Novo censo mostra que número de negros superou o de brancos no Brasil

O Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), divulgado há duas semanas, trouxe uma novidade não vista desde o primeiro levantamento, realizado em 1872: o número de negros ultrapassou o de brancos no país. Na última pesquisa, 97 milhões de pessoas declararam ser afrodescendentes, contra 91 milhões que disseram ser brancas.

. Para o Ipea, o principal fator para essa mudança é a verificação de maior fecundidade entre as mulheres negras na comparação com as brancas. “Observando a pirâmide etária, notamos que as afrodescendentes são responsáveis pela maioria dos nascimentos no país”, destacou a técnica em pesquisas do Ipea Ana Amélia Camarano, responsável pela pesquisa.

Um comentário:

Márcio Leopoldo Maciel disse...

Essa notícia é falsa. Ela depende de um truque estatístico que é somar "pretos" e "pardo" para criar a categoria "negros" Isso não existe na realidade. Aliás, esse truque utilizado para descrever a realidade revela o mesmo raciocínio do racismo científico do Século XIX: dividir a população em raças.

Abraços,

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/