Tarso previa PIB 5% maior em 2012 com sua "Política Industrial". Resultado: 2012 fechou com menos 1,8%.

* Clipping Zero Hora.Título original: Em seu primeiro ano, programa Política Industrial do Piratini teve altos e baixos.

Na reportagem a seguir, o jornal Zero Hora diz na sua edição de domingo que em seu primeiro ano, programa Política Industrial do Piratini teve altos e baixos. Tarso lançou diversificado conjunto de iniciativas para elevar a produção no Rio Grande do Sul, mas o que conseguiu foi uma espetacular queda do PIB, que chegou a cair 1,8% em 2014, quando a ação do governo faria a economia crescer 5%. Um fracasso oceânico. A reportagem é até benigna na análise daquilo que Tarso e o jornal chamam benignamente de "Política Industrial", na verdade um amontoado desarticulado de ações, cujo principal defeito é não guardar qualquer simetria com o que acontece no RS, no Brasil e no mundo - e cujo suporte material chega a ser ridiculamente pobre. O Piratini sequer discute a necessária mudança de paradigma da economia gaúcha, ainda atrasadamente dependente do que acontece no campo. 

No final de março de 2012, o governador lançou as bases de seu projeto para a indústria gaúcha
Carlos Rollsing
carlos.rollsing@zerohora.com.br

Lançado há um ano pelo governo Tarso com o objetivo de fomentar o crescimento de 5% do PIB em 2012, o programa Política Industrial falhou na perseguição deste desafio. Por força da seca, a economia gaúcha registrou queda de 1,8%.

No entanto, especialistas avaliam como positiva a jovem experiência promovida pelo Piratini, calcada em benefícios fiscais agressivos e na dobradinha financeira liderada por Badesul e BRDE. Juntos, liberaram R$ 1,7 bilhão para obras de prefeituras e investimentos privados.

Há consenso no mercado de que o governo cometeu um equívoco ao vincular o eventual crescimento do PIB ao desempenho do programa, que precisará de pelo menos cinco anos para se consolidar. É por esse motivo que lideranças empresariais como o presidente da Fiergs, Heitor José Müller, defendem a transformação do atual modelo em instrumento de Estado, resistente à troca de governos.

O principal pilar da Política Industrial é o eixo setorial, que propôs ações para alavancar 22 nichos da economia.

CLIQUE AQUI para ler tudo. É esclarecedor.

Ilustração - A ilustração da nota está disponibilizada na Internet, no Google.

7 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Esse governinho do Tarso esta afundando o RS.

A segurança e educação são de 5o. Mundo!!

JulioK

Luiz Vargas disse...

O peremPTório embu$teiro falará na FEDERASUL quarta-feira, dia 20, sobre "Desenvolvimento econômico e federação" e abordará temas como finanças públicas, polos de pedágio e infraestrutura.
Faria melhor se falasse sobre como utilizar a máquina publica e instituições de estado, aparelhadas e ParTidarizadas, para manchar reputações atirando ao vento calúnias milimetricamente e ardilosamente tramadas, imputando a seus adversários políticos atos corruptos,tramóias e maracutaias falaciosas, que através de divulgação sensacionalista e diuturna em uma imprensa sabuja (RB$/ZH) viram vereditos de condenação sumária, sem direito a prévia defesa.
Diga que os outros fazem aquilo que vc faz, impute aos outros aquilo que vc é.
Este pigmeu em honra, caráter e princípios éticos e morais utiliza direitinho as aulas ensinadas por seus ídolos Stálin e Lênin.
Para este embu$te falar em finanças, não poderá deixar de fora como melhorou a situação financeira de sua ba$e aliada alugada e da amestrada e pachorrenta cumpanherada Para$iTa PeTralha, que mama indolente em berço esplêndido vitaminadas CC's estaduais.
Quanto a infraestrutura, o que será que este embu$teiro entende de infraestrutura se sua existência se baseia em falácias e factóides e nada de útil e de concreto se aproveita?

Aquiles disse...

MAIS UM FRACASSO PARA A BIOGRAFIA DE ATRASO GENRO.

Biriva do Cerro do Tigre disse...

Agora vem o atraso genro pedir na televisão para filiarem-se no PT, mas com essa imensa manada de bovinos de bombachas não precisam, porque todos esses ruminantes são farinhas da mesma mandioca e adoram serem enganados pelos petralhas. Parabéns aos argentinos do brasil e morando no Maranhão do Sul.

Anônimo disse...

Há necessidade urgente de se exigir indenização dos petistas votantes. Escolheram ISSO e agora o RS está fadado a perder-se no tempo, em dívidas e desenvolvimento econômico. É revoltante ver os encefálicos defendendo um sistema ultrapassado e medíocre.

Anônimo disse...

Atraso Genro. Preciso dizer mais?

Anônimo disse...

causo meu espanto essa noticia, do ex-marido da petralha, são todos um bando de terroristas, tem que colocar num avião e sobrevoar o oceano atlântico e mandar todos pularem sem paraquedas, pelo menos não teremos mais terroristas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/