Artigo, Jurandir Soares, Correio do Povo - Colômbia entre dois caminhos

Este artigo de Jurandir Soares (foto ao lado), Correio do Povo deste final de semana, Porto Alegre, é a mais recente e completa análise sobre a conformação das atuais eleições colombianas, inclusive com os últimos dados a respeito das intenções de votos. Um esquerdista do tipo de Boric (Chile) e um direitista do tipo Trump, disputam as preferências no segundo turno. Vale a pena ler:

A extrema-esquerda nunca governou a Colômbia. No entanto, em função do resultado do primeiro turno das eleições, realizado domingo passado, esta possibilidade se tornou viável. Afinal, o candidato da extrema-esquerda Gustavo Petro chegou em primeiro lugar com 40,1% dos votos. Lembrando que Petro é ex-integrante do grupo guerrilheiro M-19, o qual praticou um dos maiores atentados ocorridos na Colômbia, com o ataque ao Palácio da Justiça, que resultou na morte de 89 pessoas. Talvez este histórico de Petro tenha sido um dos fatores a impulsionar a candidatura do outsider Rodolfo Hernández, ex-prefeito de Bucaramanga. Este vinha correndo por fora e durante muito tempo não passou de 10% nas pesquisas de intenção de voto. Na semana da eleição, entretanto, apareceu com 20%, e ao final do pleito chegou a 27,9%, superando o candidato da direita, o ex-prefeito de Medellín, Federico Gutierrez. Na pesquisa desta última quinta-feira já apareceu em empate técnico, mas levemente à frente: 41% contra 39%.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

4 comentários:

Renato disse...

A Colômbia é um caso perdido ganhe quem gahar sempre foi um puxadinho dos EUA e o seu maior fornecedor de drogas ilicitas. O Chile é completamente diferente e o Boric esta vendo que não há saida na esquerda ou na direita e sim no centro,se for inteligente vai para lá,mas ao meu ver é outro pais satelite dos EUA que o disputa com a China por causa dos minerios.

Anônimo disse...

Ataque ao Palácio da Justiça que resultou na morte de 89 pessoas. Ex Integrante do grupo Guerrilheiro M 19? Hummmmm Coincidência ou não.

João C. Ferreira disse...

Já votei em esquerda disfarçada PSDB, hoje não voto em qualquer partido com uma vírgula de simpatia pela esquerda.
A esquerda destrói tudo, principalmente a Liberdade.

Anônimo disse...

https://www.google.com.br/amp/s/www.rcnradio.com/politica/elecciones-2022-asi-quedo-el-formulario-e-14-para-la-primera-vuelta-presidencial%3famp

✅ Formulário FÍSICO para votar

“Tarjeton” 🤣🤣

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/