Artigo, Augusto Nunes -Nocauteada pelo Plano Real, a inflação avisou de novo que está querendo acordar

Milhões de brasileiros sensatos estão compreensivelmente inquietos com o monstro adormecido há mais de 18 anos (Imagem: Gunilla Riddare)

Nocauteado pelo Plano Real em 1995, o dragão que atormentou o Brasil por quase meio século voltou a entreabrir os olhos neste janeiro: o índice de 0,86% é o maior dos últimos dez anos ─ e elevou para 6,15% a taxa anual. Os números seriam ainda mais perturbadores se os prefeitos Fernando Haddad e Eduardo Paes não tivessem adiado, a pedido de Dilma Rousseff, o aumento das tarifas do transporte coletivo em São Paulo e no Rio. Mas os governantes do Brasil Maravilha seguem contemplando o horizonte com a expressão beatífica de um Gilberto Carvalho quando vê Lula a menos de cinco metros de diostância. A coisa vai bem demais, recitam as flores da inépcia. Se melhorar, estraga.

Na quinta-feira, Dilma Rousseff mandou a inflação passear para encontrar-se a sós com o senador amazonense Alfredo Nascimento. Demitido do Ministério dos Transportes depois de pilhado pela imprensa em cenas de corrupção explícita, Nascimento apareceu no Planalto caprichando na pose de presidente do PR. Na sexta-feira foi a vez de Carlos Lupi, apeado do Ministério do Trabalho também por ter aterrissado ruidosamente no noticiário político-policial. No papel de comandante do PDT, Lupi enfim reviu a chefe que lhe inspirou espalhafatosas declarações de amor.“A presidenta quis trocar ideias com nossos aliados”, fantasiou Gilberto Carvalho. Quem passou a vida trocando favores não tem ideias para trocar. Nas duas audiências, só se tratou do contrato de aluguel que deverá garantir o apoio do PR e do PDT à candidatura de Dilma a um segundo mandato. A trinca não perdeu tempo com assuntos desagradáveis ─ as razões do despejo da dupla, por exemplo. Ninguém infiltrou na pauta temas incômodos ─ a inflação de janeiro, por exemplo. Dilma, Nascimento e Lupi examinaram exclusivamente questões ligadas à eleição de 2014. O passado e o presente ficaram fora da pauta que só tratou do futuro.

No lugar da presidente ocupada com dois casos de polícia, irrompeu no picadeiro o inevitável Guido Mantega. O que tinha a dizer sobre o índice divulgado pelo IBGE? “A projeção é de que janeiro foi o pico”, reincidiu a usina de vigarices. Depois de atravessar 2012 enxergando um pibão até ser atropelado pelo pibinho, depois de recorrer a trapaças de envergonhar qualquer 171 para esconder crateras nas contas públicas, Mantega recomeçou a sequência de previsões cretinas. A tapeação não pode parar.“Eu não tenho projeção até dezembro, mas nos próximos meses a inflação vai para baixo”, mentiu outra vez. Até o aprendiz de ilusionista disfarçado de ministro da Fazenda sabe que a taxa de janeiro seria mais alarmante se o o preço da gasolina subisse no começo do ano, como queria Graça Foster, presidente da Petrobras. O próximo índice já refletirá os efeitos desse aumento.

Ainda no primeiro semestre, queiram ou não os prefeitos companheiros, paulistanos e cariocas estarão pagando mais caro para embarcar em ônibus, trens urbanos e metrôs. O crescimento da demanda (estimulado pelo governo) e a redução da oferta (decorrente da retração da atividade industrial) ameaçam reprisar a parceria historicamente perversa. E a curva ascendente dos preços dos alimentos começa a causar estragos sobretudo nos bolsos da classe média (velha ou nova).Como registra o comentário de 1 minuto para o site de VEJA, milhões de brasileiros sensatos estão compreensivelmente inquietos com os sinais emitidos pelo monstro adormecido há mais de 18 anos. Os encarregados de impedir que desperte não perdem o sono por tão pouco. Dilma e Mantega estão brincando com o perigo. Podem acabar engolidos pelo bicho que acordaram.

6 comentários:

Anônimo disse...

O FHC pegou o país quebrado, recuperou e entregou aos PeTralhas, agora é a hora deles mostrarem que são competentes alem de roubarem.
Eduardo Menezes

Surfista Prateado disse...

O PT dirá, com a maior cara-dura, que já tinha avisado há 18 anos atrás que o Plano Real era uma "farsa". Malditos petralhas.

Aquiles disse...

QUEM FREQUENTA O MERCADO JÁ SENTE OS EFEITOS DA INFLAÇÃO HÁ MUITOS MESES, BEM ANTES DA MÍDIA COMEÇAR A TOCAR NESTA TECLA.

OS COMUNISTAS ESQUERDOPATAS CONSEGUIRAM O RETORNO DA INFLAÇÃO.

PARABÉNS, ASNOS !!!!!!!!

Anônimo disse...

Alerta aos eelementos sanguinolentos seguidores do jornaleiro, digo, editor FHC entrou o governo com inflação alta, devendo ao FMI, juros altos e com a popularidade em baixa. Sem contar com os escandalos que estouraram (tipo o filho que ele não teve, reconheceu e pagou pensão até os 20 anos, depois fez DNA e deu negativo - filho de uma jornalista da Globo - devidamente escondida) e vão estourar.

Anônimo disse...

Assim como FHC recuperou o país, Yeda recuperou o Rio Grande do Sul; daí vieram os petralhas é....fizeram muitas c*g*d*s e estão levando o país e o Estado à falência; sem falar nas empresas públicas e o BNDES, onde a Petrobrás é um exemplo de péssima administração feita pelo atual secretário da Bahia. A Bahia que se cuide, pois não está em boas mãos.

Anônimo disse...

O MUNDO NAS MÃOS DOS PETRALHAS DERRETE

NOS ESTADOS UNIDOS OS POLÍTICOS DE VIES DE ESQUERDA COMEÇARAM COM A HISTÓRIA DAS HIPOTECAS FAJUTAS ,DANDO RECURSOS PARA A CUMPANHEIRADA DE LÁ;ALGUNS ANOS DEPOIS ESTOUROU E REFLETIU NO MUNDO.

NA EUROPA, VEJAM QUANTOS DE ESQUERDA PASSARAM PELOS GOVERNOS DE PAÍSES IMPORTANTES E HOJE,TIRANTE A ALEMANHA REPETEM O RESULTADO DO SISTEMA PETRALHA DE DISTRIBUIR DINHEIRO PARA A CUMPANHEIRADA, DEBAIXO DOS PANOS;PAÍSES FORAM FALIDOS PELA INCOMPETÊNCIA, FALTA DE HONESTIDADE,ETICA,ATRIBUTOS PECULIARES DOS PETRALHAS DE LÁ E CÁ.BOTARAM A CULPA NO CAPITALISMO.NADA MAIS FALSO.

A CONTABILIDADE CRIATIVA APLICADA PELA FALSA DOUTORA DILMA E SEUS COMPARSAS, GARANTEM PROBLEMAS GRAVÍSSIMOS QUE REQUEREM COMPETÊNCIA E HONESTIDADE, ATRIBUTOS QUE OS PETRALHAS NÃO TEM.

OS MAIS ATENTOS ESTÃO COMPRANDO CARROS SEM IPI,FINANCIADOS A JURO PEQUENO,PREÇO FIXO;ASSIM QUE A INFLAÇÃO FOR AUMENTANDO ESTARÃO LUCRANDO BASTANTE,SE ALAVANCANDO AS CUSTAS DO GOVERNO.OS OUTROS ESTÃO PAGANDO.

O DRAGÃO INFLAÇÃO ENTRA NO SALÃO.



https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/