Empresários e maioria dos deputados não querem prorrogação do ICMS mais caro

Fiergs e Federasul vão posicionar-se contra a manutenção do alíquota elevada do ICMS no RS.

Ela cairá de 18% para 17% no dia 1o de janeiro.

A alíquota básica do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) subiu no governo atual de 17% para 18% e as alíquotas nominais de mercadorias e serviços dos setores de combustíveis, comunicação, bebidas e energia elétrica em até 5 pontos percentuais. A medida resultou em um aumento anual na receita de R$ 1,89 bilhão para o Estado e R$ 764 milhões para os municípios gaúcho.

O governo Yeda não contou com este aumento, que vigorou durante o governo Rigotto. Rigotto, a pedido de Yeda, apresentou projeto para prorrogar os novos índices, mas a matéria foi rejeitada. 

O governo Sartori deverá propor a manutenção a pedido do governador eleito Eduardo Leite, com quem se encontrará na semana que vem, mas nenhum dos dois dispõe de maioria na Assembleia para garantir a aprovação da matéria.

7 comentários:

Justiniano disse...

Parole, Parole, Parole.

Não vou aumentar impostos e vou reduzir - Mentira!!

Vou pagar em dia (fará somente no ano 2020) - Mentira!!

Esse governo tucano parece a repetição dos governos mentirosos do PT.

Se o MDB tiver vergonha na cara vota contra esse prorrogação, mas esperar vergonha na cara de deputados é pedir demais.

A Volpato levou todo a parte administrativa para Lajes devido a essa alíquota e ganhou isenção fiscal da prefeitura de Lajes. Deixou a cidade de Lagoa Vermelha com 400 desempregados.

Sei de outras empresas que estudam ir para o norte do Paraná por estar mais próximo dos grandes centros consumidores do país.


Anônimo disse...

E o escondidinho vai fazer o quê ? Ele falou que buscaria dinheiro na iniciativa privada, para que quer continuar com o ICMS maior ?

Anônimo disse...

Não deveriam prorrogar a alíquota. Isso faria com que as despesas de pessoal excedessem o limite legal, permitindo a demissão de servidores e não concursados. O estado precisa se adequar, não mandar a conta para a sociedade.

josé paulo moletta disse...

a maioria dos gaúchos acreditaram no Candidato Eduardo Leite, ta ai o resultado. kkkkkk

Anônimo disse...

Não a prorrogação do icms!!! Vai cuidar do fluxo de caixa Leite...o novo mago de economia!!!

Anônimo disse...

Não são somente grandes empresas saindo do RS. Pequenas e médias que vendem muito para fora do Estado, são mais competitivas se transferindo para outroa estados.

Anônimo disse...

Não criar fake news também ajudaria os comentaristas, afinal o Leite afirmou que ia manter as alíquotas pelos menos durante os próximos dois anos. O resto é dor de cotovelo de perdedor.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/