Este empresário gaúcho tem 98 anos e ainda trabalha na sua empresa, a caxiense Dambroz

Este homem aí ao lado é o gaúcho Carlos Finimundi, que completará 98 anos dia 1 de agosto.

O jornalista Fernando Albrecht conta de maneira enxuta a história mais recente de Finimundi:

- Festejar o número de empresas novas não é menos importante do que saudar empresas longevas. Caso da Dambroz Implementos Rodoviários e do seu proprietário, Carlos Finimundi, que completará 98 anos dia 1 de agosto - a empresa que fundou tem 73. Finimundi ainda trabalha de manhã, incluindo sábados - quando sai de casa diz que vai dar uma "voltinha". Só deixou de dirigir há um ano e meio.

A empresa é de Caxias do Sul e também trabalha com fundição e mineração.

Clique neste endereço para conhecer a Dambroz:
http://www.dambroz.com.br/

20 comentários:

Anônimo disse...

Caxias do Sul é um exemplo para o Brasil. Modelo econômico bem executado. Deveríamos ter aproveitado esse sucesso e exportado para o máximo de estados possíveis.

Vi um documentário na TV esses dias sobre a cidade, fiquei impressionado. Tem o desenvolvimento econômico da região do ABC paulista mas tem a qualidade de vida que lá não tem.

Esse modelo econômico que a Europa faz, desenvolvimento econômico e qualidade de vida. Norte, nordeste, centro-oeste e os demais estados do sul e sudeste seguirem o mesmo modelos, teríamos uma economia bem mais sólida.

Anônimo disse...

É! Porque os funcionários dele já morreram há muito tempo...

Anônimo disse...

Seu sobrenome tem toda a relação com a realidade, pois aportuguesando ele seria da familia FIM DO MUNDO! Saúde e felicidades a ele!

Joel Robinson disse...

Estes "gringos", das quais sou descendente, são os verdadeiros heróis, se é que existem do Brasil. Empreendedores, empregadores, desenvolvedores da riqueza. Ameaçados pelos governos com leis e decretos, impostos escorchantes. Gostaria que se apagasse todas as empresas dos Colonos Italianos e Alemães do RS e o que sobraria deste estado? Nada absolutamente nada. Meus respeitos e admiração aos meus compatriotas caxienses e da serra e onde tiver um gringo ou colono alemão. o mesmo vale para o japonese, poloneses e demais colonos que vieram trabalhar e criar um estado. Meu desprezo total aos que os criticam e acham que eles "exploram" o trabalhador.

Anônimo disse...



CARLOS FINIMUNDI, UM DOS ÚLTIMOS DESBRAVADORES DA INDUSTRIA CAXIENSE
AINDA VIVOS...

JÁ PARTIRAM , EMPRESÁRIOS QUE FIZERAM HISTÓRIA DE CAXIAS
-OS EBERLE
-JOÃO TRICHES
-JOSÉ GAZOLA
-NESTOR RIZZO
-RAUL RANDON
-PAULO BELLINI
-FRANCISCO STÉDILE
-GUIDO D`ARRIGO
E muitos outros....

Anônimo disse...

👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Anônimo disse...

O SUL É NOSSO PAÍS!

Anônimo disse...

O RS deve MUITO a esses empreendedores: empregos, tributos, renda, etc

Anônimo disse...

Enquanto isso, os preguiçosos nem começam a trabalhar e já ficam pensando em se aposentar... E ainda acham ruim quando se tenta colocar idade mínima.

Anônimo disse...

A Serra gaúcha é de longe a melhor região do Sul: renda alta, cidades muito limpas e industrializadas, turismo forte e ocasioralmente tem até neve.

#Karambit disse...

SE fosse um empregado já estaria na Rua!

Unknown disse...

Aplaudo a sua colocação!!

Unknown disse...

Aplaudo a sua colocação!!

Anônimo disse...

Um verdadeiro herói.

Anônimo disse...

Editor, defina o que é trabalhar.

Anônimo disse...

Quanta amargura!!
É preciso respeitar estas pessoas que vieram para esta região. Sofreram e muito se sacrificaram para conseguir crescer e dar emprego a outras pessoas.

Anônimo disse...

A Dambroz, na BR 116 em Caxias do Sul, quebrou faz tempo... Não entendi de qual Dambroz esse ancião é!

Justiniano disse...

Não fosse os imigrantes europeus, isso aqui seria uma grande Angola ou Moçambique do século XX.

Esses imigrantes comeram o pão que o diabo amassou, foram jogados no interior sem nada, receberam uma enxada e um machado, muitos foram a pé desde Porto Alegre até o interior através de picadas, quem tinha dinheiro ia até o Caí de vapor e seguia a pé. Moravam nuns casebres de palha até cortar madeiras manualmente e fazer as primeiras casas. Proteína era a base de carne de caça e peixes.

Anônimo disse...

Se tivesse no chão de suas fábricas, já teria morrido com 50 anos de idade. A Dambroz (implementos e mineração) tem atividade muito insalubre...

Anônimo disse...

Dono da Empresa... faz o favor.
Quero vê-lo no chão da fábrica.
Quantos tem na empresa com a idade dele trabalhando?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/