto, uma leitura atenta destes dados, filtrada pelo “ainda assim” que fica evidente, mostra que Aécio e Campos saíram como os derrotados desta rodada. E Serra e Marina prontos para continuar a exercer as pressões sobre seus “candidatos postos” pelos métodos que sabemos.

E Dilma, ainda sem Lula ter acendido o farol de seu prestígio para guiar o eleitor, segue tranquila, com lastro para enfrentar a tempestade de mídia que vem pela frente.

O Datafolha? O Datafolha, perdoem-me o chulo do ditado, só comprova o jocoso chiste sobre a estatìstica ser como a minissaia: mostra tudo, mas encobre o essencial. do Tijolaço.

Anônimo disse...

CHORA PIG!!!
DILMA PRESIDENTA!!!
TARSO GOVERNADOR!!!!

Anônimo disse...

Ainda tem louco achando que o Aécio pode ganhar, kkkkkkkkkkk!!!

Anônimo disse...

É claro que o PT deseja o José Serra como principal "opositor" à reeleição de Dilma! É muito mais fácil e cômodo derrotar um tucano como o José Serra do que um Eduardo Campos, por exemplo!

José Serra tá doidinho para ajudar o PT novamente, perpetuando os petistas/petralhas no poder!

Enquanto isso, a população brasileira, em sua maioria de direita e cristã, sequer tem um mísero partido de Direita para representa-la! Até quando, pergunto-me!

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Veja só o que é a gestão por resultados de Eduardo Campos:

http://www.youtube.com/watch?v=s0cZuS8z-oU

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/