Senador denuncia: "O Sistema S (Sebrae, Senai, Senac, Senar) é uma caixa preta"

O senador Ataídes de Oliveira (PSDB-TO) acusou o Sistema S (Sesc, Senac, Senai, Sesi, Senar, Sebrae...) de não ter transparência o suficiente. Oliveira chegou a publicar um livro, intitulado de “A caixa preta do Sistema S”, para divulgar os resultados de auditoria realizada a seu pedido pelos órgãos de fiscalização. Para ele, o sistema comete pelo menos dois crimes: falta de publicidade e arrecadação direta de empresários, sem passar pela Receita Federal. O senador destacou que, só o Sesi e o Senai, arrecadaram em 2012 R$ 1,3 bilhão e R$ 1,7 bilhão, respectivamente . Porém, o valor não foi informado a Receita Federal. “Não restou dúvida de que o chamado Sistema S é uma verdadeira caixa preta, que não respeita em nada o artigo 37 da Constituição Federal, que trata dos princípios básicos da coisa pública: impessoalidade, moralidade, eficiência, publicidade e legalidade. Nada disso vem sendo cumprido pelos entes ligados ao sistema S”, denunciou."

* Clipping coluna Claudio Humberto.

3 comentários:

Surfista Prateado disse...

Descobriram a América. Qual a novidade, estes entulhos paraestatais são sempre um lixo que só serve para absorver dinheiro que ficaria melhor se ficasse no bolso do contribuinte.

Anônimo disse...

olha eu sou INSTRUTOR do SENAI. Aqui em MACEIÓ-Al e uma vergonha. As irregularidades, primeiro não tem ferramentas pra os alunos. e as que tem são das piores qualidade, para o curso, não tem material. Para as praticas suficientes. isso nos curso de construção-civil. Agente perceber que eles não aceitar a realidade nós INSTRUTORES, que passa correto as informações mais não lhe e dado condições. tudo isso no curso do programa planatec. onde a gente saber que as verbas são suficiente. Para acontecer o melhor... tá merecendo uma fiscalização urgente e outra coisa, tudo aquilo que estar no papeis de solicitações de compra e só fachadas, pois já fui obrigado terminar um curso de pedreiro de (160:hs), com (04)bloco cerâmicos, outra coisa grave e que nós INSTRUTORES não estamos recebendo nenhuma capacitação,(PROFISSIONAL) e quando há não é para todos,(SIM) para os líder de área que vão desfrutam do conhecimento quando chegam não tem capacidade de administra o que aprendeu, agente pergunta isso é justo. o negocio ta um absurdo... fora isso o dinheiro que é para nós de ajuda de custo. Por direito eles não estão repassando... que é de ajuda de custo. (COMO HOJE E DIA DO TRABALHADOR ESPERO QUE ISSO SEJA VISTO DE MANEIRA ÉTICA E PROFISSIONAL POIS SOMOS CIDADÃOS E PRECISAMOS DE NOSSOS DIREITOS ESPERO QUE NÃO SÓ SEJA VISTOS MAS TAMBÉM RESOLVIDO) DESEJAMOS QUE NÃO SEJA NAS JUSTIÇAS QUANDO SOMOS MANDADOS EMBORA E SIM NA ATUALIDADE.)

Anônimo disse...

1- olá boa dia, gostaria de comunicar ao senhores responsável pelo sistema ( S ) de preferencia uma fiscalização no SENAI- ALAGOAS, vejam se isso e correto! instrutores da área da construção civil dando aula, sem receber nenhum tipo de treinamento ou capacitação, para administrar curso dentro do presídio sem nenhuma segurança, pois ficam junto aos presos trancados, sem nenhuma segurança de vida....? ( A PERGUNTAR É ) para vossas autoridades em caso de uma rebelião lá dentro do presídio como ficará a vida do Docente. que estar ensinado sendo que há muitas ferramentas, em suas volta será que vai precisa morrer um cidadão bem para sair na mídia, e depois tomarem as providencias.

2- próximo passo é já houver problemas com docente, onde foi até desrespeitado na sua conduta de ensino como profissional. por algumas pessoas de dentro do sistema penitenciário, por queriam que ele usassem de impor conduta nós presidiário... e nós não vamos lá para impor, mas sim para ensinar um curso de qualificação profissional. ( MINHA PERGUNTA É) ? pra os senhores que entende de gestão de ensino ta correto! fomos treinados, capacitados, em alguma situação para da aula lá dentro .Nada,Nada,Nada...e se quiserem as provas que isso ta acontecendo agora atualmente façam um visitar de surpresa. no presidio de MACEIÓ-AL ou peçam algum documento referente a essa situação na ( UNIDADE SENAI NB) que fica no bairro Taboleiro dos martins.

3 - Gostaria de saber diante do estatuto de ensino se e correto isso! uma unidade como SENAI não ter uma sala para professores, onde possam ser reunir, estudarem, pesquisarem, fazer suas atividades, e também guardarem seus materiais, de ensino, seus equipamento de ensino. SENAI-NB MACEIÓ -AL

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/