Artigo, Alan Feuwerker - Os riscos para o Brasil na crise venezuelana. E uma lembrança da Guerra do Paraguai

Esta seria a melhor solução para o Brasil (esta ilustração é escolha do editor).

Cada um vê o imbroglio venezuelano conforme as lentes da ideologia, e esse é um direito inalienável. Há poucas coisas mais inúteis em política internacional do que discutir “quem tem razão”. Costuma ter razão quem tem a força para impor seu desejo. Os propagandistas entram na história para dar um trato na cena, fazer a limpeza e o embelezamento. Como aquele sujeito em Pulp Fiction. Não viu o filme? Veja.

Quem “tem razão” na Venezuela ? Depende. 

(...)

E o Brasil? Se o plano de uma derrubada “limpa” do chavismo der certo, com as Forças Armadas dali coesas degolando o governo sem maiores reações e conseguindo estabilidade social e militar, e eventualmente política, tudo bem. O bolsonarismo celebrará a queda de mais um desafeto e vida que segue. Quem sabe até com oportunidades econômicas, com o Brasil entrando de sócio minoritário no desmonte da PDVSA.

Mas, e se der errado? 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

16 comentários:

Anônimo disse...

O BRASIL, como o País mais importante da regiao, NAO pode se apequenar. O Brasil está , para nós, acima de tudo. Maduro é um anao. O BRASIL é um gigante.!!! Tia Glória.

Anônimo disse...

O BRASIL, como o País mais importante da regiao, NAO pode se apequenar. O Brasil está , para nós, acima de tudo. Maduro é um anao. O BRASIL é um gigante.!!! Tia Glória.

Anônimo disse...

depende?????

como assim depende, meu chapa?

depende nada...

é obvio que a DITADURA NAO TEM RAZÃO...

visão ideológica é direito inalienável agora?

Anônimo disse...

Os que mataram sao agentes da CIA infiltrados pelo eixo do mal Trump Bolsomito...

A Venezuela é uma democracia legalmente eleita em urnas eletronicas fabricadas no proprio pais.

O tribunal constitucional com todos os juizes escolhidos por Maduro ja disse que foi tudo legal e correto.

Entao cumpanheiros É LULLA LLIVRE!!!!

Anônimo disse...

O BRASIL , como o maior País da regiao, tem que se impor. Nao pode permitir que a Venezuela coloque baterias de mísseis junto a nossa fronteira.Isto é uma agressao estrangeira. Nós,o povo brasileiro,um povo pacífico, nao somos covardes e nao permitiremos essa agressao estrangeira.Nós nunca permitiremos que a nossa Pátria seja desonrada .!!!
Tia Glória

Anônimo disse...

Gostaria de perguntar ao AUTOR. Ao Brasil NAO interessa uma guerra. Mas poderemos aceitar mísseis de longo alcance, manejados por RUSSOS, apontados para o território brasileiro ??? Penso que nao. O que pensam os EUA??? E a Europa,o que pensa sobre o assunto??? E os Organismos Internacionais, até agora omissos ou pouco atuantes ???
É o ressurgimento de uma nova Guerra Fria ??? Tia Glória .

Anônimo disse...

Gostaria de perguntar ao AUTOR. Ao Brasil NAO interessa uma guerra. Mas poderemos aceitar mísseis de longo alcance, manejados por RUSSOS, apontados para o território brasileiro ??? Penso que nao. O que pensam os EUA??? E a Europa,o que pensa sobre o assunto??? E os Organismos Internacionais, até agora omissos ou pouco atuantes ???
É o ressurgimento de uma nova Guerra Fria ??? De qualquer forma , o BRASIL nao pode aceitar esta agressao estrangeira !!! Tia Glória .

Emmanuel disse...

Há um sábio ditado: o pior cego é aquele que não quer ver.... É o caso do referido articulista.
Ora, há um momento em que, querendo, ou não, somos obrigados a lutar; somos obrigados a vencer o medo.
É dai que esse "conversê" de que os americanos tem amigos como Maduro ... não cola.
Com efeito, não é preciso grandes exercícios de raciocínio para ver qual o lado certo - pelo visto, só o articulista tem dúvidas ...
A bem da verdade, já fomos tolerantes demais com Maduro...ele está provocando e, espero eu, não estejamos nós a dar moleza ao valentão: é hora de nos posicionarmos lo lado correto, ou ombrear com a Rússia, China, Irã e etc.
E não adianta vir com essa conversa fiada de que a guerra pode vir para dentro de nossas fronteiras, porque até nisso a visão estreita do articulista se revela: a guerra ja chegou!! Ou de onde supõe o escritor que vêm as drogas, as armas que são colocadas nas mãos dos guerrilheiros que agem nas "comunidades" Brasil afora??
Há um elo entre esse tipo de criminalidade e a ação das esquerdas que se personaliza nas pessoas como Maduro! Em resumo: é um mal que precisa ser extirpado, lembrando que o Brasil nunca guerreará contra Venezuela, mas sim, contra a quadrilha de bandidos que fez da Venezuela sua refém!! Muito parecido como estava aqui.
Bem por isso, deixemos o medo, porque é dele que os facínoras se alimentam.

Anônimo disse...

Discute-se "quem tem razão na Venezuela"? Será que o articulista tem dúvidas e acha que o povo faminto pode estar errado? Não alimente ilusões. O Brasil jamais vai tentar invadir o território Venezuelano. A ajuda se resume à entrega dos mantimentos na fronteira. Só. Não tente envenenar as FFAA com a lembrança (mal lembrada) da Guerra do Paraguai.

Chico Vilis disse...

Não sei quem é o Sr. AF, mas a consideração geopolítica é interessante.
A esquerda, aqui e lá fora, predatória, traiçoira e danosa nos deixa uma herança nefasta e assustadora. Montaram toda a situação de fragmentação do nosso Brasil e os abismos de miséria para muitos povos.
O lado escuro da força ficou com tudo para se aproveitar.

aparecido disse...

E nessas horas que se separam os homens dos meninos e dos veadinhos...estamos precisando disso...

Anônimo disse...

O poderosíssimo exército brasileiro não conseguiu nem vencer os traficantes cariocas.
Se tiver uma guerra com o Uruguai perde feio.
Os militares são excelentes somente na hora de receber os polpudos salários e aposentadorias

Anônimo disse...

Prezado Políbio

É bom que Vc poste texto de pessoas com inclinações políticas divergentes, dando oportunidade à discussão ampla dos assuntos.

Não posso, porém, deixar de comentar o texto deste sr. Alan Feuwerker. Há muito tempo eu não via um texto tão indiferente à opinião dos brasileiros comuns - tipo, "deixa como está para ver como é que fica".

O autor não dá uma palavra sobre as violências contra as pessoas que discordam dos donos do poder na Venezuela. Não diz um A sobre o socialismo imposto à força e que usa métodos de terror para se manter. Não fala nada sobre a natureza narco-traficante da cúpula governista venezuelana. Nem tampouco cita quem manda de verdade na Venezuela - a tirania cubana comandada por Raúl Castro. Não fala nada sobre quem coordena tudo isto - o Foro de São Paulo.

O final do texto é patético pelo desconhecimento da história brasileira, e querendo botar medinho em nós, diz que a guerra do Paraguai "deu na abolição e na república". Linguajar chulo e desinformante.

Nós brasileiros com um pouquinho de consciência sabemos que o papo que interessa não é o petróleo da Venezuela, nem a influência futura na PDVSA, nem a defesa dos direitos humanos à la Maduro.

Vamos deixar claro: o brasileiro comum está preocupado e empenhado em desbaratar e impedir a cubanização do Brasil. Não queremos a influência nefasta de russos e chineses no continente. Não queremos perder nossa liberdade.

A fila vai andar. É só questão de tempo, sr. Feuwerker - vai se preparando com novos artigos para defender os regimes bolivarianos da Nicarágua, da Bolívia e de Cuba, a cereja do bolo do socialismo latrino-americano.


Anônimo disse...

tá faltando um MORO na VENEZUELA.

Anônimo disse...

tá faltando um MORO na VENEZUELA.

Anônimo disse...

Políbio

Confirmando o que eu suspeitava - o jornalista se chama de fato Alon Feuerwerker, escreve para o Poder360 que é chefiado por Fernando Rodrigues, conhecido intelectual orgãnico de esquerda e simpatizante do velho Karl.

Convém informar isto aos leitores do blog.


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/