Artigo, Meraldo Zisman - Matem os velhinhos

A saúde passou a ser um bem de consumo. A razão pela qual a medicina seguiu essa tendência é que o valor do trabalho médico não pode ser medido unicamente pelo ganho monetário. Mas foi a essa degeneração que assisti, ao longo de meus 55 anos de vida profissional no Brasil.

(...)

Nossos principais hospitais particulares são símbolos de ostentação de riquezas e se assemelham mais com bancos ou hotéis de cinco estrelas. Parecem exemplos de exibição de riqueza aparente ou de riqueza ilícita, obtida com o sofrimento alheio.

Ao lado desse luxo, as filas vergonhosas dos pobres a mendigar atendimento médico, do outro lado da calçada, são de doer.

Com a valorização da tecnologia, os médicos passaram a ser meros manipuladores de máquinas. 


 - Meraldo Zisman – Médico, psicoterapeuta. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha).

CLIQUE AQUI para ler o artigo completo.

9 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito o artigo, Educação, saúde, segurança, saneamento básico não são prioridades para os brasileiros, prioridades para os brasileiros são: Panamericano,Copa do Mundo, Olim Piada e investimento nos paises vermelho escarlate bolivarianos.Barsil, País de Tolos.

Anônimo disse...

O próprio povo, ao pagar muitíssimo mais por um exame que por uma consulta, é que estimula essa tecnificação da medicina.

Anônimo disse...

Mais marxismo... Não compreendeu ainda que os planos são caros porque o governo vive se metendo nos contratos, obrigando aos planos sempre oferecer aquele último exame caríssimo, recém inventado, para planos em que não havia esta previsão, o que leva ao encarecimento de todos os planos para cobrir os custos. Na realidade, o que ele aponta como solução, o Estado, é a causa dos problemas. Não se metesse, a coisa andaria melhor, aliás como em qualquer país civilizado do mundo.

Anônimo disse...

Modelo ideal proíbe o médico trabalhar no público e no privado.o

Mordaz disse...

Visão desfocada de um "psicoterapeuta". Medicina sempre foi bem de consumo. Tão caro que em Cuba custa a liberdade de um povo. Numa medicina que leva a justiça toda dúvida médica é claro que exames e mais exames irão ser pedidos. As pessoas querem medicina de graça pelo SUS e indenizações nababescas.

Mordaz disse...

Este artigo em defesa de almoço de graça possível deveria ser comparado com o abaixo: HOSPITAL PORTO ALEGRE DEMITE 116. TRABALHADORES OCUPAM AS INSTALAÇÕES. MPT FOI ACIONADO PARA GARANTIR AS RESCISÕES.

Anônimo disse...

Culpa do Poder Judiciário! Onde já se viu implorar por um "estrondoso aumento" de 8,13% enquanto os pobres anciãos estão mofando nos corredores hospitalares do SUSÃO!

Anônimo disse...

Brilhante, acertou em cheio pois conhece o problema.

Anônimo disse...

99,9% dos brasileiros acham que pagar uma consulta médica ou comprar um remédio é botar dinheiro fora. Preferem gastar com conta de celular, cigarro, NET, cabeleireiro, pinga, motel ou maloca, entada para jogo de futebol ou qualquer outra porcaria. Querem tudo de graça! Não existe almoço "de grátis"! Saúde não tem preço, mas tem custo!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/