Esta foto dos cubanos de olhares vagos e distantes é o retrato fiel dos submissos trabalhadores-escravos da ditadura familiar dos castro

'Não sintam vergonha de não falar português', disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha,  aos médicos cubanos. O ministro minimizou o domínio de idioma: 'Eu atendi povos indígenas e até hoje não sei a língua deles'.

. Os cubanos não enfrentam problemas apenas com a língua, mas também com a perspectiva de não receberem pelo que trabalham, já que 90% do salário de cada um será apropriado pela ditadura familiar dos Castro. Além disto, nenhum dos médicos poderá trazer a família, que permanecerá refém em Cuba, como garantia de retorno.

. Ao lado, foto do Estadão. O leitor deve prestar atenção aos olhares vagos, as expressões sérias, a postura disciplinada, aos jalecos brancos, aos tipos maduros (não há jovens na foto) e a falta de atenção ao orador do momento. No Dia do Psicólogo, a foto é um bom elemento de trabalho profissional. 

37 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber quantos médicos cubanos;portugueses;espanhóis; argentinos ou de outra nacionalidade, foram colocados no Hospital Sírio Libanês, para cuidarem dos pobres políticos brasileiros. Se forem só cubanos, ótima, porque então o LULA e a Dilma, vão se unir ao Hugo Chavez.

Anônimo disse...

As mesmas macacas de auditório que bateram palminhas quando xingaram e agrediram a Yoani Sanchez agora estão tãããão doídas com as vaias que os "médicos" cubanos receberam. São um bando de cínicos mesmo.

Anônimo disse...

Cuba é uma gaiola e seu povo é como passarinho preso esperando que seu dono o alimenta,não sabe voar e se alimentar sozinho.

Anônimo disse...

Eu diria que esta foto é mais uma grande dor de cotovelo do blogueiro e seu séquito de direitosos reacionários que são contrários ao auxílio das camadas mais desprotegidas da população.

Anônimo disse...

Realmente não parece gente que veio ao Brasil por vontade própria.

Anônimo disse...

Apesar da média elevada de idade deste grupo de médicos, chama a atenção o fato de nenhum deles utilizar óculos, será que alguns deles não precisam mesmo, o que duvido, ou será que óculos é artigo "supérfluo" em Cuba? É uma estranha coincidência ainda mais em um grupo de pessoas que em princípio todas fazem elevado uso de leituras.

FAÇANHA"Integralista" disse...

Esses médicos cubanos são para-médicos, tipo esses técnicos em enfermagem que atendem acidentados nos SAMU.
Isso aí é mais uma presepada do Partido dos Tapeadores.
Seguindo o manual"Como fazer inimigos e irritar pessoas", já compraram briga com os militares (Comissão da Verdade) e agora tentam humilhar os médicos brasileiros.
Logo, logo, levam mais um corridão, "comme d'habitude";desde 1935...

Anônimo disse...

Essa ilha miserável, com um pobre povo encarcerado nela. O comunismo ainda sobrevive em cuba, pq a ilha é cercada de tubarões por todos os lados e, incrível, não existe barcos pesqueiros. Claro, os barcos sairiam para o mar pescar e não voltariam. Acabaria sobrando o Comandante e o irmão dele, outro assassino, genocida.

Anônimo disse...

A ideologia de Esquerda transforma o ser humano num zumbi!

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Não sei se estão tão alienados assim.Estão bastante dispersivos.Penso que há muito arrogância debaixo do jaleco branco já que muitos revelaram que vieram "salvar brasileiros".Precisam descobrir que são escravos do louco Fidel e que os brasileiros são vítimas de uma política sem organização econômica para encher os bolsos dos adeptos da corrupção.Os cubanos precisam olhar para o próprio rabo!A medicina brasileira está entre as melhores do mundo!

Anônimo disse...

Em 2012, Cuba, com cerca de 13 milhões de habitantes, formou em suas 25 faculdades, inclusive uma voltada para estrangeiros, mais de 11 mil novos médicos: 5.315 cubanos e 5.694 de 69 países da América Latina, África, Ásia e inclusive dos Estados Unidos.

Atualmente, 24 mil estudantes de 116 países da América Latina, África, Ásia, Oceania e Estados Unidos (500 por turma) cursam uma faculdade de medicina gratuita em Cuba.

Anônimo disse...

Graças à sua medicina preventiva, a ilha do Caribe tem a taxa de mortalidade infantil mais baixa da América e do Terceiro Mundo – 4,9 por mil (contra 60 por mil em 1959, quando do triunfo da revolução) – inferior à do Canadá e dos Estados Unidos. Da mesma forma, a expectativa de vida dos cubanos – 78,8 anos (contra 60 anos em 1959) – é comparável a das nações mais desenvolvidas.

Anônimo disse...

Não sei porque tanta reclamação com a vinda de médicos cubanos para o Brasil, se a presidente está errando, ao trazê-los, a oposição deve ficar feliz ou será que tem medo que dê muito certo... o que é bem provável....!!!

Anônimo disse...

Polibio o petralha das 19:14, precisa entender que cuba a muito não tem um volume de nascimento que possa fazer comparativo com outros Países ,pois a grande maioria da população e desnutrida e fraca,não se alimentam conforme as normas, os mais jovens a muito se mandaram embora fugindo do regime, e os velhos que ficam não conseguem procriar, vai te catar malandro, quer comparara com outras Nações,e só ver a idade dos enfermeiros que chegaram no Brasil.

Anônimo disse...

"Anônimo", às 19:09, pagarei a você e seus rebentos passagens - SÓ DE IDA - para o paraíso da ilha-prisão dos irmãos Castro! Topa? Ou, quem sabe, você é mais um celerado que deseja para os outros o que nem você aceitaria ou desejaria para você e seus entes queridos?

Almirante Kirk

Anônimo disse...

DE FATO, O BRASIL PRECISA DE MAIS MÉDICOS!

MÉDICOS QUE ATUEM E GOSTEM DE TRABALHAR.

AO CONTRÁRIO DOS NOSSOS QUE OLHAM COM NOJO E DESPREZO OS MORIBUNDOS PACIENTES DOENTES NAS FILAS DE ESPERA DO SUS, QUE MORREM AOS MILHARES NAS FILAS DE ESPERA SEM UM BOM ATENDIMENTO.

Anônimo disse...

TEVE UM CARINHA QUE FALOU POUCO, MAS FALOU BONITO NA TELEVISÃO.

ELE DISSE MAIS OU MENOS ASSIM:

"EU PREFIRO UM MÉDICO SEM DIPLOMA QUE ATENDA E SALVE MEU FILHO, DO QUE UM MÉDICO DIPLOMADO QUE DEIXE MEU FILHO MORRER"

FOI UM TAPÃO NA ORELHA DE MUITOS!!

Anônimo disse...


Só quero ver, quando um paciente na consulta relatar a queixa de "queimação" no estômago ! O que estes médicos entenderão ???

Anônimo disse...

O PROBLEMA MAIOR É A FORMA COMO OS CUBANOS ESTÃO SENDO CONTRATADOS.

ELES DEVERIAM RECEBER UM VISTO TEMPORÁRIO, DOCUMENTOS BRASILEIROS, MESMO QUE TEMPORÁRIOS E RENOVÁVEIS, E CONTRATADOS DENTRO DA NOSSA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, E RECEBENDO INTEGRALMENTE PELO TRABALHO.

ESSA DE ENVIAR DINHEIRO PÚBLICO (DIVISAS BRASILEIRAS) PARA O GOVERNO CUBANO, É ERRADO E ILEGAL, PORQUE SABE-SE QUE PARTE DO VALOR CERTAMENTE FICARÁ COM O GOVERNO.

E DENTRO DE UMA IDEIA FILANTRÓPICA, O GOVERNO DE CUBA ESTÁ VESTINDO A CAMISETA DE UMA GRANDE COOPERATIVA INTERNACIONAL DE MÉDICOS, E MAIS QUE ISSO VISANDO E GANHANDO LUCRO.
MUITO NADA HAVER COM AS PREMISSIAS DE UM GOVERNO LEGALMENTE CONSTITUÍDO.

Surfista Prateado disse...

Não há jovens porque há muito o dinheiro acabou por lá, desde que a URSS faliu e parou de mandar dinheiro, e sem ele é impossível formar médicos, ou qualquer profissional de ensino superior na área da Biologia, Engenharia ou Informática.

Anônimo disse...


Porque o Lulla, a Dilmona, o Genuíno e Sarney não foram se tratar em Cuba ??
Porque já estariam fazendo companhia ao comandante Chàvez !!!
Esta petezada gosta do que é bom, mas manda o povão para o SUSto.

Anônimo disse...

ISSO SÓ TEM A MOSTRAR A PREPOTÊNCIA E ARROGÂNCIA DOS NOSSOS REPRESENTANTES ELEITOS, QUE MESMO SEM UM CONSENSO LEGAL DE DIVERSAS PARTES ENVOLVIDAS, E UMA ACEITAÇÃO GERAL DA SOCIEDADE CIVIL, JÁ ASSINOU NO "CANETAÇO" O CONVÊNIO E TROUXE OS MÉDICOS, USANDO DE ABUSO DE AUTORIDADE E CONTRARIANDO VÁRIOS DISPOSITIVOS LEGAIS BRASILEIROS, PRINCIPALMENTE A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA.

UM DIA OS CUBANOS ENTRE OUTROS DOS MAIS VARIADOS PAÍSES, COLOCARAM O BRASIL NA JUSTIÇA, E GANHARAM TODOS SEUS DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS E TRABALHISTAS DE VOLTA, E TEREMOS QUE PAGAR TUDO DE NOVO, TUDO QUE FOI REPASSADO EM DOBRO.

E ONDE ESTARÃO AS PESSOAS, OS ELEITOS E OS CCs QUE FIZERAM A GRANDE "PATAQUADA"??

SERÃO ELES RESPONSABILIZADOS E TERÃO QUE ARCAR COM O PREJUÍZO DO ERÁRIO DO SEU PRÓPRIO BOLSO??

COM CERTEZA, E COMO SEMPRE, OS QUE FAZEM AS IRREGULARIDADES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, JÁ TERÃO CUMPRIDO HÁ MUITO TEMPO SEUS MANDADOS E CARGOS
PÚBLICOS, E QUEM RESPONDERÁ PELAS IRREGULARIDADES SERÃO OS QUE TIVEREM NA VEZ, JUNTAMENTE COM OS DEMAIS SERVIDORES PÚBLICOS, E QUEM PAGARÁ ESSA CONTA CARA E SALGADA, MULTIPLICADA PELOS MILHARES DE MÉDICOS, SERÃO OS CIDADÃOS BRASILEIROS PAGADORES E CONTRIBUINTES DE IMPOSTOS!!

Anônimo disse...

Cabo Reformado KirK, você se refera a prisão Guantanamo, imposta pelo pais mais democratra (sic) do Mundo (EUA) para prender estrangeiros? Logo os EUA que nunca invadiram nenhum pais para roubar suas riquezas.

Anônimo disse...

O redator do Gramna está sendo copiado por algum meio neurônio das esquerdas nos comentários acima. O papo é totalmente plastificado dentro de preceitos ideológicos dignos daqueles palhaços-soldados norte coreanos que não fazem nada mais na vida do que marcharem para lá e para cá, para cá e para lá..... Robos, desumanizados seres que poderiam ser humanos.

Anônimo disse...

Se as esquerdas tivessem a mínima competência e a consciência de que elas são as maiores responsáveis pela sua insignificância intelectual, moral e cultural poderiam começar até a evoluir, por enquanto não passam de Neanderthais psicotizados que põem a culta de suas mazelas nos outros. É fácil por a culpa nos outros o difícil é ter a percepção de que nós somos os donos de tudo o que ocorre ao nosso redor. Os americanos cuidam, e muito bem, de seus umbigos, já as esquerdas adoram cuidar é do umbigo dos outros e, se possível, se adonar dos mesmos!

Anônimo disse...

CADE CADE CADE..... OS DIREITOS HUMANOS DA INTERNACIONAL CADE CADE CADE ONDE ELES ESTÃO NESSA HORA CADE CADE CADE

Anônimo disse...

Será que não foi nenhum destes médicos da foto o que "tratou" o Chavez? Se for, merece ganhar um caminhão de prêmios do Sílvio Santos pela colaboração que deu em prol da defesa da humanidade! Na verdade eles tem mesmo cara de taxidermistas!

Oswald disse...

Imbecil das 20.21: aprende a usar o sic. En guantanamo só tem escória. Se gostas tanto assim dos enfermeiros cubanos vai te tratar com eles. Duvido que um enfermeiro destes salve alguém!

Anônimo disse...

Caro Políbio:
Continuemos na resistência. O número de petralhas na área de comentários está crescendo, significa isso que estão sentindo o castigo e buscam aparelhar o blog. Sugiro que façamos um sorteio -nós, leitores, custearemos o prêmio -de duas passagens mensais PoA-Havana (sem volta!) para os petralhas que mais tempo conseguirem ficar apoiados só nos membros inferiores.

Anônimo disse...


'Não sintam vergonha de não falar português'

'Sintam vergonha por serem escravizados e não reagirem'

Anônimo disse...

A tal 'medicina preventiva' com taxas de mortalidade infantil mais baixa da América e do Terceiro Mundo, trata-se de abortos de síndrome de Down, etc. Um horror.

Nádia disse...

Não deve ter feito diferença para padilhando não saber a língua dos indígenas.
Não deve mesmo. Pois para fazer, o médico tem que estar interessado no
que o paciente tem a dizer. Aquilo de que padilhando vive fazendo pregação,
quando diz que a questão da saúde nem é tanto de equipamento, de instalações..
é de o médico saber ouvir o paciente, dar atenção.. etc etc.

Palavras dele. E agora se sabe que são palavras, senão mentirosas, ao menos irresponsáveis.

Ele prega uma relação em que um fala o outro escuta e nenhum dos dois entende.

Parece que isso é o bastante. Mas, esse é o ponto de vista dele, do médico,
não sei se o indígena que ele atendeu teve a mesma impressão.
Pior.. não se sabe se a tal consulta teve algum resultado positivo..
Pode ser que sem entender o que o paciente estava dizendo ele tenha conseguido diagnosticar,
receitar etc. Não duvido. Ele deve ter técnicas específicas pra essas situações.
Mas, uma coisa é certa. Aquilo de ouvir, dar atenção ... Não aconteceu.
Dar atenção - significa, além de ouvir, colocar a sua compreensão à disposição do comunicado,
deixando-se alterar por ele, e devolver essa alteração
ao interlocutor. Bem, isso não deve ter acontecido.
No máximo uma pantomima que deve ter inflado a vaidade de uma das partes.
Só. O outro deve ter saído da consulta, confuso, pra dizer o de menos. Mas talvez bem pior do que isso.
..

Anônimo disse...

Tenho uma amiga que era comunista, sempre votou no PT e que um dia resolveu passar as ferias em Cuba. Voltou e teve a coragem e a dignidade de confessar que a vida inteira foi enganada pela propaganda marxista. Ela disse que aquilo la eh um inferno e que a miseria impera por todos os cantos da ilha. Falta de tudo para a populaçao.

Anônimo disse...

"Anônimo", às 20:21, lugar de louco é no hospício; lugar dos bandidos mensaleiros do PT é na cadeia; lugar de terroristas é em Guantánamo mesmo! Ou você ainda tem dúvidas?

PS: Diferentemente dos presos políticos em Cuba, a mando dos irmãos Castro, donos da ilha-prisão, os referidos terroristas presos em Guantánamo estão em condições melhores do que quando chegaram lá: estão gordinhos, bem nutridos etc!

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Cuba eh um lixo, bem como sua medicina. E o brasil eh um pais de terceiro mundo, banana republic, third world cesspool.

Ponto final.

Anônimo disse...

A medicina preventiva é muito importante,até mais importante que a medicina curativa,prova disso que as parteiras do nordeste foram preparadas pelos médicos brasileiros,assistentes sociais e programas de governos e diminuíram a mortalidade de bebês e de mães.Por que esse governo que diz estar preocupados com a saúde dos brasileiros não faz como o Governo de São Paulo criando as Cidades 300%,ou seja,100% do esgoto coletado,100% do esgoto tratado e 100% de água tratada?Não haveria necessidade de trazer médicos de qualquer lugar pois mais de 50% das doenças brasileiras é por doenças que já foram erradicadas de países do 1º mundo.

Justiniano disse...

Todos os dados cubanos na ONU são dados mentirosos do governo cubano que não permite a entrada de inspetores da ONU e OMS.

Lá não morrem nenês, pois não são catalogadas caso nascem e morrem (é uma classificação anedótica porque dizem que não viveram, portanto não entram na estatística) e quanto a longevidade são novos dados mentirosos.

Os cubanos em média vivem 66 anos isso dito por um dissidente cubano na Espanha e tem um documentário sobre as mulheres dos dissidentes na ilha em que uma líder do grupo morreu aos 64 anos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/