Artigo, Fernão Lara Mesquita - A chave da democracia americana

A chave para o entendimento do sistema institucional americano é a distinção que eles fazem entre “direito negativo” e “direito positivo”.

“Direito negativo” é o de não ser submetido à ação coercitiva de outra pessoa ou do governo. Eles o têm por um direito natural, também dito de 1a geração. Nasce com e pertence a todas as pessoas, e está garantido enquanto ninguém agir para violá-lo. A common law, o direito baseado na tradição que foi comum a toda a Europa mas só sobreviveu na Inglaterra depois do advento do absolutismo monárquico que o nosso “direito romano” foi inventado para sustentar, fixa os círculos do espaço individual que as pessoas naturalmente sabem que não devem invadir: o do corpo, o do lar, o dos pertences, o da propriedade. Essa é a base do “direito negativo”. E desses círculos decorrem os seus desdobramentos civis e políticos, ditos de 2a geração, os direitos à vida, à liberdade de expressão, à liberdade religiosa, à legítima defesa, ao habeas corpus, a um julgamento justo, etc.
Já os “direitos positivos”, ditos de 3a geração, são os que requerem a ação de uma terceira pessoa para serem exercidos por quem vai desfrutá-los. Enquanto um “direito negativo” proíbe alguém ou o governo de agir contra o seu beneficiário, um “direito positivo” obriga outras pessoas ou o governo a agirem em benefício do seu detentor. Incluem-se nesse departamento os direitos sociais e culturais tais como à comida, à habitação, à educação, a um emprego, à saude, à seguridade social, ao acesso à internet ou o que mais se quiser incluir na lista que, no Brasil, por exemplo, é infindável.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Aqui o governo federal concentra a arrecadação. E vejam que ainda assim fazem sobrar muito dinheiro para ser desviado em todos os entes federativos.
Não somos donos de nossas propriedades. A qualquer momento pode ser desapropriada com a alegação de "beneficio social".
Nem a LRF resolveu esse problema de gastar somente o que se arrecada. E tem dinheiro para carnaval, futebol e shows de artistas famosos. Hospitais? Segurança? Educação? Saúde? Isso é secundário.
Hove uma grande renovação no Congresso Nacional. 4 anos passa rápido. Eleições municipais vai ser outra grande renovação. Estamos atentos!

Anônimo disse...

CONFURMA-SE QUE O BRASIL É UM PAÍS DE OPORTUNISTAS PARA OPORTUNISTAS! UM PAÍS QUE NUNCA DARÁ CERTO, POIS NASCEU E SE MANTÉM NA CONTRAMÃO DO BOM SENSO E DO BOM DIREITO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/