Conheça a Coréia do Norte, o País mais fechado do mundo
5 comentários:
Anônimo
disse...
- Alguns ambientes internos lembram as estações de metrô de Moscou. De uma beleza estupenda. Riquíssimos e de mujito bom gosto. O que de certa forma contrasta tremendamente com outras partes da cidade e do país. São as contradições de cada país. Nós temos Brasília, uma cidade que nasceu bonita mas tem uma série de problemas estruturais e conjunturais. -
Well A estrutura/arquitetura inicial de Brasilia é de padrão comunista, com aqueles prédios uniformes horrorosos da Esplanada dos Ministérios e das Asas Sul e Norte. Mas as moradias das elites e da alta nomenklatura... ah, aí é outro papo. São as mansões do Lago Sul e Lago Norte. E, posteriormente, nos indefectíveis condomínios que foram surgindo. Todos os seres humanos são iguais, mas existem os MAIS IGUAIS. Lá como cá, em quarqué lugá.
Deu pra notar algumas gaiolinhas de 3 ou 4 andares. Assim com em Brasília, devem ser as moradias dos serviçais da tropa na Nomenklatura. "Mais se change, mais c'est toujour la même chose."
Um verdadeiro paraiso terrestre. Assim como na Rússia stalinista, um cara não pode sair de uma província para outra sem dar boas justificativas e ter permissão das autoridades. Cidadãos terem contatos com o mundo externo? Só com a China e a Rússia. E olhe lá. Muito bem explicadinho. O povão em geral passa fome. Mas a indústria bélica tem foguetes de primeiro mundo. Passam bem os altos burocratas e a nomenklatura. Assim como na velha Rússia e na atual China.
5 comentários:
-
Alguns ambientes internos lembram as estações de metrô de Moscou.
De uma beleza estupenda. Riquíssimos e de mujito bom gosto.
O que de certa forma contrasta tremendamente com outras partes da cidade e do país.
São as contradições de cada país.
Nós temos Brasília, uma cidade que nasceu bonita mas tem uma série de problemas estruturais e conjunturais.
-
Well
A estrutura/arquitetura inicial de Brasilia é de padrão comunista, com aqueles prédios uniformes horrorosos da Esplanada dos Ministérios e das Asas Sul e Norte.
Mas as moradias das elites e da alta nomenklatura... ah, aí é outro papo.
São as mansões do Lago Sul e Lago Norte. E, posteriormente, nos indefectíveis condomínios que foram surgindo.
Todos os seres humanos são iguais, mas existem os MAIS IGUAIS.
Lá como cá, em quarqué lugá.
Deu pra notar algumas gaiolinhas de 3 ou 4 andares. Assim com em Brasília, devem ser as moradias dos serviçais da tropa na Nomenklatura.
"Mais se change, mais c'est toujour la même chose."
Um verdadeiro paraiso terrestre.
Assim como na Rússia stalinista, um cara não pode sair de uma província para outra sem dar boas justificativas e ter permissão das autoridades.
Cidadãos terem contatos com o mundo externo? Só com a China e a Rússia. E olhe lá. Muito bem explicadinho.
O povão em geral passa fome. Mas a indústria bélica tem foguetes de primeiro mundo.
Passam bem os altos burocratas e a nomenklatura. Assim como na velha Rússia e na atual China.
Parece uma cidade moderna, mas uma cidade fantasma. Sem gente.
Postar um comentário