Saiba por que muitas condicionantes tornam improvável o investimento de R$ 5,8 bi de Eike Batista no RS

Namorador incorrigível, Eike Batista já teve mais sorte no amor e nos negócios. 



Pelo menos duas restrições impedem que seja levado a sério o anúncio feito pela enésima vez, mas desta vez esta semana, segundo o qual o bilionário Eike Batista investirá R$ 5,8 bilhões em duas usinas de Candiota: 1) Ele ainda não vendeu a energia que elas produzirão e sem isto não tem investimento. 2) O seu grupo, o EBX, passa por momentos mais do que turbulentos.

. Na matéria a seguir, a revista Veja conta o que há com o grupo EBX. Leia:

As seis empresas do grupo EBX, de Eike Batista, que estão listadas na Bolsa de Valores somaram perdas de 16,6 bilhões de reais em valor de mercado em 2013, até o fechamento do pregão de quarta-feira. Trata-se de uma queda de 58,3% em apenas seis meses - em 31 de dezembro do ano passado, as companhias eram avaliadas em 28,5 bilhões de reais, segundo um levantamento da Economatica. Das empresas X que patinam na bolsa, a OGX é a que causa maior preocupação aos investidores. O papel da petrolífera de Eike chegou a ser cotado abaixo de 1 real nesta quinta-feira, depois de sucessivas quedas ao longo da semana. Apenas em 2013, a OGX perdeu 76% em valor de mercado, o que corresponde a nada menos que 10,8 bilhões de reais. As demais empresas do grupo também enfrentam situação parecida. No acumulado do ano, até 12 de junho, a mineradora MMX perde 67%, a MPX Energia, 21%, a LLX Logística, 48%, e a OSX, do setor naval, acumula queda de 77,7%. A única empresa a ter desempenho positivo este ano é a CCX, de exploração de carvão, que acumula alta de 19,5% na BM&FBovespa. Como a fortuna de Eike é calculada com base nas ações que possui em suas empresas, as perdas recentes fizeram o bilionário sair da lista dos 200 mais ricos do mundo, segundo a Bloomberg. Hoje, seu patrimônio é avaliado em 6,1 bilhões de dólares, ante 10,6 bilhões de dólares em março deste ano. No início de 2012, a fortuna de Eike alcançou 34,5 bilhões de dólares.

Glória - Além da sangria no mercado de capitais, o bilionário cogita a venda de seu hotel no Rio de Janeiro - o lendário Hotel Glória, na Marina da Glória. A informação foi publicada pelo jornal 'Valor Econômico', mas não foi confirmada pela empresa. Em 2008, Eike adquiriu o imóvel por 80 milhões de reais.

7 comentários:

Luiz disse...

Acho que o Polibio quando leu a noticia nos jornais de hoje não soube interpetra-la corretamente.
O que foi assinado hoje, foi um PROTOCOLO DE INTENÇÕES, que é o primeiro passo.
Depois é que vem a venda de energia, a busca de financiamento, licenciamentos, construções, etc, etc.
Quase todo mundo sabe destes passos, mas sempre é bom relembrar.

Anônimo disse...

Se depender do editor ninguém deve invstir no RS enquanto o governo for do PT. Bota olho grande nisso.

Anônimo disse...

Políbio,

A informação é que o Caixa das empresas é de apenas 09/10 meses.

As ações estão em fase de pura especulação, sem preço de referencia!

Adeus Eike, o amigão do Lulla!!

JulioK

Anônimo disse...

TOMARA QUE NINGUÉM INVISTA NADA NO RIO GRANDE BOTOCUDO DO SUL ENQUANTO O PT E A ESQUERDALHA IMUNDA DE SATANÁS ESTIVEREM NO GOVERNO !!!!

Anônimo disse...

O próximo empreendimento do Eike Batista é tentar fugir da falênXia !!!

Luiz Vargas disse...

Quem diria!
Os dois PeTralha$ acima, que já são aliados e amigos íntimos do Renan Calheiros, do Romero Jucá e do Zé $arney, agora também são amigaços do Eike Batista.
Deve ser por que há uma $imbio$e que os torna irmãos siameses: os quadrilheiro$ PeTralha$ e Eike Batista sempre se nutriram de recursos públicos.

Anônimo disse...

Renan Calheiros, Romero Jucá, Zé Sarney eram bons só quando apoiavam o governo FHC ou quando o Senador Pedro Simão foi Ministro no governo Sarney.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/