Intervenção estatal e atrasos afastam Exxon, Chevron, BP e BG de leilão do pré-sal

Ilustração do jornal O estado de S. Paulo de hoje.



O governo começou a divulgar que o fracasso deve-se ao maior interesse das petroleiras no petróleo do México, porque o governo local quebrou o monopólio da Pemex e passou a admitir capitais estrangeiros na exploração do petróleo. De qualquer modo, não é o que fala a notícia de hoje do jornal O Globo. O jornal lembra que nesta segunda-feira, 11 empresas se inscreveram no certame, bem menos que as 40 esperadas pela diretora geral da ANP, Magda Chambriard. Leia tudo:

RIO E BRASÍLIA - Forte interferência estatal aliada a incertezas regulatórias, exigência de investimentos bilionários e demora na realização de leilões levaram quatro gigantes do setor a desistirem de participar do leilão de Libra, na avaliação de empresários e especialistas. As americanas Exxon e Chevron, primeira e segunda maiores petrolíferas do mundo em valor de mercado, e as britânicas BP e BG ficaram de fora do certame, o primeiro do pré-sal, que será realizado em 21 de outubro. Ao todo, 11 empresas se inscreveram no leilão, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), bem menos que as 40 esperadas pela diretora geral da agência, Magda Chambriard.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 


10 comentários:

Anônimo disse...

O Tarso, acabando com os pedágios, rasgando contratos, é um péssimo exemplo.
Quem vai querer entrar em concessões estando sujeito a quebra do contrato por parte do estado, podendo receber um precatório daqui a 20 anos ?
O pessoal lá de fora sabe de tudo isso, com ou sem espionagem !

Anônimo disse...

Pais comunista disfarçado de democrata (um dos poderes, o judiciário é subserviente ao executivo) afasta a concorrência pois as regras são estatizantes e mutáveis a cada segundo.

Anônimo disse...

Traduzindo a lenga-lenga: não vem pra cá pois tem algo mais interessante a fazer em outros países. E o nosso desenvolvimento, como é que fica? Não tinham eles todas as fórmulas para alavancar o Brasil, sem depender do capital dos outros (pois aqui não existe poupança)?

Anônimo disse...

Como diz um programa,"Acredite se quiser".

Anônimo disse...

Quem daria um cheque em branco a pessoas como 9Dedos, Stela, Fernandinho Beira Mar, Marcolla, Maluf, Battisti, Zé Dirceu, Genuíno, Gilberto Carvalho, Palocci, Top Top Garcia et caterva?? Somente loucos de atar!

Justiniano disse...

A espionagem americana e inglesa deve ter descoberto que essas tais reservas do pré-sal são de alto risco, ou seja o risco de encontrar nada é muito grande. Assim como deve ter encontrado nesta espionagem que há risco de desapropriação depois das empresas encontrarem petróleo. Confiar no PT é o mesmo que fazer negócio com terrorista.

Esse é o maior fracasso deste leilão, pois as outras empresas vão pedir empréstimo do BNDES para cobrir os custos da exploração.

Que há algo de muito estranho nesta debandada dessas megapetroleiras deste leilão, há e somente no futuro saberemos dos motivos.

Justiniano disse...

Esta notícia foi manchete de capa da Folha e Estadão de hoje e aqui na zeroatrás colocou uma meia página sem destaque algum.

Nada como um jornal chapa branca do PT para não chamar atenção do fracasso do leilão.

Justiniano disse...

Até isso criaram:

Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. - Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA).

Essa é estatal que vai administrar as reservas, criada com objetivo de virar cabide emprego para os cumpanheros dos petralhas.

Anônimo disse...

Será que tem petroleo mesmo?

Anônimo disse...

Nenhuma grande empresa de petróleo rasga dinheiro. Se as grandes estão caindo fora é porque tem informações técnicas e de espionagem mesmo que confirmam aquilo que o povo brasileiro está começando a perceber, ou não existe o tal pré-sal, ou o mesmo é tão difícil de tirar das entranhas da terra que só serve mesmo como golpe de marketing eleitoral, aliás o golpe de 64 foi tão golpe quanto os golpes de marketing das esquerdas para se manterem no poder, marqueteiros amorais existem as pencas dando apoio a Brasília. Goebbles teria inveja dos Santanas que ainda ganham milhões à custa de muita mentira e nenhum conteúdo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/