José Goldenberg denuncia: "Governo atual perdeu uma oportunidade história única no caso do etanol"

* Clipping Estadão, by José Goldemberg
Título original - Uma oportunidade história perdida

A História está cheia de exemplos de que uma escolha errada tem consequências funestas e uma escolha certa produz milagres. O grande desafio é fazer as escolhas certas - e o próprio conceito de "governar" significa escolher entre as opções disponíveis.

O governo brasileiro, em pleno regime militar, fez em 1975 uma escolha de grande sucesso, que foi lançar o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), o único combustível, existente até hoje, capaz de substituir a gasolina em grandes quantidades, com as características que todos desejam: ser economicamente competitivo e renovável, isto é, sem os problemas que caracterizam os combustíveis fósseis.

O programa sofreu muitos tropeços ao longo dos últimos 35 anos, mas sobreviveu. E chegou a substituir 50% da gasolina que seria consumida no País se ele não existisse.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

2 comentários:

Joao Coragem disse...

Trata-se de um brasileiro brilhante com profunda contribuição ao desenvolvimento do Pais, mas que ainda não teve o justo reconhecimento de seus conterrâneos - Prof Goldemberg e' gaúcho.

Ao invés de exportarmos tantos cérebros do RS para SP, assim como o Jose Goldemberg, e que fazem uma falta enorme no Rio Grande Velho, deveríamos exportar sim os Collares, Olivios, Tarsos e afins. O difícil sera alguém quere-los...só aqui mesmo pra este bando de incompetentes se criar.

Anônimo disse...

O Goldember disse tudo. Eu acrescento que no caso da energia nuclear foi outro erro. Seriam as Angras os Nobreak do Brasil mas a sacanagem e a trairagem deixou o Brasil na rabeira.
Joel Robinson

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/