Estresse em cadeias produtivas produz falta de insumos e aumento de preços

Depois da disparada do preço do arroz e de aumentos verificados em diferentes áreas, o  ministério da Economia enviou pedido de informações a diferentes setores produtivos para identificar outros aumentos de preços. Fabricantes de máquinas e construtores acusam reajustes de 30% a 40% dos produtos siderúrgicos neste ano e de 10% no cimento. Empreiteiros já dizem que se nada for feito, as obras do governo vão ficar mais caras. A construção civil é considerada, por auxiliares de Paulo Guedes, o carro-chefe da retomada da economia, pós pandemia

O governo quer se informar se há pontos de estresse em cadeias produtivas, como siderúrgica, têxtil, química, de máquinas e automotiva, e se há possibilidade de aumentos dos preços.

Segundo a Folha de S.Paulo, alguns produtos despontam como potenciais alvos de queixas, como aço e cimento, usados na indústria e na construção.

Representantes da indústria afirmam que a longa parada em razão da quarentena levou à escassez de alguns insumos. E com o rápido retorno do consumo, a partir de junho e julho, estão ocorrendo aumentos de preços.

13 comentários:

Anônimo disse...

Olhando pela ótica da lei de oferta e procura, estava certo quem duplicou, até triplicou, o preço dos respiradores e demais produtos, então?

aparecido disse...

" Depois da disparada do preço do arroz e de aumentos verificados em diferentes áreas, o ministério da Economia enviou pedido de informações a diferentes setores produtivos para identificar outros aumentos de preços"........ kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk......O ministerio da agricultura sozinho tem 80 mil servidores em Brasilia...e eles nada sabem sobre a produção agricola do pais ???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk O Brasil nunca na historia foi exportador de arroz,, ao contrário importa as vezes até 5% do consumo....e os "genios" do ministerio permitiram a exportação de 2 milhões de toneladas do produto.. O Paulo Guedes ou nada sabe ou esta dormindo demais... e a Anta do ministerio da agricultura Agricultura está jogando só para os seus e esquecendo o povo...arroz a 40 paus o pacote derruba governo....o estomago derruba até imperadores.. é o maior revolucionario que existe... Feijão é outro produto que o Brasil não exporta...Lembram quando a Dilma doou um navio de feijão para os Cubanos.. e o preço daqui subiu de tres reais para 15 reais o kilo ?????? Os funcionarios publicos são PARASITAS e vagabundos.. nada fazem e as crises pegam eles de surpresa..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Aparecido das 10.31 vc deve achar graça dessa situação pq deve ser da turma do fique em casa. Tá aí de boa com comida estocada em casa torcddni pelo caos do país. Aí para os amigo s paga de bom moço. Igual a vc tem já tem varios aqui

Anônimo disse...

Estão falando, os petralhas ladrões de dinheiro do povo, que o arroz está custando R$ 44,90 um saco de 5 kg. Hoje, dia 11 sexta-feira, fui ao supermercado e encontrei arroz, 5kg desde 15,20 até o mais caro que é o arroz parbolizado a R$ 21,40 o saco de 5kg.

Onde a quadrilha está comprando arroz a 44,90 o saco e 5 kg....????

Anônimo disse...

Óleos lubrificantes também sofrerão escassez, afinal era para parar tudo... agora vem a conta. E não teremos esses produtos, nem com preço elevado. E aí?? Fecha tudo..!!! Eis o resultado, amplamente alertado pelo governo.

Renato disse...

Durante a fraudemia muitos setores não pararam foi um engodo,e prefeitos e governadoes aproveitaram para garfear grana. Se preços estão subindo na cadeia produtiva significa escassez,ou seja existe mais demanda que produção e olha que eu não ganho para ser ministro; Bolsonaro errou em prorrogar o auxilio emergencial e esta historia de renda minima tem de tomar cuidado se não houver aumento de produção produtividade vai tudo por agua abaixo. De novo votamos em alguem para fazer diferente e esta se portando como os outros.

Anônimo disse...

Fábricas de sapatos do Vale do Paranhana, relatam falta de materiais também...

Anônimo disse...

Quando a Dilma mandou o estoque de feijão doado para CUBA. O preço triplicou no Brasil e estes esquerdistas esqueceram e não dizem nada.

Anônimo disse...

Há uma entrevista no Estadão, não pude ler por não ser assinante, mas um plantador de arroz diz ser um tiro no pé a importação. Por que será? A princípio o tiro será no pé dele, pois não? Com o aumento do produto o preço vai baixar. Mas, como eu disse, não li a matéria. Quem puder, poste aqui.

Anônimo disse...

Quem está pedindo esclarecimentos é o ministério da Justiça, só para evitar desinformação. Mandaram todos ficarem em casa, governadores e prefeitos, reduzindo a produção, e obrigaram o governo federal a auxiliar quem perdeu o emprego, senão haveria uma guerra civil, aumentando a demanda, com mais gente com dinheiro na mão. Redução de oferta e aumento da demanda, qual o resultado esperado diferente da inflação? É ÓBVIO QUE O RESULTADO É INFLAÇÃO. Não tivessem imposto o isolamento horizontal, e sim o vertical, nada disso teria acontecido.

adilson disse...

Eu não sei onde esse povo tá comprando arroz a 40 5k.Comprei terça a 16 5k.Os mais caros tavam 22 5k.Oleo paguei 5.85 l.Esses que ficam gritando e dando risada são os mesmos que gritavam fiquem em casa.E pra mim tão inflacionando até a histeria.Param tudo e querem que continue tudo bem?Fiquem em casa,façam uma live,glorifiquem os especialistas,a ciencia e acreditem em comunas.Esses malditos bagunçam tudo e cobram soluções!

Ariel disse...

SOLUÇÃO; parem de consumir arroz!!!!! existe muita coisa melhor.....fubá, por exemplo ou a polenta!!!!

Anônimo disse...

Peçam uma tele-entrega....comprem álcool gel....usem fucinheira...o Vírus nós tornará melhor... #fiqueemcasaecaleaboca.. abandone os idosos... blá blá blá blá

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/