A greve na USP envergonha a academia e o Brasil

Estou escrevendo para te sugerir  uma pauta pro blog. Eu sei que tu costuma focar mais em assuntos do Rio Grande e do governo federal, mas a USP tá passando por uma situação no mínimo constrangedora e eu não tenho visto muita repercussão por aí. Provavelmente tu esteja informado sobre a greve dos funcionários da limpeza, que são terceirizados. (Notícia CLIQUE AQUI, cheia de comentários culpando o reitor. Eu, sinceramente, não sei de quem é a culpa, mas sei que nada justifica o que vemos nas fotos) E hoje os funcionários do SINTUSP votaram por entrar em greve também, pra protestar contra a transferência de alguns técnicos pra trabalharem fora do campus. (Notícia CLIQUE AQUI). A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) é uma das mais prejudicadas. Veja as condições em que se encontra o prédio. O vídeo CLIQUE AQUI Como tu pode ver, tem lixo do banheiro espalhado pelos corredores do prédio. Tem também pedaços da louça e outros materiais do banheiro pelo chão. Isso claramente não é falta de limpeza, é vandalismo! Imagino que os papéis do banheiro não criaram perninhas e foram passear no corredor, né? Acho que os funcionários que estão sem salário têm o direito de protestar, mas não acho justo que os alunos fiquem sem aulas (como aconteceu na terça-feira, que as aulas foram suspensas) porque o prédio tá parecendo um chiqueiro. E vamos combinar que mesmo que a turma da limpeza esteja em greve há uma semana, não é tempo suficiente pra acumular tanto lixo assim no chão, mesmo que o prédio seja bastante movimentado. O pior de tudo é que o presidente do SINTUSP deu uma entrevista essa semana (daquelas cheias de clichês esquerdistas, inclusive chamando a repórter de "companheira") pra justificar a greve que começou hoje e falou que não sabe de nada sobre o lixo nos corredores, mas que provavelmente é coisa plantada pela turma do contra pra "incriminar o movimento". Conta outra, né? A entrevista CLIQUE AQUI.

* Carla Limeira Júnior, leitora de http://www.polibiobraga.com.br/

15 comentários:

R. C. disse...

Isso é exemplo da típica estratégia da esquerda radical da USP, essa minoria barulhenta, que segue os mesmos passos do PT da década de 80 e 90, apostando no “quanto pior melhor”. Criar caos e destruir a reputação do reitor, mesmo atribuindo a ele culpas que ele não tem, sempre é parte da estratégia daqueles que consideram os demais como inimigos a serem destruídos na sua tentativa de chegar ao poder.

Leo disse...

a pergunta que não quer calar: a situação seria a mesma se o Mercadante tivesse sido eleito governador de São Paulo?

Anônimo disse...

Uma coisa é ter oposição civilizada.
Outra coisa é ter os petralhas como oposição.
Quanta diferença.
Acho até que o povo, as vezes, vota nos petralhas pois aí terá, ao menos, uma oposição civilizada e não acontecerão esses vandalismos.
É uma extorsão política contra o povo.

Anônimo disse...

Essa é o "velho novo jeito" da tucanalhada governar: SUCATEANDO tudo o que existe, sem dialogar com ninguém. O Picolé de Chuchu está conseguindo fazer o que o SERRA não terminou.

Mariano da rep. de santa maria.

Anônimo disse...

Alguém por favor avise ao burro de santa maria das 08:54 que a USP é uma universidade federal, logo é mantida há mais de 8 anos pelos comunistas vagabundos petralhas. Inclusive, quando o governo federal estava nas mãos do PSDB, a USP figurava entre as 100 melhores unversidades do planeta, depois de 8 anos de PT e do analfabeto Lula, a USP caiu para 232. Natural, de um partido comunista que glorifica a ignorância personificada no seu elemento-mor, o analfabeto-funcional Lula da Silva, que já chegou a se gabar de ter uma mãe que "nasceu analfabeta".

Anônimo disse...

"Essa é o velho jeito" sindicalista para assumir o poder executivo estadual.

Anônimo disse...

E essa penhora de toda a Ulbra em todo o Brasil, inclusive os cestos para dispensar o papel higiênico? Também não é uma vergonha?

Anônimo disse...

Senhor jornalista que tanto se preocupa com a USP. Por que o senhor na fala dessa vergonha que é a atual Ulbra? Hoje foi decretada a penhora de todos os "campi" no Brasil. Quero fazer aqui uma denúncia grave: essa penhora de todos os bens da Ulbra faz parte de4 uma manobra da atual reitoria para ficar com os bens da universidade, em prejuízo dos funcionários e professsores que estão com ações na Justiça do Trabalho, bem como de prestadores de servfiço com diversas ações na Justiça Estadual. Isso sim é vergonha e o senhor não publica uma única linha.Por que será?

Anônimo disse...

Avisa pro besta quadrada das 11:49 que chamou de burro o anônimo das 8:54, que a USP é gerida pelo governo de São Paulo (PSDB) com verbas FEDERAIS. E mais, a USP é elitista e somente investe nos cursos destinados aos riquinhos, direito, economia, arquitetura...

A FFLCH, que eu conheço bem, é o primo pobre, sempre esteve atirado às traças, pois ali tem as licenciaturas (ser professor) da Letras, Geografia, História, geralmente ocupabos por alunos mais pobres.

É muito triste ver um idiota destes falar tanta bobagem... vai te tratar meu filho. Tu é que és um vagabundo.

Anônimo disse...

Ao oligofrênico representante da direitalha caolha, das 11:49, antes de me criticar vai TE INFORMAR do que está falando, a USP é UNIVERSIDADE do ESTADO DE SÂO PAULO, a federal é a UNIFESP. Portanto quem manda lá é o picolé de CHUCHU, se caiu no ranking é culpa da tucanalhada. Enquanto isso, as federais esbanjam poder com o analfabeto do LULA.

Mariano da rep. de santa maria

Anônimo disse...

O anônimo ali que chamou o outro de burro é um jumento, errou feio e tem de morder a lingua. Todo mundo sabe que a USP assim como a Unicamp é uma universidade estadual de São Paulo, que quem controla ó Alkmin,tucanalha mor. Federal leva F, como UFGRS,UFRJ etc...

Leo disse...

em vez de ficarem se ofendendo desse jeito, os comentaristas podiam parar cinco minutinhos e tentar entender o que está acontecendo na USP.

a USP é uma universidade estadual e é uma das melhores universidades do país. eu faço doutorado no departamento de lingüística, na FFLCH, e posso dizer com propriedade que é o melhor departamento da área no país inteiro. e o desempenho de excelência que o departamento tem é conseqüência da qualidade dos profissionais que ali estão, mas também do fato de que o departamento recebe investimentos.

aliás, pra quem não sabe como funciona, uma breve explicação: todos os cursos universitários de graduação e pós das universidades públicas recebem financiamento com base em cálculos sobre os índices de produção acadêmica. se a direito, economia e arquitetura recebem mais verbas do que as humanas, provavelmente é porque produzem mais.

a USP, e também a UNICAMP, têm uma infra-estrutura que não se vê em universidades federais por aí, e muito disso é "culpa" da administração tucana. as federais em que eu estudei, e muitas das que eu conheci, estão em franco processo de sucateamento. isso não é verdade em relação a USP e UNICAMP: prédios conservados, ônibus circular gratuito, restaurante universitário com comida decente, bibliotecas atualizadas. sugiro aos que se referem ao Alckmin e ao Serra como "tucanalhada" que façam uma visita à biblioteca setorial de Humanas da UFRGS ver como é.

a situação na FFLCH é preocupante, sim, mas só acontece porque parte do corpo discente é favorável às badernas de esquerda, que costumam envolver invasão da reitoria, ameaças aos professores que dão aula durante as greves de funcionários e, no caso em questão, ajudar a espalhar o lixo pelo prédio. nos demais cursos, não há conivência por parte dos alunos com esse tipo de desordem. e isso, que fique bem claro, nada tem a ver com má administração ou falta de recursos.

Anônimo disse...

Caro Leo, é inegável a qualidade de ensino e o reconhecimento da USP e UNICAMP como as melhores universidades do país. Agora você vem falar que as federais estão em franco sucateamento, isso é uma falácia. Estavam sim sendo sucatedas nos 8 anos de FHC, e foram os 8 anos de LULA que as federais começaram a ter sim uma franca recuperação, os investimentos que receberam nos últimos anos são fabulosos. A UFSM aqui de santa maria dobrou de tamanho, na época do FHC não tinha dinheiro para luz, telefone e papel higênico. Tenho certeza de que você sabe disso, mas o teu viés direitista e anti PT não te deixa admitir o sucesso das federais.

Mariano da rep. de santa maria.

Aquiles disse...

Aqueles que acham que o PT faz um grande trabalho nas Universidades Federais façam o seguinte teste:

Vão até o Campus do Vale da UFRGS, e procurem os banheiros. Sãos 2 ou 3 sanitários (para cada sexo) para uma população acadêmica de umas 2000 pessoas naquela area.

Papel higiênico? Nem pensar, que se usem as folhas de cadernos, ou as macegas de Viamão mesmo.

Leo disse...

Caro Mariano,

estudei na UFRGS no tempo do FHC e continuei estudando de trabalhando em universidades federais no pós-Lula e sinceramente não vejo muita diferença. veja, aumentar os campi não resolve muita coisa se as bibliotecas não têm material didático, se não tem laboratório em condições de uso, se não tem restaurante universitário e segurança no campus pra que os alunos possam transitar à noite. talvez Santa Maria seja uma exceção, mas a realidade da maioria das federais que eu conheço não mudou muito nos últimos dez anos não...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/