Marcia de Holanda Montenegro, Estadão - O fim da cegueira

Autoridades nem sequer enxergavam a ponta do iceberg da criminalidade organizada no Brasil

O projeto de lei apresentado pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, veio ao encontro dos anseios da população e, ao citar pelo nome as organizações criminosas que atuam no Brasil, a todos surpreendeu.

Por seguidos anos, autoridades com expressiva fatia de poder cometeram o grave e imperdoável erro de ignorar, negar ou minimizar a presença do crime organizado no País. Sem diagnóstico não há médico que cure. O câncer lançou metástases e se espalhou pelo País e pelo exterior.

Nesse cenário, propalou-se que a diminuição paulatina do número de homicídios registrados até o ano de 2018 no Estado de São Paulo se deveria a avanços da política de segurança pública. Não. Essa redução coube ao Primeiro Comando da Capital (PCC), que, ao aqui crescer, fez decrescer o número de homicídios.

Foi-se a época das seguidas e numerosas mortes entre grupos de criminosos pela liderança e demarcação de território. Finda a rivalidade, acalmaram-se presídios, favelas e bairros da periferia. Não existe explicação plausível.

CLIQUE AQUI para ler muto mais.

8 comentários:

Anônimo disse...

Óbvio.
A diminuição dos crimes em São Paulo se deveu a entrega do estado para o PCC.

Anônimo disse...

A criação de penitenciárias federais nacionalizou as facções PCC e Comando Vermelho. Bandidos que até então só conheciam de nome essas 2 facções passaram a ter contato com seus lideres quando eram transferidos aos presídios federais. O resultado: CVC PCC espalharam filiais em presidios do norte, nordeste, sul e centro oeste. Erro primário cometido durante os governos petistas.

JORGE LOEFFLER .'. disse...



Quanta inocência dessas “otoridades” federais que acreditam que esses hoje presos colocados nos PRESÍDIOS DE SEGURANÇA MÁXIMA, obra dos GOVERNOS DO PRESIDENTE LULA são realmente quem manda nas drogas. É muita inocência para agradar a opinião pública. Os que de fato mandam nesse mercado, estes são invisíveis aos olhos dessas “otoridades míopes”.
Na verdade fazem isto apenas para impressionar o eleitorado que não pensa ou cuja inteligência não tem o alcance necessário.

Anônimo disse...

Será que ninguém percebeu ou foram omissos ou cúmplices?

Anônimo disse...

Enquanto a marginalidade tiver direito ao voto, as "excelências" representantes do povo, não vão deixar mal os seus eleitores.

Emmanuel disse...

Os outros governos não ignoraram o crime organizado: se acumpliciaram a ele .... Quase que isso virou Venezuela!! E é bom engaiolar bandidos, porque tem muitos a solta.

Anônimo disse...

O crime é lucrativo. A honestidade não. Muitos políticos no poder foram cúmplices do crime organizado nos últimos 30 anos.

Anônimo disse...

Me considero uma pessoa bem informada (até por necessidade profissional) e não me lembro de jamais ter ouvido sair da boca de qualquer repórter de rua, locutor de rádio ou âncora de telejornais, em qualquer canal de tevê, menções diretas, expressas aos facínoras do PCC, "sediado" em São Paulo, ou do Comando Vermelho, do RJ e suas "dissidências" como autores desse ou daquele crime, ou em confrontos com a polícia aqui ou ali. A imprensa só usa as expressões "facções criminosas" e "facções rivais", no genérico. Evidentemente que há uma razão para isso. Não é aleatório.
* Parabéns por seu trabalho, Márcia de Holanda.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/