Depois de 15 anos, analfabetismo voltou a crescer no Brasil. Em apenas um ano, foram 300 mil novos analfabetos.

Índice registrou crescimento de 2011 para 2012, interrompendo a tendência de queda que se mantinha havia 15 anos, mostra novo estudo divulgado pelo IBGE

A reportagem a seguir é de Cecília Ritto, do site da revista Veja (www.veja.com.br) desta sexta-feira. O texto completo é o seguinte:

"O analfabetismo tem endereço no Brasil: está concentrado na população mais velha e nordestina", frisa Maria Lucia Vieira, coordenadora da pesquisa e gerente do IBGE.

Pela primeira vez em quinze anos, o índice de analfabetismo cresceu no Brasil. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada em 2012 e divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice de pessoas de 15 anos de idade ou mais que não sabem ler nem escrever subiu de 8,6% em 2011 para 8,7% no ano passado. Isso significa que no período de um ano, o país "ganhou" 300.000 analfabetos, totalizando 13,2 milhões de brasileiros. A tendência de queda, que se mantinha desde 1997, estacionou, despertando a atenção dos pesquisadores do IBGE, que agora se debruçam em busca de explicações. "Ainda estamos verificando o que levou a essa variação, já que o porcentual vinha caindo há tanto tempo", diz Maria Lucia Vieira, coordenadora da pesquisa e gerente do IBGE.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

11 comentários:

Anônimo disse...

Provavelmente boa parte são as vítimas "de menores" do CRAK!

O governo sabe, mas não faz nada!!

E ainda misturam nas salas de aula os que querem aprender com os que não querem nada com a vida!!

Os mal intencionados desvirtuando os bem intencionados estudantes!!

Só tinha que dar nisso!!

E ainda tem a prática de os professores não poderem rodar os alunos do ensino fundamental. Uma prática imposta de cima para baixo, absurda e autoritária, pois os alunos que não tiveram bons rendimentos nos anos de base, vão ter dificuldades nos anos letivos seguintes, acarretando com isso, muitas das vezes em desistência do próprio aluno por ter dificuldades em seguir em frente e acompanhar os demais colegas nas salas de aula.

Anônimo disse...

O PT máscara tudo, então porque não mascararam esses números como fazem com o resto, para aparecerem de bons no cenário internacional??!!

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga

O bebum da rosemaire é um exemplo vivo,nunca leu um livro.
Dez anos de pt,mais analfabetos para você.
Saudações

Anônimo disse...

tumém, com um ex-prizidenti anarfa e uma anta que male e male sabi fazê um discuço, queriam o que?

Anônimo disse...

Mas os "analfa" estão na moda. Vejam nossos políticos, estão se dando bem.

Anônimo disse...


Não dava pra acreditar quando caía e nem agora quando sobe.

Se a população não entende o que lê, para que serve esta estatística ?

Anônimo disse...

PARA QUÊ ESTUDAR TANTOS ANOS

PARA QUÊ SE FORMAR E SER UM BOM PROFISSIONAL NO MERCADO DE TRABALHO

PARA QUÊ SER EMPREENDEDOR E UM PRÓSPERO EMPRESÁRIO

SE É MAIS FÁCIL DESDE CEDO ENTRAR PARA A POLÍTICA E TECER A TEIA DAS AMIZADES PARTIDÁRIAS, CRESCER DENTRO DE UM PARTIDO, SE ELEGER OU SER NOMEADO CC E ENCHER OS BOLSOS PARA UMA VIDA TODA NUM ESPAÇO DE UM MANDATO, E SEM SE PREOCUPAR EM MAIS NADA, E SEM SE ESTRESSAR COM EMPREGADOS, PAGAR IMPOSTOS E DAR SATISFAÇÃO OU EXPLICAÇÃO A NINGUÉM, MUITO MENOS CONSTRUIR, PRODUZIR OU CONTRIBUIR COM ALGO ÚTIL A SOCIEDADE.

ESTUDAR PARA QUÊ, O NEGÓCIO É ENTRAR PARA A POLÍTICA E GANHAR MUITO DINHEIRO, FÁCIL, RÁPIDO E SEM COMPLICAÇÃO, AINDA MAIS SENDO DOS OUTROS

Anônimo disse...

Mais analfabetos e mais votos aos partidos esquerdopatas.

Unknown disse...

Veja so quanta falta faz para o Brasil o sociologo moreninho ne? Um caboclo tao capaz que nao sabia que o filho dele, na verdade, era do Ricardao.

Anônimo disse...

Este é o efeito honoris causa do mudinho da Rose, o mérito foi substituído pela esperteza, a inteligência pela mão leve e a cultura pelo berro dos movimentos "sociais". E vai piorar, isto é que é o mais terrível.

Garivaldino Ferraz disse...

Começaram a incluir a "cumpanherada" nas pesquisas?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/