A RBS come parte da informação para desqualificar a luta do Simers contra os médicos de Cuba

Pior do que a falta de informação é a informação incompleta. Na foto, Paulo Argollo Mendes, vítima da pena seletiva do principal colunista da RBS.

Em campanha de apoio a proposta do governo federal e do PT para importar médicos de Cuba e de outros Países, a RBS abriu espaço para o colunista Paulo Santana na edição desta quinta-feira do jornal Zero Hora falar sobre o polêmico caso.

O que disse o conhecido jornalista, também delegado aposentado de Polícia e ex-vereador de Porto Alegre, fustigando a oposição do Sindicato Médico do RS:

– O presidente do Simers, Paulo Argollo Mendes, opõe-se ao ingresso de médicos cubanos, mas mandou seus dois filhos estudarem medicina em Cuba, o que lhe tira autoridade para tocar a campanha que toca.

. A informação é incompleta.

. É o que mais costuma prejudicar o leitor, porque ele fica sem uma parte vital da notícia para formar seu juízo de valor.

1) O Simers, o dr. Paulo Argollo Mendes e o próprio editor desta página, não somos contra o ingresso de médicos cubanos ou médicos de qualquer outro País.

2) A oposição tem a ver com o ingresso de médicos que não revalidam seus diplomas no Brasil, submetendo-se a exames que não são feitos pelas entidades médicas, mas pelo próprio governo federal, segundo critérios da lei.

E o mais importante no caso do presidente do Simers:

- Os dois filhos de Argollo Mendes submeteram-se aos exames, foram aprovados e revalidaram seus diplomas. Os exames são duríssimos, conforme você saberá a seguir.

- 92% reprovados no Exame Nacional Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições Estrangeiras (Revalida). Dos 884 candidatos inscritos para a edição de 2012 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições Estrangeiras (Revalida), apenas 77 terão o direito de exercer a medicina no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o percentual de aprovação - de 8,71% - é inferior ao verificado na primeira edição do exame, em 2011, quando 9,60% dos candidatos conseguiram a revalidação.

27 comentários:

Anônimo disse...

Segundo as esquerdas ,Cuba é um pais livre, portanto seus "médicos" não precisam de carcereiros para virem ao Brasil, isto se o Brasil também é livre,democrático e soberano. Para resolver o grave problema da qualificação dos médicos cubanos é só fazer ainda em Cuba um vestibular para médicos lá formados e os 5.000 mais qualificados serão os poderão vir ao Brasil e eles virão para cá como cidadãos livres e não tutelados por leões de chácara do "democrático" regime cubano.

Anônimo disse...


Sr. Políbio: por favor, até mesmo um relógio parado, acertar duas vezes ao dia. Mesmo não sendo simpático ao gov. federal, quando eles tentam e buscam solução para um grave problema, temos que apoiar. O que o Sr. Argolo quer, é uma voldas das guildas da idade média - uma espécie de corporação de ofícios que reunia os operários especializados, e com isso, fechando as portas para os "estranhos aos ofícios - . Este Senhor Argolo, representa o que há de mais abjeto em termos de política corporatitista. É um tipo que usa toda a pesada artilharia da sua entedade para apoiar médidos que prestam concurso para 20 h. de trabalho e, depois de assumirem, não há quem os façam trabalhar 10 horas! Outra: propor nivelar os médidos aos juizes, procuradores, defensores públicos é de uma arrogância singular. Médico no interior, nos grotões, só com plano de carreira igual aos juizes e salários iniciais de 10 mil reais. Por favor, Polibio: se não querem trabalhar, porque, então, não franquer o mercado à quem interessar. Quem venham portugueses, bolivianos, cubanos,gregos ou quem msis tiver interesse. Os médidos são muito importantes; porém, a polulação desassistida, é mais importante ainda, e um governo não pode, nem deve ficar à merce de impossiçãoes nada republicanas!
João Paulo / Taquari

Anônimo disse...

Paulo Santana anda doente e como tal a cabeça já não tem condições de obter completa informação, coitado.

Quanto a RBS é sabido de sua posição vendida ao governo, devemos dispensar maiores comentários e tempo.

Unknown disse...

Vindo do PS, não me espanta! Lembro-me de um comentário, em tom jocoso, que dito jornalista fez, num 13 de maio, lá pelos finais da década de 70: "Quero parabenizar a torcida colorada pelo seu dia" (ou coisa que o valha). Naquele dia, um garoto de 10 anos deixou de torcer para o Grêmio!

Unknown disse...

A UNICA COISA QUE EU QUERO SABER, EDITOR ENGAJADO, E: VC OU O DR ARGOLO IRAO ATENDER AS PESSOAS QUE PRECISAM URGENTEMENTE DE MEDICOS E TRATAMENTOS EM TAMANCAO NO MA? ENTAO NAO ENCHE MEU SACO, JORNALEIRO. AS PESSOAS NESTAS REGIOES, CARO ENGAJADO, TAO CAGANDO E ANDANDO SE O MEDICO E GAUCHO, ESPANHOL, CARIOCA, CUBANO, PAULISTA, PORTUGUES, MINEIRO, DE MARTE OU DA PQP. AS PESSOAS QUEREM APENAS QUE EXISTA UM MEDICO NESTAS REGIOES. E FICA VC FAZENDO A DEFESA DESTES ESCROQUIS. E O TAL ARGOLO, JORNALEIRO, COMO TODO O SETOR CORPORATIVO, QUER APENAS MANTER AS VANTAGENS. E SE POSSIVEL, COMO ESTA CLARO NA CAMPANHA DO TAL SINDICATO, AUMENTAR OS BENEFICIOS E COLOCAR NA CONTA DA SOCIEDADE MAIS ALGUNS CUSTOS. QUANTO AOS FILHOS DO ARGOLO, EDITOR ENGAJADO, A UNICA COISA QUE O DR ESQUECEU DE INFORMAR, PARA A PATULEIA CABOCLA, E QUE ELES FIZERAM SIM, O CURSO DE MEDICINA EM CUBA. MAS FOI UMA AMNESIA SELETIVA, SEMELHANTE AQUELA QUE OCORRE COM A DITA IMPRENSA IMPARCIAL.

Anônimo disse...

Parabéns João Paulo/Taquari, disseste tudo, essa turma sindicalista quer é mamar nas tetas do governo. Que venham os cubanos...

Jorge disse...

Cuba não tem 6 mil médicos qualificados para mandar para o Brasil, duvido até que tenha para trabalhar lá mesmo.
Isso aí é tudo balela, virão milícias para fazer a cabeça da gente do interior.

Anônimo disse...

O anônimo das 14:19 certamente não é médico pois desconhece a rotina dos médicos por isso não deveria falar besteiras.
1º desqualificar toda a classe por causa de uns poucos que não cumprem seus horários é uma afirmativa fascistóide
2ª Por que médicos não podem ter plano de carreira igual a profissionais do judiciário, por acaso médicos são menos que juízes, promotores e etc... que tem 2 férias por ano além de outras regalias que os médicos não tem
3º É muito comodo p/ o gov federal e esses prefeitinhos de meia pataca desses grotões importar médicos cubanos afinal não é interessante pagar salário digno aos profissionais de saúde, equipar hospitais e postos de saúde , oferecer exames etc
Portanto ao anonimo das 14:19, prescrevo mais conhecimento e respeito a uma classe que trabalha duro e que certamente ele recorre quando ele ou seus familiares ficam doentes e aí tenho certeza que ele não vai querer um cubano e sim um brasileiro formado nas nossas melhores universidades e que ele ofende de não cumprirem suas obrigações

Anônimo disse...

Se os médicos brasileiros não querem trabalhar na "bocas brabas",ou seja, só querem boquinha, que deixes os médicos estrangeiros trabalhar.

É verdade que o proprio filho de Argolo se formou em Cuba? Se for verdade o elemento está jogando contra a casa.

Anônimo disse...

A que ponto o grupo RBS chegou, se rebaixou demais, ao apoiar a quadrilha do mensalão. Até o Paulo Santana entrou nessa.

Anônimo disse...

Talvez seja preciso esclarecer ao Sr. João Paulo, sem no entanto desmerecer as críticas que faz, de que a exigência que as entidades médicas fazem são legais e necessárias, pois qualquer pessoa que quizer exercer medicina no Brasil precisa ter o registro no CREMERS e para isto os estrangeiros necessitam de revalidar o seu diploma; O mesmo vale para Advogados, Engenheiros, Psicologos e outras categorias.
Sou a favor da vinda de médicos estrangeiros para trabalhar em locais onde os brasileiros não querem, mas não dispenso a exigência de se submeterem ao exame de revalidação do diploma.
Sem revalidar o diploma serão algo como enfermeiros e se for para isto então nomeiem-se enfermeiros e mande-se os mesmo para essas cidades desassistidas sem precisar importar nenhum médico.
A maioria desses locais não tem mesmo serviços de laboratório para auxiliar o médico em seus diagnósticos.
Serviços básicos de saúde até bons enfermeiros podem orientar, pois trata-se de medidas preventivas.
Já diagnosticar uma doença e seu tratamento só um médico.

Mordaz disse...

Além disso, Santana esqueceu completamente que os filhos do Argolo são brasileiros, e não cubanos. Nada tem uma coisa com outra. Pelo pensamento do Santana, o pai de um assassino deve ser a favor do homicídio para ser coerente. Só o Santana mesmo.

Mordaz disse...

" O que o Sr. Argolo quer, é uma voldas das guildas da idade média - uma espécie de corporação de ofícios que reunia os operários especializados, " o comentarista está completamente desinformado sobre o que é um sindicato. Nunca existiu sindicato na Idade Média, e os sindicatos defende todas as categorias garantidos pela constituição. Só em países comunistas trabalhadores não podem se organizar em sindicatos.

Anônimo disse...

O Institulo Lula, representado aqui por Carlos SGargi, DEVE ler melhor o texto em vez de DEFECAR a sala.

Diga ao LUla, Carlos Sgarbi, para mudar a lei, ou teremos aqui MÉDICOS com DIPLOMAS FALSOS.

DIPLOMA ATÉ PODE SER FACILMENTE TIRADO EM CUBA, mas não passarão no exame da ordem.

CARLOS SGARBI! NÃO QUEREMOS MORRER NAS MÃOS DE MÉDICOS MAL PREPARADOS, tanto os daqui quanto estes vindo de tua terra CUBANA.

Anônimo disse...


+++ Só acho que em questões como esta, deveriamos deixar ideologias de lado. Eu moro no interior, em Taquari, e posso afirmar que a situação é grave, de calamidade pública. Nenhum povo pode ficar à merce da tirania de alguns ( nem de militares, nem de religiosos, muito menos de médicos ).Aqui um médico recém-contratado, já ganha mais que o Prefeito ( vai sobrar para os professores que terão seus salários diminuidos ). Qualquer tentativa minina de uma reforma no sistema ( porque não usar-se, por exemplo, enfermeiros ou fisioterapeutas, os quais possuem uma qualificação quase tão ao nivel dos médicos, para atendimentos de entrada, que depois, havendo necessidade, direcionarão os pacientes a um médico especialista) encontra uma pronta reação da guilda medieval! Que venham médicos de qualquer país do mundo. Naturalmente, terão de ser qualificado. Só que, se for o Dr. Argolo a faze-lo, ninguém servirá e ele continuará seu - aí sim cabe um termo pesado - fascista dircurso corporativista!
Abraços
João Paulo / Taquari

Anônimo disse...

OLHA SÓ COMO O SGARBI FICOU NERVOSO !!!

ACHO QUE ALGUÉM AQUI QUERIA SER MÉDICO E NÃO CONSEGUIU PASSAR NO VESTIBULAR !!!

Anônimo disse...

Os médicos não querem perder os 4/5 empregos (emprego e não trabalho) que possuem, ou seja, fazem bico no setor público e atendem nas clinicas/hospitais particulares. Assim, sendo como vão trabalhar no interiorzão do Brasil?

ALMIR OLIVEIRA disse...

UMA RESPOSTA AO ENERGÚMENO QUE SE AUTO DENOMINA "CARLOS SGARBI":
PELO TEU LINGUAJAR, DÁ PARA SE TER UMA IDÉIA DE QUE ÉS UM PETRALHA. COMO PETRALHA, TENTAS ATINGIR A HONORABILIDADE E A CAPACIDADE DE DUAS FIGURAS RESPEITADÍSSIMAS, LÁ DO RIO GRANDE DO SUL: O DR ARGOLO, DIGNO PRESIDENTE DO SIMERS E O, TAMBÉM, DR, O CORAJOSO JORNALISTA POLÍBIO BRAGA, O QUAL, GENTE COMO TU, TÊM QUE BEIJAR OS PÉS DELE, TAL A DIFERENÇA DE FORMAÇÃO INTELECTUAL, SE DEPREENDE DO TEU LINGUAJAR DE BOTEQUIM. ALIÁS, MUITO SEMELHANTE AO CACHACEIRO DO SEU LÍDER ESPIRITUAL. VAI CATAR COQUINHO NO ENTORNO DO PALÁCIO DO PLANALTO, BUNDÃO...

Vava disse...

É MUITO FÁCIL...É SÓ PEGAR ESTA TURMA QUE SE FORMA PELAS UNIVERSIDADES FEDERAIS PUBLICAS E GRATUITAS E MANDAR PARA O INTERIOR POR NO MINIMO 4 ANOS (COM SALÁRIOS DE MERCADO)CASO O SUJEITO NÃO QUEIRA IR...QUE PAGUE 90% DO CURSO QUE ACABOU DE FAZER COM O NOSSO DINHEIRO...A PROPÓSITO, ESTES MÉDICOS QUE SE FORMAM PELAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS, COM TODA INFRA-ESTRUTURA DE 1ºMUNDO QUE RECEBEM, POSTERIORMENTE DEPOIS DE FORMADOS SÃO OS MAIS CAROS DO MERCADO, COM CONSULTORIOS SUNTUOSOS NO BAIRRO MOINHOS DE VENTO...E NÃO ACEITAM CONVENIOS MÉDICOS...QUANDO ACEITAM...DEMORAM 90 DIAS PARA AGENDAR UMA CONSULTA...OUTRO DETALHE...CUBA VAI MANDAR 6.000 MÉDICOS? E A POPULAÇÃO DELES COMO FICA? PELO QUE SEI, O GOVERNO CUBANO "ALUGA" O PASSE DESTES MÉDICOS, IGUAL JOGADOR DE FUTEBOL...UMA DAS FONTES DE RENDA DOS DEBILÓIDES CUBANOS QUE MANTÉM O POVO REFÉM DA SUA IDEOLOGIA COM FUZIS E METRALHADORAS RUSSAS!

Anônimo disse...

Realmente, as pessoas são muito ignorantes. Tu, que estás chamando os médicos de vagabundos e mercenários, não deve trabalhar metade das horas que um médico trabalha. Será que tu antederias recebendo R$8,00 por consulta? Será que trabalharia em locais em que não há exames, fios de sutura, leitos de UTI? Será que ficaria satisfeito de correr os riscos legais pela falta de leitos? Por que os médicos não podem exigir direitos trabalhistas? Sou formada por uma universidade particular, suei para pagar meu crédito educativo...então se os cubanos são tão bons, que façam a revalidação.
Esses alunos vão para cuba por indicações políticas de partidos esquerdistas e do MST. Vamos encher os rincões do Brasil com esses guerrilheiros e vamos esperar os resultados.
Os PETRALHAS querem colocar a culpa do caos da saúde nos médicos por que a saúde é o calcanhar de aquiles desse governo.
Saúde pobre para os pobres! enquanto isso a companheirada vai enchendo os bolsos.

Anônimo disse...

O Sgarbi é um recalcadao, queria ter um blog, queria ser médico, queria ser cubano, queria ser jornaleiro, queria...queria...queria mas não é nada, fica dando opinião recalcada em todos os assuntos do blog, arruma uma namorada ou vai trabalhar um pouco, para de defecar pelas teclas.

Anônimo disse...

Tentei postar um comentário, mas fui censurado pelo sr. Polibio Braga. É uma vergonha.

Anônimo disse...

Se a Classe médica quer ter umPLano de Carreira como o judiciário, terá que se comportar como tal, ou seja:
TRABALHAR EXCLUSIVAMENTE NO SERVIÇO PÚBLICO! ahahahhaha não acredito que abrirão mão de seus consultorios médicos!

Anônimo disse...

A população esta cansada de profissionais que recebem para trabalhar no SUS e simplesmente vão para os seus consultórios deixando doentes a sua espera (lembram dos dedos de silicone?). A população esta revoltada com os mercenários que vendo a suscetibilidade de uma família, com uma criança doente ou uma mãe a beira de dar a luz, da o prazo ao pai de duas horas para conseguir o dinheiro para fazer o parto (http://www.diariobahia.com.br/noticias/em-destaque/4697-medico-que-cobrou-parto-pelo-sus-devolve-dinheiro-a-familia.html). O que esta acontecendo com a medicina no nosso Pais ? Quando os médicos formados no Brasil terão também que fazer uma prova para poderem atuar (como o que ocorre com os advogados) ? Tenho certeza de que o dia que isso acontecer, todos ficarão estarrecidos com a quantidade de médicos que serão reprovados, haja visto a quantidade de erros cometidos em diagnósticos, medicação e procedimentos. Outra coisa, por favor, doutor é quem faz doutorado. Medico, é apenas um profissional graduado. Que péssimo habito que alguns profissionais possuem de se apoderar de um titulo que não fazem jus.

Anônimo disse...

Hoje fiquei sabendo por um amigo, de uma historia de uma medica de Niterói-RJ, que perguntou para a gestante com plano de saúde, para quando marcariam a cesariana. A paciente então respondeu que não queria parto cesário e sim normal. A medica então disse que queria mais 6 mil reais para parto normal... A gestante indignada trocou de obstetra. A gente fica se perguntando, o que esta acontecendo com os médicos no Brasil? O que se deve fazer é filmar e gravar essas conversas e divulgar para todo o Brasil conhecer a identidade desses inescrupulosos para que ninguém mais se aproxime deles. Além disso precisamos urgentemente pressionar o governo para que crie métodos severos de punição que leve a cassação de diplomas desses profissionais .

Anônimo disse...

Se o Santana está velho e caducando, então o que dizer do Políbio e deste energúmeno do Paulo A.Mendes. Certamente é resultado desta nossa medicina incipiente e virada em assunto de mercado e competição.Que venham o Cubanos que possuem uma formação sólida em medicina comunitária, 100% melhor do que a que aqui se formam os nosso médicos que não sabem ou nem querem saber o que é comunidade!
Édson Luiz Vargas da Silva

Marília Diefenthäler disse...

Veja bem... agora esse cretino defende que a médica que se recusou a atender uma criança, porque a mãe do bebê tem uma posição política da dela, está correta e pode até ter orgulho da sua atitude.
Ainda bem que a internet está aí para lembrarmos do histórico de certos fascistas. Um absurdo sem limites!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/