Procuradores que atacaram Yeda escapam de julgamento no CNMP porque o CNMP deixou a queixa prescrever

O Conselho Nacional do Ministério Público simplesmente deixou prescrever qualquer tipo de julgamento e punição para os seis produradores do Ministério Público Federal do RS denunciados pela ex-governadora Yeda Crusius e arquivou a reclamação na sua sessão plenária desta terça-feira.

. Não houve absolvição e nem condenação.

. A sindicância aberta contra os seis procuraradores da República foi arquivada por 10 votos contra 2.

, A Sindicância 831/2009-23 foi instaurada a partir de reclamação formulada por Yedda Crusius, ex-governadora do Rio Grande do Sul. Ela questionou a conduta dos procuradores da República que, em agosto de 2009, concederam entrevista coletiva para anunciar a propositura de ação de improbidade contra ela e outras oito pessoas, como desdobramento da Operação Rodin. Para a reclamante, a entrevista representou uma condenação antecipada dos investigados, sem possibilidade de defesa. O relator do caso no CNMP, conselheiro Sandro Neis, votou pelos procuradores, mas houve depois o voto antecipado do conselheiro Bruno Dantas pela abertura de processo disciplinar contra os procuradores. Neste momento, sucessivos pedidos de vista interromperam o julgamento, até que o caso acabou prescrito, mas vários conselheiros viram falta grave na ação dos procuradores. O conselheiro Almino Afonso chegou a se revoltar, advertindo em seu discurso: "Quiseram transformar esta mulher (Yeda) numa Sakineh (a mulher iraniana que ia ser apedrejada)".

- Yeda ainda poderá recorrer dentro do próprio CNMP e fará isto. Uma ação indenizatória será ajuizada contra os seus procuradores.

26 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma derrota...

Anônimo disse...

cachorro não come carne de cachorro.......

Anônimo disse...

Indenização é pouco. Estes "promotores" merecem é demissão por justa causa depois do espetáculo que promoveram.

Anônimo disse...

É a marginália cuidando da marginália. O que importa para o MP são os aumentos de seus salários, aliar-se à esquerda, etc..
O MP poderia mudar de nome para Meu Patrimônio.

Anônimo disse...

Que titulozinho mal redigido, hein Políbio? Como tu conseguia emprego de jornalista?

Anônimo disse...

Para mim tudo não passa de um grande faz-de-conta. A banânia continuará sendo uma piada.

Esses servidores que fazem de conta que são sérios, devem ter garantias enquanto estiverem agindo dentro das leis. Quando agindo fora, devem simplesmente serem exonerados. Não se trata de um erro de avaliação a qual qualquer profissional de qualquer área está sujeito. Trata-se de má avaliação intencional a fim de obterem os resultados eleitorais que desejavam.

Esse Ministério Público é uma piada mesmo. Uma inutilidade a mais a parasitar o contribuinte.

Anônimo disse...

Estes Porcuradors da República são criminosos, eles não podem mais exercer o cargo de fiscal da Lei

A Yeda não pode desisitir, ela deve seguir custe o que custar. Sua representação é de INTERESSE PÚBLICO

Delmar Philippsen disse...

É uma vergonha este MPF. Por quê não investigam o passado político-partidário desta tropa de ataque que massacrou a governadora??

Anônimo disse...

Mas a governadora pode entrar com uma ação de danos e perdas contra os procuradores.

Olga disse...

Isto não é derrota, é protecionismo para com os procuradores.E depois ainda "querem" ficar afirmando que o Brasil "conquistou" a 1a. Presidente mulher. Que "onda", é "apenas e tão somente" uma "bonequinha" da macharia petista. O triste mesmo é que ella se presta.

Anônimo disse...

Essa é a democracia que queremos para nossos filhos? Onde o próprio ministério público vira partido político, difama, interfere no plebiscito eleitoral e depois se vale de artimanhas jurídicas para escapar do julgamento de seus atos. O Brasil a muito tempo deixou de ser uma democracia plena, infelizmente. Rasguem a constituição!

Anônimo disse...

Também curioso com o resultado, procurei informação do link MPF: 10 votos a favor dos procuradores, 7 pela absolvição e 3 pela prescrição, além de 2 votos contra. Acho importante, por honestidade à notícia e a seus leitores, que publiques esse acréscimo ao texto.

Paulo A Gazzana disse...

O anônimo das 11:13h nem mereceria um comentário, já que se esconde no anonimato. Talvez ele se refira a derrota das pessoas comuns, dos cidadãos que sem recursos ficam mais desprotegidos quando os órgãos da justiça não funcionam. Mas acho que ele se refere a derrota de Yeda. Bom, a Sra. Yeda tem recursos, tem bons advogados e não precisa da proteção do governo para fazer valer seus direitos. A manifestação do sr. anônimo é o espelho do Brasil atual, feliz com a enganação, com o circo, feliz com a vitória dos outros... A atitude do CNMP deveria causar horror às classes menos favorecidas, as grandes vítimas de um sistema que não funciona. Esmola? Isso o Rotary e o Lions Club fazem melhor.

Anônimo disse...

Será??? anônimo das 11:13 ??? Espera pra ver...

Anônimo disse...

tá dominado!

Anônimo disse...

A peleia continua, tem que continuar até as esferas ultimas.

Todos os brasileiros saberão quem são esta gente que deveriam promover "justiça".

Tem que seguir com pedido de indenização.

Anônimo disse...

Espirito de corpo do CNPM.

Anônimo disse...

quem paga é o povo! nada como um dia depois do outro. E o povo tem que se ferrar, lê Zero Hora e assiste RBS proque quer!

Luiz Vargas disse...

Vale a pena repetir, até que a consciência saia da letargia:
Aqueles que ainda acreditam em princípios, caráter e vergonha na cara anseiam que surja um parlamentar cuiudo que abrace a idéia de acabar com este quarto poder chamado de ministério público, que faz o que quer, quando quer, como quer e não presta satisfações e nem contas a quem quer que seja. O egocentrismo e corporativismo desta gente não permite que sejam criados e colocados freios em suas ações (que nem sempre são claras e transparentes).
Como cidadão eu, e milhares de outros mais, nos sentimos desprotegidos e indefesos ao sairmos e chegarmos em nossas casas.
Enquanto isto, a bandidagem que anda armada até os dentes, que despreza e desrespeita as leis é privilegiada e protegida em seus direitos, que são defendidos de maneira calorosa e incisiva por integrantes do poder judiciário. Já os integrantes do MP pensam ser desnecessário acatar e cumprir as leis, por que se acham acima delas. Mas adoram fazer os outros cumpri-las nem que seja na marra.

Anônimo disse...

Obviamente os pedidos de vista foram ações protelatórias cujo resultado, almejado, foi a prescrição.
Yeda tem que recorrer para que a justiça se faça, e caso o CNMP enterre a ação sem as merecidas punições, Yeda tem que ir ao Supremo.
.
Ainda sobra a questão cível. A indenização devida deveria ser paga pelos próprios procuradores, e não por nós contribuintes porque eles agiram de má-fé no exercício da sua funçao para a qual estão plenamente qualificados. Certamente não foi um erro fortuito, não intencional, ou algum "ato de Deus" fora de controle. Que pagem pelos seus atos.

Anônimo disse...

Recurso CMNP e ação na Justiça só vai expor a ex-governadora cada vez mais nessa sujeira do Detran. Bola pra frente que ninguém mais suporta essa novelinha.

Anônimo disse...

La no CNMP, o corporativismo corre solto. Assim que a governadora nao vai levar nada.

Anônimo disse...

Mas é um amadorismo sem tamanho!

Se o processo estava com eles, como não responsabilizá-los (CNMP) pela demora/prescrição?

Assim fica facinho... facinho ser da justiça.

Mordaz disse...

Pois é. Este é o ministério público desta republiqueta! Não era este mesmo o grande questionamento quando da criação deste poder? Do caso Eliseu Padilha ao do atropelamento dos ciclista, este poder está cada vez mais a se mostrar incontrolável e deletério para a sociedade!

Anônimo disse...

Então tá. Fica evidente mais uma vez uma ação corporativa. Na hierarquia do MP não existe um Chefe no Estado, o qual deveria adotar providências e não adotou. Seria isto prevaricação?
Outro aspecto é que corre tudo em grau de sigilo, além dos mesmos terem foro privilegiado. Soma a isto o corporativismo. Resulta que eles são ininputáveis, pessoas acima de qualquer suspeita.
Sera a instituição MP diferente das demais instituições humanas onde só há homens e mulheres virtuosos, incapazes de cometerem um ato ilícito?
Eu não acredito pois é uma instituição formada por seres humanos. Os seres humanos são falíveis e o MP não é exceção.

Anônimo disse...

Corporativismo maldito!!!E tudo pago com o meu e o seu dinheiro,leitor!!!



Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/