O mundo ficou 3% mais pobre nesta quinta. Nova crise global vem a cavalo.

Nesta quinta-feira de manhã, 10h19min, o ex-secretário gaúcho da Fazenda, atualmente um dos diretores do J.P. Morgan no Brasil, Aod Cunha, postou a seguinte mensagem no iPhone do editor:
- Infelizmente, ano passado, quando desenhei este cenário que ocorre neste momento, muita gente não acreditou no que iria acontecer.

. No ano passado, ao final de um trabalho feito para o Banco Mundial na África, o economista gaúcho produziu avaliações desanimadoras sobre o futuro estado da economia na Europa e nos Estados Unidos, com desdobramentos funestos para o restante do mundo.

. No dia 13 de julho, 16h34m, também pelo iPhone, respondendo a uma questão colocada pelo editor, Aod Cunha escreveu:
- Apesar de tudo que analiso e outros economistas também analisam, sobre o futuro, no longo prazo, a única coisa que sabemos com certeza é que estaremos mortos.

. É nova crise global a vista (leia análise a seguir).

. Nesta quinta-feira, as Bolsas de todo mundo "derreteram", de acordo com expressão certeira do ministro da Fazenda, Guido Mantega. isto inclui o Brasil. A Bolsa fechou em queda livre de 5%, mas o pregão teve momentos muito piores.

. Além da Bolsa, caíram os preços de tudo ao redor do mundo: petróleo (queda invulgar de US$ 5,07 num só dia), ouro (1642. 2,6%), sem contar quedas também das commodities agrícolas, com ênfase para o complexo soja.

. Foi uma jornada de louca volatilidade (grandes, bruscos e inesperados, movimentos, na definição de Antonio Sartori, da Brasoja).

. Os problemas atuais do mercado financeiro mundial, com desdobramentos pesados para a economia, decorrem basicamente:
1) EUA, tendo saído mal da crise da dívida e ameaçando recessão para 2012.
2) Europa, com a situação agravada em função da má performance da Itália e da Espanha, sobretudo da
Espanha, depois dos desastres da Grécia e de Portugal. E já se fala na Alemanha.

. Um importantíssimo CEO global com o qual o editor falou nesta quinta a tardinha, avisou:
- Hoje, o mundo ficou 3% mais pobre.

. Vem mais pela frente.
 
- Os investidores não souberam o que fazer nesta quinta-feira. 

8 comentários:

Anônimo disse...

É o capitalismo lomba abaixo, e sem freios...

Luiz disse...

Os Estados Unidos e a União Européia estão literalmente quebrados.
despejaram trilhões em guerras desnecessárias, matando milhares de inocentes, enquanto países do BRIC deslancharam.
Mas adivinhem quem vai pagar esta conta?
A parte dos agricultortes, já será "descontada" nas proxima safra com a redução dos preços das comodites

Anônimo disse...

A solução está nas mãos dos chineses, comprar com os dólares de suas reservas estes papés.

Fernando disse...

Políbio, gosto do teu blog, acesso ele pelo menos 3x por dia. Concordo em vários aspectos, discordo em outros. Mas se tu me permite vou te fazer uma crítica. Tu tem o hábito do "iPhone", gosto do aparelho, apesar de não usar por não ter uma boa relação com touch screen, por isso, uso Blackberry. Só acho que tu fala em iPhone de uma forma um pouco exibicionista, um talvez pedante. Que tal "recebi a mensagem pelo celular"? Ou "conversei pelo celular"? Ou "smartphone"? Faço esta crítica respeitosamente, sem nenhuma forma de desrespeito.

ÁGUIA disse...

AOS IDIOTAS COMUNO-SOCIALISTAS

TANTO NO FINADO MUNDO COMUNISTA COMO NO RESTO DO MUNDO O QUE SEMPRE FUNCIONOU FOI O CAPITALISMO.

NO MUNDO COMUNISTA DOS IDIOTAS, O CAPITALISMO ERA DE ESTADO, O CAPITAL E OS MEIOS DE PRODUÇÃO ESTAVAM NAS MÃOS DO ESTADO, O INDIVÍDUO NADA POSSUÍA.

ESTE MUNDO COMUNISTA E OU SOCIALISTA, TENTOU INVENTAR A RODA QUADRADA, MAS NÃO ENCONTROU,OS IRMÃOS CASTRO AINDA ESTÃO TENTANDO ENCONTRAR,EM COMPANHIA DE CHAVES E OUTROS COITADOS.

É BOM TORCER QUE O QUANTO ANTES O MUNDO VOLTE A FUNCIONAR, SANAR AS SACANAGENS E SABOTAGENS, PORQUE AINDA NÃO INVENTARAM NADA MELHOR QUE O CAPITALISMO PRIVADO, ONDE O INDIVÍDUO PODE TER CHANCE E OPORTUNIDADES DE SE EXPRESSAR,TRABALHAR E VIVER DIGNAMENTE.

NO FINADO MUNDO COMUNISTA DOS SONHOS DOS IDIOTAS LATINO AMERICANOS,SÓ A NOMENKLATURA VIVIA BEM.

PS .:SE COMPARAR QUEM MATOU MAIS INOCENTES, SOMEM AS MORTES QUE OS COMUNAS FIZERAM,LENIN ET CATERVA, GANHAM "DE VÁRIOS MILHÕES DE CORPOS"

Mordaz disse...

Não é o capitalismo lomba abaixo, é a irresponsabilidade de gastos governamentais. Governos retiram altas somas da iniciativa capitalista privada e colocam no buraco de onde não saem mais. Esta que é a verdade. Exemplo claro o Governo do PT no RGS, já devendo as calças e não tendo como pagar a dívida com a União, se endivida ainda mais numa enorme gastança. Este que levou a Grécia, Portugal, Espanha e Itália no buraco. Dívidas estatais impagáveis que pulverizaram recursos na demagogia de idéias socialistas. Governos gastaram na ilusão de nunca terem que pagar.

Anônimo disse...

SÓ ESPECULAÇÃO FINANCEIRA DOS "MERCADOS", TUDO FABRICADO, MEIA DUZIA VÃO ENCHER OS BOLSOS POR CONTA DOS "APAVORADOS"

Anônimo disse...

como diria o Cebolinha: eh so uma malolinha...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/