A ideia do transporte público gratuito cresce nos EUA, diz Exame de hoje


Em Kansas City, este ano ninguém pagará passagem. A foto é de Greta Rybus, do NYT.

Nesta reportagem de hoje da revista Exame, que pode ser examinada no site, assinad apor Ellen Barry e Greta Rybus, do New York Times, isto fica claro. Leia tudo:

Lawrence, Massachusetts – Dionisia Ramos pega o ônibus 37 duas vezes por dia e sempre procura trocados na bolsa para pagar a passagem. Então, há alguns meses, tomou um susto quando o motorista do ônibus estendeu a mão para impedi-la. “Não precisa pagar. É grátis nos próximos dois anos”, disse ele.

Ramos nunca tinha ouvido falar de algo assim: alguém estava pagando sua passagem de ônibus? Aos 55 anos, ela vive com o seguro-desemprego de US$ 235. Portanto, economizar US$ 2,40 para a viagem de ida e volta à faculdade comunitária era algo importante.

Desde que um programa piloto começou em setembro, o uso dos ônibus cresceu 24 por cento, e a única crítica que Ramos faz sobre o experimento da cidade é que ele não é permanente. “O transporte deve ser gratuito. É uma necessidade básica. Não é um luxo”, afirmou ela.
Hoje, esse argumento vem surgindo em muitos lugares, quando autoridades municipais buscam ideias para combater a desigualdade e reduzir as emissões de carbono. Alguns consideram o transporte um bem público, mais como o policiamento e menos como estradas pedagiadas.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

18 comentários:

Anônimo disse...

Ué mas serviços gratuitos pra população não era coisa de país comunista???

Anônimo disse...

Não existe nada grátis. ALguém sempre acaba pagando pelas "gratuidades". Sempre há custos a serem cobertos: No caso do transporte, motoristas e mecênicos querem receber salário pelos serviços que executam. Os veículos, que por si só custam muito dinheiro, gastam combustível e peças de reposição, cujos fornecedores também não trabalham de graça.... e assim por diante.

Joel Robinson disse...

ISSO JÉ EXISTE EM VARIAS CIDADES NO Brasil;


https://diariodotransporte.com.br/2019/10/22/vargem-grande-paulista-anuncia-tarifa-zero-no-transporte-publico/

https://www.diariodoscampos.com.br/noticia/ponta-grossa-anuncia-tarifa-zero-no-transporte-publico

Anônimo disse...

No BR nem pagando não se tem transporte público com qualidade...imagina de graça.

Mordaz disse...

É. Comida também. Quem sabe os supermercados deem alimentos de graça assim como produtos de higiene e limpeza. Idem para as farmácias com os remédios.

Anônimo disse...

Nestes casos o transporte já é integralmente público..... o que para nós também seria um problema, vide Carris.

jotace2011 disse...

A única justificativa plausível para a implantação desta medida, seria a de incentivar o uso do transporte público, e com isto melhorar a mobilidade urbana e diminuir os índices de poluição. Fosse exequível (custos adequados e compatíveis com o objetivo), já estaria implantado em muitos locais. Os que já o fizeram, tem outro propósito, condenável, de subsidiar e assim obter dividendos políticos.

Anônimo disse...

Só poderia ser idéia de capitalista, que não dá ponto sem nó' .Imaginem no Brasil, os Empresários/Patrões deixariam de pagar o Vale transporte e a conta iria para todos, usuários e não usuários.

Anônimo disse...

Acho que o Trump virou pro PT

Anônimo disse...

Coisas de país comunista: roubo, corrupção, genocídio,prostituição,perda dos valores éticos, históricos e da família.

Anônimo disse...

O comunistalha das 16:37 quiz proveitar a olada com razão, mais por introduzido, xereta, se lasqueou! Em Cuba a refeição é grátis, servem um prato cheio de merda a todos os escravos, pois em Cuba escravo, escravo estatal tem utilidade e valor comercial, é como o velho gaudério burro ou jegue de cargas!

Anônimo disse...

Acho que o presidente Trump lê esse blog, copiaram a idéia do Marchezan.

Anônimo disse...

Isso não tem as mínimas condições de dar certo aqui.

Anônimo disse...

Como sempre, alguém está pagando. O interessante é essa ideia comunista que vai se formando, que as pessoas só devem pagar "por coisas que são luxo". Bem, comida é luxo? Casa é luxo? O desastre é logo ali. Isso nunca deu certo e nunca vai dar.

aparecido disse...

È bom pedir ao criador revogar a lei que diz que todo homem tem que viver do suor do seu rosto...a maioria hoje quer viver do suor dos outros .................kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ultra 8 disse...

Com a "agenda 21" (RIO 92) está em andamento, o fim da propriedade privada, tanto de imóveis e automóveis...

Para atingir este objetivo, os governos estão progressivamente aumentando impostos prediais e automotores.

Assim, em poucos anos, seremos escravos de um estado paternalista ditatorial.

Nova ordem mundial...

Não por acaso, o Itaú, tem bicicletas de aluguel para se incutir a "salvar" o planeta e nos coletivismos salvadores.

Adeus imóvel, adeus automóvel.

Moradias coletivas, sem dono, transporte só coletivo, nossa vida na mão do estado laico da REPÚBLICA UNIVERSAL TIRÂNICA MAÇÔNICA.

Anônimo disse...

É uma forma desesperada de atrair usuários. O fato é que as pessoas rejeitam o serviço prestado, e isso que lá nos EUA o transporte coletivo é de melhor qualidade do que no Brasil. Logo descobrirão que um serviço, quando tornado "gratuito", rapidamente perde qualidade.

NEWTON disse...

Boa ideia, basta usar o "excedente de caixa" de Porto Alegre e descontar o subsídio(Marchezan usa outro termo que não me lembro agora) da Carris. Falta apenas vontade política aqui em POA. Ou não?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/