Ibsen propõe e PMDB gaúcho repele plebiscito à lá Dilma, propondo outro sobre a reorganização do Estado no Brasil

O PMDB gaúcho propôs nesta quarta-feiras ao Diretório Nacional que o partido convoque o seu Conselho Político para que discuta dois pontos centrais do atual imbroglio político nacional. A proposta dos gaúchos foi do ex-deputado Ibsen Pinheiro, acolhida na terça-feira pelo presidente Edson Brum, que a levou a Brasília.

1) Nada de plebiscito no formato sugerido por Dilma ao Congresso.
2) Formatação de um plebiscito sobre o artigo 4o da Constituição, que trata da organização dos Poderes. 

. O que mandou dizer ao editor o presidente do PMDB gaúcho, Edson Brum:
- Com este enfoque, a população possa efetivamente opinar sobre os rumos do País, oferecendo subsídios para que o Congresso Nacional tenha mecanismos para trabalhar, não apenas na reforma política, mas no conjunto do Estado brasileiro.

. Ibsen Pinheiro, com quem o editor conversou longamente logo no início da crise, ensinou o seguinte aos seus companheiros:
- A voz das ruas, por mais generalizada que seja, reflete a insatisfação com todo o sistema. Não é pela passagem, pela saúde e pelo fim corrupção que estão reivindicado, mas por tudo isso e muito mais. Logo, não adianta achar soluções pontuais para um problema generalizado.

- Um dos autores da Constituição de 1988, Ibsen Pinheiro reforça que ela é modelo mundial do ponto de vista social e das liberdades individuais, porém, não acompanha os avanços do Brasil, que nos últimos 25 anos conquistou a redemocratização, a reconstitucionalização e o controle da inflação.“O Estado brasileiro não está conseguindo responder a estes avanços, pois ainda está em 1946, quando tínhamos uma população de 40 milhões de habitantes, dos quais 80% agrários. Hoje somos 200 milhões, sendo 80% urbanos”, contextualiza e arremata: “É preciso uma profunda reflexão nacional da readequação do aparelho de Estado às necessidades do País”.

4 comentários:

Anônimo disse...

O problema que o PMDB está completamente entregue nas mãos da petezada e não tem a mínima chance de reagir.Se meteram com esta quadrilha e agora não conseguem vida própria,
Não foi por falta de aviso.
PMDB nunca mais.

Mordaz disse...

Como constituinte de 88 ele mostra que não está preparado para opinar. Não se pode a cada 30 anos ficar fazendo novas constituições. Os países desenvolvidos possuem as suas há mais de 100 anos, e não foi trocando a toda hora que eles se desenvolveram. Foi com a vergonha na cara. Ele parece que esqueceu porque foi cassado. Pelas sua amizade indevida com os anões do orçamento.

Mordaz disse...

Não existe reforma do Estado que moralize pessoas assim: Renan Calheiros, a exemplo do colega Henrique Alves, também usou avião da FAB para passeios pessoais.

Anônimo disse...

Nestas reformas temos que rever também as polpudas aposentadorias de até R$30 mil reais que promotores aposentados como o Ibsen recebe.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/