TRF4 mantém prisão de Pedro Augusto Xavier Bastos, ex-gerente da Petrobrás. Ele terá que devolver US$ 4,9 milhões que recebeu de propinas.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) julgou na semana passada a apelação criminal de Pedro Augusto Cortes Xavier Bastos, ex-gerente da área internacional da Petrobras, mantendo, por maioria, a sua condenação pela prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato. A pena foi diminuída em relação à sentença de primeiro grau, passando de 11 anos e dez meses para dez anos, oito meses e 20 dias de reclusão, a ser cumprida em regime inicialmente fechado. Além disso, o tribunal manteve a sua prisão preventiva no Complexo Médico-Penal em Pinhais, no Paraná.

Bastos foi denunciado, em junho do ano passado, pelo Ministério Público Federal (MPF). Em maio de 2017, ele já havia sido preso durante a 41ª fase da operação. Segundo a denúncia, o contrato de aquisição pela Petrobras dos direitos de participação na exploração de campo de petróleo na República do Benin, na África, da empresa Compagnie Beninoise des Hydrocarbures Sarl (CBH), teria envolvido o pagamento de vantagem indevida a ele.

O pagamento teria ocorrido mediante transferências em conta secreta mantida no exterior, conforme acordo de corrupção acertado no contrato entre a estatal e a CBH. O ex-gerente teria recebido o valor de 4.865.000,00 dólares em uma conta da offshore Sandfield Consulting S/A da qual era o beneficiário final. Ele terá que devolver este dinheiro.

CLIQUE AQUI para saber muito mais detalhes do caso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Se qualquer chinelão como este larápio roubaram milhões de dólares, então os chefões do PT-partido-quadrilha devem ter roubado TRILHÕES DE DÓLARES!

Anônimo disse...

O que chama a atenção é como um sujeito desses..imaginou que iria se safar com mais de 4 milhoes de dolares e nada iria acontecer...

Anônimo disse...

O que chama a atenção é que nenhum funcionário da Petrobrás foi à imprensa para reclamar durante os 13 anos de PT.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/