Dois anos depois, nova frota de 15 trens ainda não entrou em operação na Trensurb

Passados quatro meses desde a posse do governo Michel Temer e ainda sem conseguir definir a nova direção da Trensurb, Porto Alegre, continua a indefinição sobre a entrada em funcionamento de toda a frota de 15 novos trens, já que apenas quatro entraram em operação asté agora.

A estatal federal alega problemas com os trens.

 A multa aplicada pela empresa ao consórcio que forneceu a encomenda já supera os R$ 4,5 milhões, mas os trens só devem retornar as suas atividades, na totalidade, em maio de 2017. Com a falha de projeto, o consórcio FrotaPoa foi responsabilizado e multado

Os trens chegaram em 2014, foram fabricados e trazidos ao Estado para adequação dos parâmetros aos sistemas fixos da empresa.  Após o primeiro problema encontrado, foi feita uma análise do projeto e identificadas inconformidades com relação ao que estava previsto e os trens não foram colocados em uso até o consórcio apresentar a garantia de que não haveria riscos. Até o momento, apenas quatro foram liberados. A expectativa é de que, até o final do ano, outros oito estejam circulando e, o restante, até maio de 2017.

As novas composições têm gasto energético cerca de 30% inferior às atuais, sistema de ar-condicionado automatizado, comunicação multimídia, iluminação interna com LED, entre outros benefícios

8 comentários:

Anônimo disse...

ESTE JÁ DEVERIA TER SIDO PRIVATIZADO A MUITO TEMPO.SÓ NO BRASIL,QUE O GOVERNO É DONO ATÉ DE LINHA DE TRENS COMO ESTA.O ESTADO É DONO DE ZOOLÓGICO,JARDINS BOTÂNICO,TVs...E DEPOIS A PERGUNTA:PORQUE E UNIÃO E OS ESTADOS ESTÃO NA PINDAÍBA? A RESPOSTA ESTÁ AÍ,CLARA E SIMPLES.

Paulo SG disse...

A dúvida é se a Trensurb pagou integralmente o valor da compra dos trens que não funcionam. Provavelmente sim. A Lava Jato já pôs sob suspeita a extensão da linha entre São Leopoldo/Novo Hamburgo. Essa compra é só mais um escândalo de uma empresa que a toda hora entra em greve por regalias e não tem demonstrado capacidade para gerenciar o serviço.

Anônimo disse...

Que fez a compra? Porque compraram trans para uso no subsolo, cujos rolamentos não estão protegidos contra a chuva ou água? Porque a demora? multar não resolve o problema. Onde esta a MP que não toma atitude? Cade as ditas entidades tipo CREA? Uma vergonha e descalabro. Se fosse na China alguém iria para o paredão, é o que merecem.
Faltou a Metroplan outra entidade que não serve para nada, só para boquinhas de incompetentes.
Joel Robinson

Anônimo disse...

Não chegaram no percentual da propina?

Anônimo disse...

Alguém lembra do Metro POA? A especificação destes novos trens do Trensurb não foram para posterior utilização naquele esquema? Alguém conhece a especificação dos trens daquele metro? É bom dar uma olhada. E o pacote que estava montado (antes da Lava Jato) para que a Odebretch ficasse com o metro POA e recebesse o Trensurb por R$ 1,99? E o ex-presidente do Trensurb que virou consultor da Odebretch e voltou a ser diretor quando o metro não foi adiante? As propostas do metro POA ainda não foram analisadas? Estão com receio de divulgar quem seria o vencedor? O povo tem memória curta e os que possuem autoridade para evitar estas falcatruas não agem. Esta é uma realidade que não muda neste nosso país. Independente de partido político.

sao paulo disse...

kkkk, depois tem nego defendendo essas putarias chamadas estatais, puteiros sao mais respeitosos q uma "empresa" estatal, kkk, compraram trens bichados, se bobiar isso deve ser ate coisa usada, como ocorre como as empresas de onibus q pinta o onibu e diz ser novo, kkk, qiue piada, e ser for investiga´ chega na orcrim

Anônimo disse...

quanto o pt levou nesta compra?

Anônimo disse...

pt saudaçoes, nao querem privatizar querem continuar roubando, onde tem pt só tem roubo

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