Cremers interdita concurso para médicos da prefeitura de Santa Maria

O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade (foto ao lado), comemora a decisão como uma vitória para a saúde pública: “Uma remuneração adequada ao médico garante atendimento de qualidade aos cidadãos do município e região”.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região suspendeu concurso público para médicos em Santa Maria nesta terça-feira. A decisão deu-se após nova ação ajuizada pelo Cremers, em fevereiro, contra os valores de remuneração previstos no Edital nº 003/2020, que previa R$ 1.453,06 para carga horária de 20 horas semanais. Esta é a segunda vez que o Conselho atua contra concursos públicos que preveem salários considerados aviltantes para a categoria. O primeiro caso ocorreu em Bagé, que também resultou em suspensão para revisão de valores.

Conforme a Lei 3.999/1961, que fixa o piso salarial de médicos como três vezes o salário mínimo regional, a remuneração não se ajusta aos valores mínimos. A decisão judicial impõe pedido de urgência sobre o caso, em razão das inscrições continuarem abertas e tal remuneração pode afastar candidatos ou frustrar o preenchimento das vagas ofertadas.

16 comentários:

Anônimo disse...

"Esta é a segunda vez que o Conselho atua contra concursos públicos que preveem salários considerados aviltantes para a categoria."


É impressionante como o CREMERS só atua para defender os interesses dos próprios médicos.

Quando se trata de garantir direitos dos seus "clientes" (os pacientes), o CREMERS não mostra toda essa "energia" (nem de longe).

Peço ao editor que dê sequencia à reportagem de zero hora de 2012 que dava conta do índice extremamente baixo de punições aplicadas pelo conselho (em relação ao número de denúncias recebidas):

Cremers tem 228 sindicâncias abertas para investigar supostas falhas médicas

Desde 1995, apenas seis médicos foram punidos com a cassação do registro


https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2012/07/cremers-tem-228-sindicancias-abertas-para-investigar-supostas-falhas-medicas-3819172.html


Anônimo disse...

Lei de 1961

elias disse...

Quer dizer que quem ganha um salário minimo é aviltado por mais de 400 anos no bananão?
A maioria dos médicos foram formados por universidade que esses aviltados pagaram com seus impostos, pois são DE GRÁTIS. Deveriam atender de graça pelo menos uns 6 anos à população e ao sus.
Nunca seremos uma nação mesmo. Sem erro.

Anônimo disse...

Ninguém mexe nos privilégios dos funcionários públicos e dos médicos!

Melhor do que ser funcionário público ou médico é ser os dois ao mesmo tempo!

Anônimo disse...

"salários considerados aviltantes para a categoria"

Vê se pode...

Anônimo disse...

A máfia branca está cada vez mais gananciosa e fora da realidade do povo e da administração pública.
Não cumprem horários no serviço público... Julgam-se superiores a quaisquer outras categorias profissionais... Proíbem criação de cursos de medicina para manter quantidade insuficiente de médicos no mercado. Atestados falsos, corporativismo, etc...
ô máfia inescrupulosa e arrogante!

Anônimo disse...

Pelo próprio título sensacionalista do jornal mais esquerdista já se vê que a matéria é mal intencionada. E sim, a maioria das sindicâncias é por bobagem que só gastam tempo e dinheiro e não acarretam processos por danos morais aos “denunciantes”. Mas deveriam...

Anônimo disse...

Se quem escreve DE GRÁTIS ( o corretor na forma culta é de graça) não está contente tem vestibular e até cotas para os menos favorecidos. É só se inscrever e aproveitar.

Anônimo disse...

Sim, grande gênio! Os melhores médicos estão no serviço público, vai sonhando.

Anônimo disse...

Os "leigos" não têm condições de dar opinião, sabe como é... têm que calar a boca e morrer na mão dos "senhores de branco".

Anônimo disse...

Ninguém falou isso, "dotô" débil mental, vá aprender a interpretar um texto.

Os supostos "melhores" estão na padre chagas oferecendo uma hora do seu tempo (uma consulta particular) por quase R$ 1000 (a última vez que eu chequei). Pessoas com problemas de saúde ou/e situação de desespero pagam um preço desses.

Esses ganham mais do que servidores públicos, tens razão, "dotô".

Anônimo disse...

O "dotô" está preocupado com a qualidade da escrita dos "leigos"...

Anônimo disse...

"Título sensacionalista" uma pinóia, nesta outra reportagem alguns médicos já foram identificados como fraudadores de receitas mas o CREMERS diz que não pune "por falta de provas":

https://oglobo.globo.com/brasil/conselho-de-medicina-do-rs-diz-que-nao-pune-medicos-que-fraudam-prescricoes-por-falta-de-provas-14970214

Ora, o judiciário é que tem que exigir provas pra punir alguém; o CREMERS é um orgão formado pelos próprios médicos e estes têm o dever de zelar pela boa conduta na profissão: devem aplicar algum tipo de sanção se houver INDÍCIO de má conduta... esperar que um paciente produza "provas" de má conduta por parte do médico não é uma coisa justa, a relação medico-paciente não é horizontal, quem é que faz (e mantêm) o prontuário...? Quem é que faz o juramento de hipócrates?

E que diabo tem a ver se o jornal é esquerdista? Mal intencionado és tu com esse tipo de comentário.

Anônimo disse...

Nem o próprio CREMERS diz que a maioria da sindicâncias são abertas "por bobagem"... só dizem não punem porque não há "provas".

Pra se ter uma idéia, esse número de 228 eram só as sindicâncias que haviam sido abertas do começo até meados de 2012 e apenas 6 haviam sido cassados em 17 anos (desde 1995). Um desses talvez tenha sido aquele que contratou um pistoleiro para matar o então presidente do CREMERS (em 2008)? Sobrariam outros 5?

Anônimo disse...

Deveriam NADA, o benefício da dúvida tem que ser dado ao paciente (que é o mais vulnerável), não ao médico.

Anônimo disse...

"Existem 2 tipos de pessoas no mundo: os médicos e aqueles que tentaram ser médicos e não conseguiram.

Assinado: médico".

________________________

Assim funciona a cabeça de alguns "dotores".

É "o correto", dotô.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/