Novo prefeito assume a liderança da vanguarda do atraso em Gramado

Incapaz de mudar enquanto o carro anda, o novo prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, suspendeu por 60 dias a aprovação de novos empreendimentos imobiliários.

Ele alega que quer rever a atual legislação e os atuais procedimentos, alegando que a cidade está sendo desfigurada.

Há controvérsia.

O prefeito mandou parar tudo.

Gramado finalmente caiu nas mãos da vanguarda do atraso.

Turistas poderão ser vistos como mal necessário daqui para a frente.

32 comentários:

Anônimo disse...

faz bem o prefeito... gramado esta com seu ecossistema sendo destruido devido a construções pra todo lado. tudo pelo dinheiro. o editor deveria entender um pouco de meio ambiente e urbanismo desenfreado...

Anônimo disse...

é assim que se faz mesmo...

tivessemos coragem de "parar tudo" para recomeçar da maneira correta eu teria esperança nesse país...

essa mania tola de "trocar a roda com o carro andando" faz parte do rol dos nossos grandes defeitos...

é "trocando a roda com o carro andando" que tudo vai sendo remendado, enjambrado, improvisado...

o resultado é o caos e a feiura completa de todas as nossas cidades...

nao consigo ver no Brasil nenhuma cidade digna de visitação, a nao ser pelo que a natureza oferece, o que é algo bem diferente de vistiar algo que seja bonito e tenha sido construido e mantido pelo homem...

Gramado mesmo, passou daquela rua tradicional onde os artistas vao para desfilar achando estar na Europa, é igual a qualquer cidade brasileira...

é sair daquela rua, e a "Europa" acaba...

eu, por exemplo, nao dou dinheiro para ajudar em ações ditas sociais que nao tem o proposito claro e especifico de erradicar o problema...

nao contem comigo para ajudar a deixar tudo como esta...

o prefeito esta certo, tem de parar tudo e colocar ordem na casa...

Anônimo disse...

ah...tem malandro q qr liberar obra de construtora picareta, é?

Anônimo disse...

Faz todo o sentido querer revisar. Basta olhar a bestial arquitetura da loja Pompéia na avenida são pedro. Deviam botar atras das grades o infeliz que autorizou aquele tipo de obra, similar uma loja da Assis Brasil de Porto Alegre.

Ele devia era mandar fechar aquela.....e algumas outras, mas aquela de forma urgente.

Anônimo disse...

Normalmente fazem isso (criar novas regras e proibições) para vender facilidades...

Anônimo disse...

Está certo o prefeito. Gramado logo logo estará uma Capão da Canoa sem mar.

Anônimo disse...

POR ISSO QUE CANELA APESAR SE SER CHAMADA DE CIDADE DORMITÓRIO DE GRANADO E ONDE TEM MAIS VILAS E PRESÍDIO TEM TAMBÉM MAIS FUTUTO: ESTÁ COM RUAS LARGAS, RELEVO QUASE PLANO, CUSTO DE VIDE MENOR, POPULAÇÃO FIXA MAIOR, MAIOR POSSIBILIDADE DE EXPANSÃO, CARACOL, IGREJA, ETC.

Anônimo disse...

Coisa de cinema ... né !

Cada prefeito que assume resolve fazer as coisas do seu modo e maneira !

Se houvesse critérios unificados e objetivos, a cidade estaria bem mais desenvolvida e com investidores interessados.
Cada solavanco de nova eleição, o "filme queima".

Aaaahhhhh !!!

Anônimo disse...

Apóio o Prefeito. Está correto em fazer análises de como se encontra a cidade hoje. E, só autorizar novas construções quando já estiver concluído e organizado um organograma que venha ao encontro da cultura e beleza da cidade. Afinal, Gramado é uma cidade turística e deve ser preservada da ganância desenfreada das construtoras. Parabéns prefeito, é isso aí. A responsabilidade de preservação da cidade por 4 anos é sua.

Anônimo disse...

Por mim tanto se me dá se liberam ou proíbem construir nessa enganação. Cidade fajuta, tudo é pensado para explorar o turista desavisado, gente despreparada, serviços deficientes, trânsito caótico, atrações (?) sem graça nenhuma. Tem que ser muito trouxa pra investir nessa armadilha turística de 5a categoria.

Anônimo disse...

O prefeito anterior do PP afirmou a mesma coisa

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/economia/noticia/2013/08/gramado-enfrenta-sintomas-de-esgotamento-4222541.html

políbio, disfarça um pouco seu ódio.

Anônimo disse...

Que tristeza ver um jornalista que não avançou e continua no passado. O prefeito de Gramado está certo, tem que parar um pouco com esta alavancada de prédios que tiram a beleza do município. Atraso na vanguarda é um jornalista caquético querer falar sobre o que não entende.

Unknown disse...

Apoio totalmente o que fez. Tenho casa há 24 anos em Gramado e estou enxergando a devastação que estão fazendo com a natureza. As pessoas vão a Gramado pela natureza e não pelos edifícios e concretos. Por isso nunca deu certo shopping, pois shopping já existe em cidades maiores. A explosão Imobiliaria está a raia da loucura. Aplaudo o prefeito Polibio. Atraso é devastação sem limite.

Anônimo disse...

Concordo !

kleber moura disse...

Me admiro, você que conhece bem o dia a dia da cidade, criticar essa ação, que já deveria ser tomada a muito tempo.
Mas se você quer uma selva de Pedra, poupa os 110 km da viagem e fica em poa. Que falta de sensibilidade.

Anônimo disse...

Gramado se resume aquela rua principal toda enfeitada de Europa...

mas é so o turista desavisado cruzar uma esquina mais a frente e....búúúúúúú!!!

leva um susto ao dar de cara com a feiura rotineira das cidades brasileiras...

Anônimo disse...

Parece que muitos comentários deste site são daquelas pessoas que tem afinidade com o prefeito Fedoca, não é mesmo Miron Neto??

Anônimo disse...

O mais correto seria chamar as pessoas que cuidam do Plano Diretor do Município e decidir em conjunto a alteração das regras de construção do município. Essa atitude radical do Prefeito João Alfredo Bertolucci só demonstra o total despreparo dele assumir a prefeitura. Não é assim que se faz política Fedoca. É preciso conversar, dialogar com a sociedade. As regras devem ser claras e quando forem alteradas devem ser negociadas com antecedência com a sociedade. Somente assim a cidade vai atrair mais investimentos.

Anônimo disse...



Ouvi hoje a entrevista do novo prefeito de Gramado e não é por aí não Polibio. E, afinal, suspender por 60 dias procedimentos administrativos não pode ser entendido como fim de mundo. O prefeito parece querer colocar as coisas em ordem!!!! Isso é bom.

Anônimo disse...

O problema é que é tudo muito bonito na teoria, mas na prática as coisas são diferentes. As pessoas criam um monte de regras e na hora de cumprir, tem alguém que é amigo de outro alguém, que teve que pagar alguma coisa para alguém e ajudar não sei quem, que "milagrosamente" consegue justamente aquilo que as regras proibiam. Espero que o atual prefeito não entre na prática comum dos governos do país: criar dificuldades e "vender" facilidades.

Anônimo disse...

Anônimo das 17:01h. É o que temos. São nossas belezas naturais para mostrar ao mundo. Gramado lembra muitas cidades da Europa e nós brasileiros valorizamos ao máximo quando lá visitamos. Temos que também valorizar o que é nosso.

Anônimo disse...

Difícil a situação de Gramado. Ao longo de 16 anos o Partido Progressista se utilizou de uma política empreendedora, que atraiu inúmeros investimentos e transformou Gramado no principal destino turístico do Brasil. Não falo somente da beleza da Av. Borges de Medeiros ou do mega evento Natal Luz que foi totalmente modernizado na administração PP, falo sim da cidade como um todo. É inegável a contribuição dessa gente do PP. Mas claro que muita inveja despertou e a população começou se indignar com os salários do pessoal da prefeitura, concursados e CCS, sem conseguir reconhecer e valorizar o excelente trabalho que realizavam e o serviço que prestavam para a população. Nas semanas próximas a eleição só se falava nisso no município. O resultado desta inveja e indignação foi a derrota do PP e a vitória apertada da oposição. Agora com a oposição no poder, bastam 4 dias que os problemas já começam a surgir. Se a história servir de modelo, em Gramado toda vez que o PP assumiu a prefeitura, a cidade prosperou, e toda vez que o PMDB e seus coligados (PDT/PT/etc) assumiram a prefeitura a cidade estagnou. Então, se a história servir de modelo estamos ferrados. Afinal, não se pode esperar muita coisa mesmo da oposição que tem entre os partidos coligados até o PT.

Anônimo disse...

Gramado é de facto a ÚNICA CIDADE BRASILEIRA que podemos classificar como europeia, por quê? Porque lá se respeita a faixa de pedestres, não se grita nas ruas, se anda bem vestido, não se joga lixo no chão e todo o espaço verde lá é utilizável para o meio ambiente, bem, ainda há o aspecto clima, frio e neve completam as características da região.

Sério, falem mal de qualquer cidade, só não falem ruim de Gramado/Canela/Nova Petrópolis, porque essas três juntas formam a única região brasileira realmente "europeia", desde a arquitetura até a educação das pessoas. Eu desafio todos os leitores a encontrarem nesse imenso Brasil outra cidade que seja tão limpa, simpática e agradável quanto Gramado. Eu nunca achei outra, essas três cidades que eu listei formam um "enclave europeu", como um legítimo país europeu em terras tupiniquins, um enclave ainda não dominado pelas favelas, pelo funk, Carnaval e drogas.

Aos que falam mal, só lamento, deve ser porque não dispõem de dinheiro suficiente para desfrutar na região das Hortênsias, aí só sobra falar mal.

Anônimo disse...

Gramado pode ser mais organizada que qualquer outra cidade brasileira, nao discordo...

mas dai a citar a Europa como comparação...

vamos devagar com o andor...

N e s t o r disse...

É engraçado os comentários desmerecedores sobre Gramado, isso é discurso da incompetência e da inveja, de gente medíocre que se esconde nas sombras, discurso de vadio e preguiçoso. Engraçado que todos os comentários são feitos por Anônimos, o que se esperar de (PT/PDT/PMDB....) teoria ...teoria...teoria. Parabéns ao Ex-Prefeito que com sua equipe coloco Gramado no mapa do cenário Mundial. FEDOCA !!! tem que trabalhar muito para poder tentar chegar perto da antiga administração, e trabalhar não é a tua praia.

Anônimo disse...

E onde as pessoas vão morar , cada vez mais gente , temos que invadir os campos ,matas e florestas , todos merecem uma residencia ,e onde plantar os alimentos

Anônimo disse...

Eu poderia discursar horas e horas sobre a vantagem de Gramado em relação à outras cidades brasileiras (inclusive outras de colonização ítalo-germânica também), mas não acho prudente, pra mim Gramado pode sim ser perfeitamente comparada com a Europa, há quem diga que ela é até mais europeia que muitas cidades do continente europeu, portanto não acho exagerada à comparação. Se dizem que Florianópolis é a capital da qualidade de vida (o que não é verdade, pois não há tratamento de esgoto, nem infraestrutura, nem parques, nem boas rodovias, não há grandes centros médicos lá, nem serviços que só grandes capitais como SP, RJ e POA possuem, agora com o crescimento da violência, fora que Vitória-ES está se desenvolvendo mais), então porque Gramado e toda região serrana não podem ser a "Europa Brasileira" e ainda mais quando neva?

Parabéns a Gramado e que outras cidades gaúchas sigam o exemplo e se transformem em outras Gramados!

Anônimo disse...

Vai para cidreira!!!!!

Unknown disse...

Que Mar? O marrom e violento? Melhor não ter...

Unknown disse...

So exploração.....

Anônimo disse...

Pelo comentário de alguns deveríamos manter tudo como estava na época do descobrimento do Brasil, em 1.500 dc. O Poder público deve fazer seu papel: estabelecer regras ambiental e paisagísticamente corretas, com rigor e fiscalização, visando: melhorias ambientais, manter e melhorar a arquitetura européia, desenvolver sua vocação turística, dando oportunidade a quem queira o desenvolvimento correto da cidade.

Anônimo disse...

Gramado já está além do limite pelo descontrole imobiliário.
$$$$$$$ mandava na cidade até a gestão anterior.
Precisa de um freio.
Qualidade de vida para as pessoas e turista irá piorar muito se nada for feito.
Já está faltando agua.
Querem devastar toda as principais áreas verdes bem localizadas em nome de prédios.
PREFEITO FEDECA está corretíssimo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/