Confiança do consumidor recuou em março, mantendo-se abaixo da média histórica, diz CNI.

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), divulgado ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) recuou pela segunda vez consecutiva (-0,8%)  entre fevereiro e março, para 101,9 pontos. 

Oresultado, construído a partir de uma amostra com 2000 entrevistados em 126 municípios, é 5,6% inferior à média histórica, de 108 pontos. Na comparação interanual, o índice é praticamente o mesmo, registrando leve recuo de 0,1% na comparação com março de 2017. O movimento de recuo no mês passado é corroborado principalmente pelos indicadores ligados às expectativas. As percepções dos consumidores se tornaram mais pessimistas com relação à evolução futura dos preços, emprego e renda, apresentando quedas de 2,7%, 2,6% e 2,9%, respectivamente. Um dos destaques da divulgação da CNI ficou por conta da melhor percepção em relação às condições financeiras dos consumidores, registrando crescimento de 0,6% na comparação com fevereiro. 

As percepções mais pessimistas do consumidor refletem um movimento mais gradual do consumo das famílias e para atividade econômica, no primeiro trimestre de 2018.

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