Artigo, José Nêumanne Pinto, Estadão - A lambança do ministro Marco Aurélio

Ao lado, montagem sobre foto do ministro.

A lambança do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello a poucos minutos do expediente de fim de ano do Poder Judiciário, ao tentar soltar 169 mil presos condenados pós-segunda instância, entre eles Lula, despertou mais uma vez a fúria popular. E com ela emergiu também a criatividade das fórmulas desejadas para substituir a atual indicação de seus componentes pelo presidente da República, com aval do Senado Federal após sabatina. Eleição direta dos ministros, concurso público para admissão e indicação por notáveis ou mesmo associações da classe jurídica são, entre elas, as mais citadas.

Como dizia minha avó, ‘devagar com o andor, que o santo é de barro’. E seguindo instruções de Jack, o Estripador, ‘vamos por partes’. 

A vida do protagonista citado no início deste texto dá a oportunidade de indicar caminhos mais seguros para levar gente mais capacitada e equilibrada para ocupar o topo. 

 O cargo não foi obtido por concurso público, mas por nomeação patrocinada pelo pai, Plínio Affonso de Farias Mello, patrono até hoje reverenciado no ambiente do sindicalismo patronal como uma espécie de benemérito da classe dos representantes comerciais. O prestígio de Plínio Mello era tal que o último presidente do regime militar, João Figueiredo, manteve aberta a vaga no Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro para o filho dele, Marco, completar 35 anos, em 1981, e com isso cumprir preceito legal para assumi-la. O prestígio paterno levou-o ao Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, onde Fernando Affonso Collor de Mello o encontrou para promovê-lo – tcham, tcham, tcham, tcham! – para o Supremo Tribunal Federal (STF).

CLIQUE AQUI para ler tudo.

12 comentários:

Unknown disse...

Ao se conhecer a História do Brasil, a gente nota que não há muita novidade desde 1532 com Martim Afonso de Souza e as Capitanias Hereditárias que não virou nada. Alguns anos mais tarde, com Tomé de Souza (governadores gerais) e a "construção" de Salvador, a corrupção se instalou de vez.
De lá pra cá, a coisa foi apenas se aperfeiçoando.

Unknown disse...

- Ao se conhecer a História do Brasil, a gente nota que não há muita novidade desde 1532 com Martim Afonso de Souza e as Capitanias Hereditárias que não virou nada. Alguns anos mais tarde, com Tomé de Souza (governadores gerais) e a "construção" de Salvador, a corrupção se instalou de vez.
De lá pra cá, a coisa foi apenas se aperfeiçoando.

Anônimo disse...

É meu caro, Pero Vaz de Caminha ao enviar carta ao rei Dom Manuel falando da terra encontrada, ele disse, "nesta terra em se plantando tudo dá", até político corrupto, esse é por minha conta.

Anônimo disse...

Minha sugestão para a escolha de Ministros do STF e STJ entre outros, deve ser escolhidos entre juízes concursados, quantidade 5 com mais de 60 anos que passariam por eleição no Congresso. O mais votado seria considerado eleito e iria para sanção presidencial.

Anônimo disse...

Os coronéis nordestinos sempre mandaram no Brasil! Eis o problema que não querem resolver com voto distrital.

TIRAR O PODER DOS POLITICOS NORDESTINOS para igualar com os do resto do País terá que ser, talvez, numa guerra cruenta.

NEM GETULIO VARGAS ousou; Nem os militares em seus governos ousaram modificar isto.


Anônimo disse...

o sujeito que resolveu quase arrebentar com o Brasil liberando mais de 100 mil presos em uma única tacada, digo, canetada...

se contar pra um gringo, o sujeito não vai acreditar...

Anônimo disse...

Ou seja, Marco Aurélio é descendente das manjadas familias "FILHINHOS DO PAPI"! Inconformado com o titulo de "FILHINHO DO PAPI", tomou rumos próprios e para a maioria hoje se transformou e é conhecido como um grandessísimo FDP! Cuspiu no prato que o "PAPI" lhe serviu!

Unknown disse...

Além disso tudo, MAM é uma pessoa que necessita patologicamente de "holofotes".
Se houvesse teste de sanidade mental, desconfio que ele seria reprovado.
Nem Freud explica tamanha carência em uma sexualidade tão mal resolvida.

Anônimo disse...

O ministro marco orélio é muito parecido com o Seu Peru da escolinha do prof. Raimundo Nonato.
Chico Anísio criou esse personagem ou já nasceu assim... KKKKKKK

Anônimo disse...

Esse sujeito não é normal.
Carlos Alberto

Anônimo disse...

ESSE SUJEITO TEM POR ÓBVIO UM SENTIMENTO DE INFERIORIDADE POR TER CIÊNCIA DE QUE NAO VALE NADA! SUA POSIÇÃO É FRUTO DE TERCEIROS E NUNCA DELE PRÓPRIO! EIS PORQUE TENTE APARECER! TENTA SER DIFERENTE! FALA COMO SE ESTIVESSE SENDO IMPORTANTE COM PALAVREADO REBUSCADO E PARECENDO SEGURAR UM PEIDO! QQ PSIQUIATRA EXPLICA O ELEMENTO.

Anônimo disse...

Esse indigitado elemento mostra em seu comportamento uma mistura de vaidade, egocentrismo, soberba e sadismo. Que o STF renasça das cinzas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/