Fiergs aponta atividade industrial em alta. Sondagem prevê semestre positivo.


A Sondagem Industrial do Rio Grande do Sul, elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), aponta atividade industrial em alta e mostra otimismo do setor para os próximos seis meses. 

O Índice de produção em novembro registrou 54,5 pontos, 2,9 abaixo de outubro. O resultado, com valor acima dos 50 pontos, significa que a alta foi menos intensa que a de outubro, mas ocorreu num mês cuja tendência é de estabilidade. 

Emprego - O emprego, que historicamente tende a cair na passagem de outubro para novembro, cresceu, após seis meses consecutivos de queda: 51,4 pontos. 

Uso de capacidade instalada - Outro indicador que apresentou o mesmo comportamento foi a Utilização da Capacidade Instalada (UCI), alcançando 74,0% em novembro (um ponto percentual acima de outubro), para uma média histórica de 71,9% no mês. O indicador de UCI (Efetiva em Relação ao Usual), aos 49,6 pontos, não ficava tão próxima do nível normal (50 pontos) desde abril de 2013. “

Estpoque - A Sondagem de novembro também mostrou a redução de estoques de produtos finais, mesmo com a alta atípica da produção. Na maior parte do ano mostrando acúmulo indesejado, o índice de estoques em relação ao planejado ficou em 47,2 pontos. Abaixo de 50, denota estoques menores do que o planejado pelas empresas, sugerindo uma demanda acima da esperada em novembro.

Na opinião dos empresários gaúchos, a expansão da atividade da indústria gaúcha deve continuar no primeiro semestre de 2020. 

2 comentários:

Anônimo disse...

qualquer pessoa medianamente retardada pesquisa no blog as 4000 notícias de sondagens e pesquisas e confianças e ve que nenhuma delas se confirma kkkk

Anônimo disse...

É mais um desesperado esforço de quem colocou lá o Bolsonaro para tentar manter algum otimismo entre o povo, mas o desemprego, a miséria, a depressão, a quebra de empresas, a alta dos preços, o nível de vida baixando.... isso e muito mais estão aí para quem quiser ver

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/