Estiagem já produz perdas fortes na safra de soja, mas há promessa de chuvas regulares

A estiagem que ocorre nas zonas de produção de soja do RS já provoca estragos consideráveis.

O editor pesquisou e sabe que a safra da leguminosa já registra quebra de pelo menos um milhão de toneladas por conta da falta regular de chuvas.

Nesta época do ano é quando a safra de verão de soja, milho e arroz, a principal do Estado, mais precisa de água.

Alívio para a lavoura

Os institutos de meteorologia, com ênfase para a MetSul alertaram neste final de semana que a segunda metade de dezembro terá muita chuva no Rio Grande do Sul. Os acumulados serão significativos em várias regiões. Esta semana que começa registrará alta frequência de chuva com temporais, o que resultará em altos volumes em Porto Alegre e no interior.

Um comentário:

Justiniano disse...

Aqui as perdas ainda não são possíveis de estimar, mas no Oeste de Paraná as perdas já passam de 60% com lavouras em formação de grãos, período mais sensível a seca.

O grande problema do RS foi que a maior parte das áreas teve que replantar porque os primeiros plantios as plântulas morreram e tiveram que ressemear.

Esses 14 dias sem chuva vai dar uma quebra significativa na produção de milho, porque pegou em cheio o período da floração. Deve ser a pior safra de milho dos últimos anos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/