Centro de Atenção Psicossocial para drogados e alcoólatras de Porto Alegre será o primeiro do Brasil

Porto Alegre será a primeira cidade do país a contar com um Centro de Atenção Psicossocial voltado a usuários de Álcool e Drogas (CAPS AD IV) em funcionamento 24 horas por dia. 

Segundo o prefeito Nelson Marchezan Júnior, o serviço será oferecido com psiquiatra à disposição durante todo o período em uma área da cidade conflagrada como região de vivência de usuários de drogas.

Desde 2012 a capital não contava com a abertura de um novo CAPS. A Prefeitura de Porto Alegre deve inaugurar o espaço – chamado de Céu Aberto - no mês de dezembro e a estrutura, localizada na Vila dos Papeleiros, próximo a Estação Rodoviária, será administrado pela Associação Educadora São Carlos. A instituição foi qualificada através de edital de chamamento público para receber R$ 519 mil para gerenciar o CAPS.

Conforme o secretário municipal de saúde Erno Harzheim, a estrutura é inédita no país.

A estrutura terá 480m² e contará com 20 leitos e 65 profissionais entre médicos psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais, educadores físicos e terapeutas. No local haverá oferecimento de banho para os usuários, kits para higiene pessoal, comida, atendimento individual e em grupo, leitos de observação e de permanência.

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

13 comentários:

Anônimo disse...

essa é pra Olivio Dutra kkkkk

Mordaz disse...

Enxugar gelo.

Anônimo disse...

Parabéns sr. Prefeito e sr. Secretário da Saúde!! Mais uma iniciativa concreta que visa o atendimento da drogadição em bases humanitárias.

Ricardo disse...

Enquanto a Polícia não prender o usuário e desbaratar as quadrilhas de narcotraficantes, o quadro será o de, como diz o gaúcho: ensaboar cabeça de burro com sabonete.
O atleta entra em agitação psicomotora ou toma uma overdose, sai de campo, vai ao DM, sai com um atestado e pronto para outra.

Anônimo disse...

Sr. editor: informo que desde alguns anos existe no município de São Lourenço do Sul um CAPS-Álcool e Drogas , popularmente conhecido por "CAPS-Careta".

Anônimo disse...

Droga e violência são fuga, crise existencial, medo, frustração, vida sem sentido, sem direção, fim de linha.

Anônimo disse...

Petebas a caminho ...

Anônimo disse...

Em São Paulo tem os Cratodes.

Adilio Faustini disse...

Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD), Os centros pertencem a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Anônimo disse...

do que adianta isso tudo se na outra ponta ha os inúmeros artistas incentivadores do uso da droga?

tem que cair em cima desses irresponsáveis propagadores do vicio...

teve ate uma banda que praticamente dedicou toda a sua miserável existência ao culto à liberação da maconha...

Anônimo disse...

RODRIGO DUTERTE presidente das Filipinas e JOKO VIDODO presidente da Indonésia, para acabar tanto com o traficante como com o usuário.

Anônimo disse...

Polibio ta aí um serviço bem útil para a petralhada

elias disse...

Gostei.
Minha contribui8lão já está disponivel. Me localizem pelo meu IP que tem uns 30 anos, e prontamente alcançarei a doação.
10 pás de corte, novas
10 pás de concha grandes,novas
10 picões novos.(picaretas pra o resto do bananão)
10 enxadas, novas com folha inteira.
10 dispertadores, sintonizados às 6,30 AM

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/