Obras de mobilidade urbana para a Copa estão travadas

* Clipping www.veja.com.br

Levantamento da ONG Contas Abertas mostra que, dos R$ 2,8 bi disponíveis em 2012, só R$ 271 mi foram utilizados. Resultado: as obras não saíram do lugar

No ano em que o Brasil sediará a Copa das Confederações – e a um ano e meio da Copa do Mundo – o país segue sem sanar um dos grandes entraves para a realização de grandes eventos: os problemas de infraestrutura. Levantamento divulgado nesta quinta-feira pela ONG Contas Abertas mostra que as obras de mobilidade urbana e de expansão dos sistemas de transportes públicos, essenciais para a realização da Copa de 2014 e também da Olimpíada de 2016, não saíram do lugar.

O programa “Mobilidade Urbana e Trânsito”, coordenado pelo Ministério das Cidades, tem o objetivo de requalificar, implantar e expandir sistemas de transportes públicos coletivos. Em 2012, contudo, o governo desembolsou apenas 271 milhões de reais com a rubrica – menos de 10% do total de 2,8 bilhões de reais previstos no Orçamento. O baixo valor empenhado também chama atenção. Do total previsto, apenas 46,6% - o equivalente a 1,3 bilhão de reais – foram reservados em orçamento para uso posterior. Ou seja, 1,5 bilhão de reais não terão sequer a possibilidade de serem utilizados como restos a pagar nos próximos anos. O Contas Abertas ressalta que o orçamento de 2012 ainda não foi definitivamente encerrado no Sistema de Administração Financeira do Ministério da Fazenda (Siafi) e, portanto, podem ocorrer pequenas alterações.

No ano passado, 46% dos recursos autorizados para o programa foram destinados a projetos de priorização do transporte público em cidades de médio e grande porte. Apesar do alto valor autorizado (1,28 bilhão de reais), apenas 1,6 milhão de reais foram efetivamente gasto.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/