Produção estagnada há três anos leva Petrobrás a criar plano de emergência

* Clipping Estadão, domingo, em reportagem de Sergio Torres e Sabrina Valle

RIO - A produção nacional de petróleo está estagnada há três anos e desde 2003 a Petrobrás fracassa em atingir as suas metas de extração de petróleo e gás. A origem do problema está na queda de eficiência operacional da Bacia de Campos, a principal do País, responsável pela produção de até 85% do petróleo consumido internamente. O nível de eficiência na bacia caiu de 90% para 70% em três anos, de acordo com diagnóstico reservado da própria Petrobrás.

A constatação levou a nova direção da estatal a montar um plano emergencial na tentativa de recuperar os níveis perdidos. Além da queda de eficiência na capacidade de processamento e produção, grandes áreas produtoras da Bacia de Campos, como o Campo de Marlim, passaram a produzir uma quantidade maior de água. É normal, na produção de petróleo, serem extraídos água, óleo e gás. Mas o ideal é uma proporção menor de água. Os técnicos da Petrobrás estão avaliando o que está ocorrendo em Campos.

A produção de petróleo na bacia, que se estende por cerca de 100 mil quilômetros quadrados, do litoral sul do Espírito Santo ao norte do Estado do Rio, estancou em 2009, quando atingiu 1,69 milhão de barris diários, contra 1,54 milhão no ano anterior. Desde então, esse recorde não foi superado.

A derrocada produtiva em Campos pode ser apontada como uma das causas da crise que atinge a Petrobrás.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Lula e Civita: a solidariedade no No Sirio, em tratamento, Lula soube que seu arquiinimigo, Roberto Civita, também estava internado, câncer na próstata, só que em situação bem mais grave. Assim que foi informado, decidiu visitá-lo, apesar da resistência de dona Marisa.

Desceram ao apartamento de Roberto Civita acompanhado do oncologista de Lula, Roberto Kalil. Civita se emocionou com a visita e pediu desculpas pelos ataques a Lula e ao filho. Lula lhe disse para não se emocionar muito para não atrapalhar o tratamento.

Kalil viu sinais de ironia no alerta de Lula. Quem o conhece, viu a solidariedade para com o próximo.

Justiniano disse...

Ué segundo o lulamolusco tinhamos atingido a autosuficência na produção de petróleo, algo tá errado neste relatório cara-pálida!!!
Cada crise no governo do lulamolusco vinha uma nova descoberta do pré-sal (tinha esquecido que privatizaram o pré-sal, que o governo dizia ser objetivo de Serra) e agora a sua santidade Dilma vai cobrar o que da Maria "caveirão" da Petrobrás???

Anônimo disse...

Dize-me com quem anda e dir-te-ei até onde irás! Esta alteração de versículos bíblicos diz bem o que ocorreu e ocorre na Petrobrás. Esta empresa nunca primou por elevada produtividade, porém se mantinha em níveis razoáveis até a época do mensalão. Dali em diante virou um centro de propaganda e papagaiada para literalmente enganar os eleitores e que se tivesse ocorrido tudo o que era dito , hoje estaríamos exportando mais de 1 milhão de barris/dia. Maldita realidade, papagaiada não produz nada, exceto mentiras e agora estamos pagando o preço da péssima gestão que tem tido esta outrora poderosa empresa, está encalacrada, endividada e sendo pessimamente gerida, tão mal que talvez seja a única grande empresa petrolífera mundial que mesmo tendo aumentado muitíssimo suas reservas de hidrocarbonetos, mesmo assim andou e anda bastante para trás e olhem que contratou muita gente e muito equipamento pesado e caro. Petistas e esquerdistas em geral são ótimos para fazer comissões, falar muito, propagandear mais ainda, porém tem péssimas características que trazem do berço, acham que só palavras fazem, mas palavras são muito menos do que ações positivas, empreendedorismo real e vontade de crescer. O crescimento das esquerdas é o mesmo que se vê em Cuba e na Coréia do Norte, podem morrer de fome e inanição mesmo morando sobre rios de petróleo e maciços de ouro. Esta realidade é função de que a ideologia supera neles em muito suas inteligências, culturas, empreendedorismo, vontade de crescer , bom senso e espírito democrático e de colaboração, cada um fazendo o que melhor sabe fazer. Temos hoje no Planalto açougueiros que acham que sabem fazer cirurgias cardíacas, esta é a pura e dura realidade.

Anônimo disse...

Para melhorar a produtividade e alcançar a auto-suficiencia só com a volta de Lula, Franklin Martins e Gabrielli. Os tres grandes mentirosos da era do PT na Petrobras.

Anônimo disse...

Pô anônimo das 15,26, gostei do que vc disse. Essa quadrilha do mensalão tá acabando com a petrobrás. Vai sobrar prô povão, mas esse povão merece o que poderá acontecer. Quem mandou não estudar...!!! só querem saber de festas e baladas...

Aquiles disse...

Esperavam o que, tendo como "conselheiros" da administração elementos como Alceu Collares?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/