Abra o olho: a crise na Grécia pode desembocar em nova crise global e atingir o Brasil

O jornalista Gilberto Simões Pires, que é também economista e editor do blog Ponto Crítico (www.pontocrítico.com) está na Europa desde domingo e nesta quinta-feira mostrou-se alarmado com o clima de pré-pânico que percebe ali.
. O jornalista parece bastante contaminado pela situação de insolvência de Portugal, de onde escreveu. A situação de Portugal só é melhor do que a situação da Grécia, cuja crise econômica já desbordou para os protestos de ruas.
. Desde o ano passado, o editor vem alertando para o instável cenário econômico europeu, causado por terríveis problemas enfrentados pelos governos de Grécia, Portugal e Espanha, pela ordem. No link, é resgatada análise feita pelo ex-secretário gaúcho da Fazenda, Aod Cunha, a pedido do editor.
. Nesta quinta-feira, o editor conversou longamente com o economista Alessandro, da Geral Investimentos, que considera que o risco de default é muito grande na Grécia e se isto acontecer, poderá ocorrer um efeito dominó, desencadeando nova crise financeira e econômica mundial, com efeitos nefastos também no Brasil.
. O jornalista Gilberto Simões Pires botou o dedo na ferida, ao comentar:
- O que faz essa grande cobra fumar de forma incessante é o vício. Vício que leva os governantes adeptos da ideologia socialista a aumentar gastos públicos de maneira irresponsável.
. O que agrava o cenário econômico - inclusive para o Brasil - são outros sinais igualmente preocupantes, como aqueles que embaraçam o brilho das economias dos Estados Unidos e da China.


- Estamos desembarcando nos idos de agosto, mês historicamente ligado a catástrofes de toda natureza

OPINIÃO DO LEITOR

A dívida americana está em torno de 104 mil dolares por habitante. é algo monumentalmente impagavel. Igor Vaz, Porto Alegre, RS (no Facebook).

9 comentários:

Mario Rangel disse...

Ah tá!

Agora a culpa é dos socialistas.

A Europa toda é capitalista meu caro. A Irlanda nunca foi socialista e faliu...

Foi o capitalismo que destinou bilões de Euros aos bancos falidos, estes também não eram "socialistas".

É um reducionismo culpar que sequer faz parte do sistema. O mudo das finanças está namão do capitalista e neo-liberais.

Anônimo disse...

ah, essa cultura hibérica...

"sereria" só coincidência, caro Polibio?

Anônimo disse...

aonde vocês acham que ira parar o pais com todas essas bolsas?

tudo quanto eh tipo de bolsa sai de um único lugar, o governo federal, que arrecada da unica fonte que tem, o pagador de impostos...

eh obvio que temos ai uma bolha gigantesca a estourar, e que, se estourar, peco que seja no colo dos petistas do governo...

o nobre deputado Tiririca andou inventando ai um projeto de mais uma bolsa, acho que para analfabeto, gente de circo, sei la...

a teta eh uma só minha gente, não da para a ninhada toda mamar nela não...

os socialistas quebraram Portugal, Espanha e a Inglaterra (não chegar a estar quebrada, mas esta bambeando bastante)...

ai o remédio amargo sobra para os direitoes "reacionários" que passam para o povo apalermado como os malvados da historia...

Anônimo disse...

Maria Rangel ! Vá para Cuba, lá o banqueiro faz e desfaz o dinheiro, tipico socialismo exemplar, vais gostar.

Anônimo disse...

E outro dia fui criticado aqui no site por um oligofrênico da direitalha, porque falei que a o Itália está na beira do abismo também. Semana passada em POA, o Ricardo Amorin confirmou que o país precisará de 850 bi de euros, a Espanha de 600, e assim por diante. Agora ressurge das cinzas o Simões Pires falando que a culpa é dos socialistas. Mas quem fez todo o movimento financeiro bancário que está jogando a Europa na vala foram os capitalistas, aliás, os mesmos de sempre, que agora estão tentando cobrar uma conta antes de perderem tudo.

Mariano da rep. de santa maria.

Anônimo disse...

mas só o profeta Giçberto Simões Pires para vir com esta que até os cuscos , já sabem,,,,,,,,,,,,,,,,,

Anônimo disse...

Quer dizer que quem dirigi estes paises são governantes capitalistas e não socialistas?
O fato é que até agora foram os socialistas que dirigiram esses países assim como aqui no Brasil nos últimos 16 anos. Depois do estrago eles vem botar a culpa no capitalismo. Só se for no capitalismo de Estado que nada mais é do que o socialismo disfarçado.
Aqui no Brasil a dívida interna não para de crescer e está chegando a um patamar de insustentabilidade. Porque será que os juros precisam ser tão elevados, senão para manter os recursos no tesouro; este só consegue rolar a dívida pagando juros altos e qualquer crise que apareça no mundo, quando atingir o Brasil as dificuldades serão imensas e tudo que os portugueses e os gregos estão passando chegará ao Brasil.
Antes que seja tarde nosso governo preciso adotar medidas de responsabilidade fiscal importantes para proteger o Brasil de crises semelhantes as que ocorrem na Europa.
Quem avisa amigo é.

Anônimo disse...

Mariano, por favor, te muda pra Cuba !!!!

Anônimo disse...

Vai embora pro Vietnã Mariano. De preferência a pé.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/