Com inadimplência recorde, consumidor dá carro para quitar dívida

- A reportagem a seguir é de Fernanda Nakagawa e foi publicada no jornal O Estado de S. Paulo deste domingo.

Devedores brasileiros tentam vender o veículo, mas, como o carro deprecia rápido e há grande oferta, o valor conseguido na venda não é suficiente para quitar a dívida.
Para resolver o problema, muitos consumidores têm tentado uma solução caseira: repassar o automóvel e a dívida a outra pessoa. Às vezes, no desespero, até de graça.

. Em janeiro, o paulistano Felipe Di Luccio percebeu que as contas não fechavam. A faculdade, a parcela do apartamento recém-comprado e o financiamento do carro consumiam boa parte do salário.

. Para sair do vermelho, decidiu vender o Celta comprado sete meses antes em 60 parcelas. "Mas não dava. Receberia R$ 20 mil, insuficiente para quitar a dívida de R$ 23,5 mil no banco. Então, decidi repassar a dívida."

. O plano do estudante de arquitetura era simples. Como a venda do carro não bastava para liquidar a dívida, queria se livrar do financiamento com a entrega do carro para outra pessoa. "Vai o carro, vai a dívida", resume. Não há números oficiais, mas financeiras e lojas de automóveis reconhecem que a iniciativa de Luccio tem se repetido cada vez mais no País.

. Após a exuberância do crédito fácil e abundante dos últimos anos, clientes com dificuldade financeira se desesperam ao perceber que não basta vender o carro para quitar o empréstimo. Os que mais sofrem são aqueles que optaram pelo financiamento de 100% do veículo, exatamente como Luccio.

CLIQUE AQUI pra ler tudo.

20 comentários:

Mordaz disse...

Caiu no conto de Lula e Dilma. Muita gente deu o passo maior que a perna...

Anônimo disse...

Bem feito para esses consumidores incautos que acreditaram no crédito fácil e abundante ... foi a droga que o governinho petista lhes ofereceu para ganhar as eleições de 2010 !

Anônimo disse...

Este efeito é apenas uma pequena parcela do processo Lula sobre o futuro da economia brasileira. Enquanto "presidenta" tomou medidas que apenas serviram como "laranja de mostra" e que camuflaram o que ele nem conseguiria prever que poderia ocorrer adiante.Isto é efeito da politicagem, demagogia barata, ignorância explícita e muita, mas muita má fé para conseguir o poder.Este é o país dos mensaleiros, tanto dos corruPTos quanto dos corruPTores. 9Dedos não passa de um Sarney da esquerda.

Anônimo disse...

Será que este é um dos 77% que acreditam em Papai Noel?

Anônimo disse...

Mas ninguem avisou a eles que somos a sexta economia mundial? Já passamos a Inglaterra.

Anônimo disse...

Pois, pois, financiaram a compra do carro em até 80 vezes.
Esqueceram que tem IPVA, revisoes, troca de oleo, seguro, multas, depreciaçâo, etc....e so tinham dinheiro pra prestacao...o Banco Votorantim (BV) "especialista" em financiamento de carro, empurraram para o Banco do Brasil, pra se livrar deste pepino, que mais cedo ou mais tarde vinha.
Estamos evidenciando a Bolha, o Sub prime veicular...tudo gracas aos Brasileiros ANTAS.
Votem no PT e vão se F....

Roberto Matta disse...

Ai esta o resultado do voto no PT, gente entrando pelo cano e deixando financeiras e bancos mais e mais ricos...
Bem feito, continuem votando no PT e irão quebrar o pais e entrega-lo aos bancos.

Anônimo disse...

Estão colocando como regra uma EXCEÇÃO. Qualquer pessoa pode, por motivo ou outro se apertar e deixar de pagar suas dçividas, inclusive empresários. O sonho da elite cheirosa é que todos os pobres que compraram carro fianciado não possam pagar para que ELA ELITE possa andar sozinha nas estradas, como andavam nos governos militares até o FHC. Não vão conseguir........

Anônimo disse...

comprem, comprem, comprem que o Lula garante!

mandem a conta la pro Sirio Libanes, pois o homem parece estar com dinheiro, não sai mais desse hospital caríssimo...

pro brasileiro se enforcar basta dar um pouco de corda...ehehe

ainda faz o laço e coloca em volta do pescoço todo feliz...

Fernandez disse...

E quando a gente fala em bolha eles ficam irritados.
-Que bolha?! Não há bolha!!
E ainda nos chamam de pessimistas e agourentos.
Economia pouco saudável dá nisso.
E vem mais por aí.

Anônimo disse...

Temos um dos mais baixos índices de poupança no mundo, que deveria ser estimulada. Os gênios pregam que o povo compre sem parar, bem, agora a conta está chegando.

Anônimo disse...

Falaram em Elite, bem coisa de Petista recalcado e sem noção !!!

Anônimo disse...

O Brasil é o país da garagem com carro novo e no jantar pão com ovo.

Anônimo disse...

O representante da "elite" SOCIALISTA as 12:06 tem razão em parte, ao mencionar o tempo que se andava nas estradas até FHC. Eram bons tempos, ao contrário dos MAUS TEMPOS inagurados pelos SOCIALISTAS a partir de FHC.

O termo elite também empregado é correto para uma CLASSE TRABALHADORA e pagadora de impostos que existia. Hoje, A NOVA ELITRE é tomadora de BOSA FAMILIA e SEGURO DESEMPREGO para usufruir das estradas que restam.

Anônimo disse...

Tivemos nos EUA a crise do "sub prime". Aqui a crise do "sub prime" brasileiro vai se chamar sub prime PACHECO ( PA-CHE-CO ).Lindos carrões "zero bala", financiados a perder de vista, quando o Banco fizer a busca e apreesão vão se tornar PAssats, CHEvettes e COrceís.

Anônimo disse...

Nos EEUU a crise habitacional e que gerou uma BOLHA + a crise de confiança foi muito, mas muito parecida !

Por enquanto, o problema chegou apenas na "garagem".

Esses bancos não vão ter nem onde "guardar" todos esses carros retomados.

Anônimo disse...

Estes "eleitores" acham que crescimento de economia mede-se por consumo de automovel com juros abusivos e 60 meses para tentar pagar . Sabe o que é cumpanheiro as "zelite" sabem fazer contas e nos governos militares e FHC os bancos não estiveram tão bem como nestes governos pseudo esquerdistas ..............

Anônimo disse...

No caso dos EUA, empresas como a GM e Bancos mentiram o faturamento para maior. Tanto que parte das ações da GM foram adquiridas pelo Governo, ou seja, o governo teve que interferir na economia INJETANDO $ em empresas e Bancos para que não quebrassem. No caso do BR não é o governo que diz que a economia vai bem são os investidores. Tanto que o BR,a China (BRICS) passaram ilesos pela crise mundial de 2008 e os EUA não. Alguns paízes da Zona do EURO até hj andam cambaleando. Obviamente que ainda presisamos melhoras, por ex, no IDH, mas quer queiram, quer não queiram somos a sexta economia do Mundo.

Anônimo disse...

O governo FEDERAL e Estadual, através dos Bancos oficiais baixaram os juros. Falta os Bancos privados baixarem, pois ainda não se coçaram. CADE A ELITE CHEIROSA para criticar esses Bancos. Há esqueci..... Eles são os donos e socios de tais bancos. Ou eles eram antigos ex CCs e perderam sua boquinha no governo Yeda e Fogaça....Preferem morrer de fome que admitir que o PT fez o correto. Ou será que o PT fez errado baixar os juros....A tá vão dizer que baixou pouco.......CONTENTAR ESSA GENTE É BRABO

Anônimo disse...

Os assalariados acima PTRALHAS, 17:03 e 1855, vem fazer aqui campanha politica ou discutir economia:
a) Estabilidade da economia foi conquistada por FHC e sua equipe;
b) A politicalha corrupta do PT faz mal ao País;
c) Juros ainda são os mais altos do mundo e voltarão a subir senão acaba a poupança;
d) Sexta economia pelo tamanho da riqueza no solo, não pela população, como dizes o IDH.

Esgotofera irá lhes receber melhor, lá é lugar de fedorentos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/