Opinião do editor - Jornais precisam ser precisos quando tratam da questão econômica.

Com exceção do jornal Zero Hora, todos os demais jornais diários de Porto Alegre parecem não compreender exatamente o caso da possibilidade de adesão do governo gaúcho ao RRF (Regime de Recuperação Fiscal dos Estados), o que acaba facilitando a retórica atrasada, permissiva, demagógica, populista e mentirosa da oposição lulopetista, mais seus aliados desprevenidos ou prevenidos demais.

Isto acontece, mesmo quando o jornal é ideologicamente comprometido com as teses do ajuste das contas públicas.

É o caso do Jornal do Comércio de hoje, que mandou esta manchete na capa:

- Estado fica mais próximo de economizar R$ 11,3 bi.

Isto não é verdade.

O governo estadual não receberá qualquer anistia de R$ 11,3 bilhões (três anos sem pagar a dívida com a união), mas receberá, isto sim, uma carência de três anos, prorrogáveis por mais três, caso repactue sua dívida com a União, tudo no âmbito do RRF dos Estados.

Há mais.

13 comentários:

Linei Zago disse...

Perfeito. O desmonte da comunicação em veículos de comunicação, atingiu editorias fundamentais como política, economia e geral.

Mordaz disse...

O que nenhum jornalista conta é o que o governo vai fazer em três anos que não fez nos últimos 30 para reverter a economia fracassada do RGS.

Anônimo disse...

Falou e disse Políbio. Eu não sou economista mas depois que li sua postagem e ouvindo o Feltes e o Sartori cheguei a mesma conclusão. Quanta ignorância ou má fé. O Sartoei e o Feltes explicaram mas eles de tão obliterados repetiam as perguntas, mais parecia um inquérito. Um articulista ou jornalista que não lê é triste pois induz erradamente o leitor ou ouvinte. São os reis do fake news.
Joel

Anônimo disse...

Polibio, resumindo, vão empurrar com a barriga por 3 ou 6 anos o problema, vão seguir inchando a máquina pública e dando aumento para os servidores públicos, pois vão ter a falsa sensação de que “ganharam” 11 Bilhões, e quando acabar o prazo da carência explode tudo vez nas contas do RS.

Esta carência seria boa e adiantaria se o Governo pudesse demitir servidores públicos em funções não essenciais e abaixar as regalias do Judiciário e Legislativo, mas como isto não ocorrerá, em 3 ou 6 anos teremos novamente esta discussão e o estado quebrado de vez!
Pobre RS!

ganhatudo disse...

È a matemática, seu estúpido.
Parafraseando a expressão celebre 'É a economia, seu estúpido."
Até jornalistas de economia, muitas vezes, deixam a desejar. Parece que pensam que dinheiro dá em árvores.

Anônimo disse...

Voces tem lado, coxinhas! Mesmo os blogueiros pobres, pequenos empresários, jornalistas falidos, estudantes do mbl etc. O lado de vocês é quererem ser.... É de pertencerem, sem fazerem parte. O de acharem q agradando ou fazendo o jogo sujo das verdadeiras elites, vão ganhar migalhas e se faram parecer um pouquinho com eles. São o lumpesinato das elites q usam abobados e bobocas q se acham, mas são uns chinelos. Não é a zh q tem entendimento "diferenciado" é o dono do jornal e representante dos eua, o instituto milenium. Voces , chinelões, não fazem parte disso, embora sejam os melhores puxassacos e panos de chão q a verdadeira elite economica e rentistas possam ter, ehehehehe...

Anônimo disse...

Boa tarde Editor...
Quer dizer que daqui a 3/6 anos estaremos em uma m....pior...
Claro que essa ajuda salva o mandato do Sartoron...
Daqui a 3 ou 6 anos não nos interessa...

Anônimo disse...

Observação:
Na verdade quem precisa ser preciso são os jornalistas, que são quem faz os jornais.
Culpar a "Folha" ou no "Globo", por exemplo, é tudo que os pelegos das redações precisam pra continuar pelegueando incólumes.

Anônimo disse...

Grupo RBS, Jornal Zero Hora, Rádio Gaúcha em nome de baixar custos, tem gente nova (Jovens ) que tem salários menores, se sujeitam a "cartilha". Falta experiência, alguns com um português horrível ( Tanto na escrita, como na fala ), além de baixa capacidade intelectual, sem domínio dos fatos e da história.
A renovação tem sido sofrível.

Anônimo disse...

pois é, é notícia para "MANÉ", por isso estão quebrando, a MIDIA JORNAL está findando, e mal informando será enterrada mais cedo.

Anônimo disse...

Penso que o RRF não é a solução para o RS. Devemos cobrar os sonegadores e combater os privilégios do judiciário e legislativo. Só assim o RS irá para frente e sem pedir nada a ninguém.

Anônimo disse...

Jornalões e mídia aberta cada vez mais sem credibilidade. Rumando para extinção....

Anônimo disse...

Esse aí comeu o capim todinho do profi de história esquerdalho.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/