João Otávio Brizola conta no seu livro autobiográfico: "A ditadura militar esteve por trás da criação da CUT e do PT".

No dia 28 de março o livro foi lançado no Rio.

No livro autobiográfico que acaba de lançar ("Minha vida com meu pai, Leonel Brizola"), João Otávio Brizola conta detalhes da história que lhe contou o ex-governador do RS e do Rio sobre as manobras feitas pelo general Golbery do Couto e Silva para dividir o PTB. João Otávio é o único dos três filhos de Brizola que continua vivo.

"A ditadura militar, já ao final, usou Ivete Vargas para tomar o PTB de Brizola, e Lula para evitar que o PDT ficasse com alguma coisa", conta o autor na página 219.

E lembra do que ouviu e viu pessoalmente:

- Foram manobras sórdidas.

A história de João Otávio reforça as revelações feitas pelo delegado Romeu Tuma Júnior no seu livro "Assassinato de Reputações", nas quais conta detalhes de que modo seu pai, Tumão, recrutou Lula para ser informante do Dops, usando o codinome "Barba".

No seu livro, João Otávio escreve, página 221:

- Pouco se disse até hoje sobre o nascimebnto do PT, talvez porque as pessoas preferam não revelar sua origem um tanto sinistra. Quase todos desconhecem que o grande mentor intelectual do PT foi o genral Golbery, um gênio do mal. 

Foi o general Golbery do Couto e Silva, portanto a ditadura militar, quem estimulou Lula a criar a CUT e depois o PT, o que explica porque ele conseguiu levar adiante ambos os empreendimentos sem sofrer retaliação decisiva. Fez isto enquanto Brizola estava fora do Brasil.

Na página 222, João Otávio, sarcástico, sugere:

- Deveriam construir um monumento para o general Golbery em São Bernardo do Campo. Ele foi o mentor da CUT e do PT.

16 comentários:

Anônimo disse...

ISSO É PURA BALELA... O ERRO DOS MILICOS FOI PENSAREM QUE APENAS ASSUSTANDO TERIAM ACABADO COM OS COMUNAS, ASSIM DEIXARAM VIVOS ESTES QUE HOJE ENFESTAM NOSSO BRASI.

Anônimo disse...

Jênio!!!! (SQN)

Emmanuel disse...

Golbery sempre leva a culpa ....
Não sou bobo em cair nessa conversa; nem de longe era "gênio do mal", na verdade, mostrava ser um atrapalhado que não antevia as bobagens que fazia. O resultado de hoje assim o demonstra.

Anônimo disse...

O QUE ELE NÃO DIZ É QUE MESMO ASSIM O PT SEMPRE TEVE CERCA DE 30% DOS VOTOS. COM ISSO O PT NUNCA TERIA CHEGADO AO PODER. QUEM AJUDOU FOI O EMPRESARIO DA COTEMINAS QUE FOI VICE DO LULA. COM ESTA ESTRATEGIA,COM AUXILIO DO EMPRESARIO-VICE PRESIDENTE, O PT CHEGOU AO PODER.

Anônimo disse...

Políbio...
E o Getúlio não fez o mesmo?

Anônimo disse...

Isso toda pessoa bem informada sabe. E os mal in formados nunca saberão, pois não lêem livros.

Biriva do cerro do tigre disse...


Isto é sabido que o Golbery fez isso para mostrar para o governo americano do democrata Jimmy Carter e ao FMI (que cobravam muito este aspecto) que havia liberdade sindical no país e assim conseguir empréstimos bilionários.

Foi assim que nasceu o sindicato dos metalúrgicos do ABC e o Lula e depois o PT. Por isso Brizola chamava Lula de filhote da ditadura. Agora se sabe que Lula era também informante da ditadura era o X9, alusão aos 9 dedos.

Anônimo disse...

Mas isso é velho. O Golbery foi o inventor do Lula e do PT, pensando em controla-lo, mas a criatura ferrou o criador e saiu esse monstro que devora o Brasil.

Joel

Anônimo disse...

A relação entre a ditadura militar e o governo civil após ela foi sempre próxima. O melhor exemplo é aquela lei onde o candidato com maior votos puxa os menores e por isso temos pessoas como o AeroWillys no congresso. O erro do exército não foi só subestimar essa turma, também achar que eles estavam sobre controle e que tinha aprendido a lição e o resultado que além de se voltar contra as FAA sucateando as mesmas (começou lá com FHC e foi vindo) reduziram a um órgão que já não trás segurança nenhuma. O Brasil pode pagar muito caro por esse erro, pois o país que não tem uma FAA forte é um alvo fácil, principalmente quando ele possue as maiores reservas de água e floresta do planeta.É vergonhoso ver o presidente da Colômbia e da Venezuela cantarem de Galo em nosso próprio quintal ainda mais num país que já teve um dos exércitos mais respeitados do mundo.

Berto Oliveira disse...

A esquerda é extremamente eficiente em criar ilusões, destruir reputações e produzir mitos.

Anônimo disse...

A DÚVIDA na cabeça de todos:

LULA então não é esquerdista?

LULA então está disfarçado de esquerdista?

GOLBERY era de direita ou de esquerda, sendo criador destas bostas?

ORA, tanto Lula e sua turma sindicalista como também Golbery e alguns militares, SÃO e ERAM MERCANTILISTAS, mercenários da politica por poder e muito dinheiro.

NÃO EXISTE E NUNCA EXISTIU NO BRASIL ESQUERDA E DIREITA, SOMENTE EXISTIU E EXISTE a IDEOLOGIA da LEVAR VANTAGEM PESSOAL COM DINHEIRO DO CONTRIBUINTE, O GEITINHO BRASILEIRO, NEGOCIATAS por toda parte!

OU, a CF/1988 somente tem DIREITOS e nada de OBRIGAÇÕES!

Hipocrisia com enrolação, nestas não caio!

ALMANAKUT BRASIL disse...

E a herança maldita é falha do Regime Militar!

Depois do golpe do palanque das Diretas Já, muitos militares que já não faziam mais parte da equipe do Médici passaram a fazer parte da festa!

Agora, se todos os militares respeitam a farda e honram Caxias, poderiam consertar o estrago!

ALMANAKUT BRASIL disse...

“Vocês querem então? Vou reconhecer esse sindicato como partido, mas não esqueçam que um dia esse partido chegará ao poder. Lá estando, tudo fará para instituir o comunismo. Nesse dia vocês vão querer tirá-lo de lá. E para tirá-lo de lá será à custa de muito sangue”. (João Baptista de Oliveira Figueiredo)

E O VENTO LEVOU... disse...

Temos que eliminar esses malfeitores que só querem dinheiro e a desgraça do nosso País

Anônimo disse...

Se pegar a família do João Goulart e a família do Brizola, coloca juntar em uma palestra e darão uma aula de história do Brasil no século XX. Essa crise toda começou há décadas.

No século XX perseguiram como loucos Getúlio Vargas, JK, Jânio Quadros, João Goulart, Brizola, Éneas Carneiro e agora fazem o mesmo com o Bolsonaro.

Agora quando aparece um Collor, FHC, Lula, Dilma, Sarney da vida, todo mundo puxa o saco o tempo todo.

Anônimo disse...

Nos USA estão tentando a todo custo desmoralizar a imagem do Donald Trump e do Ron Paul que são republicanos e libertários. Até dentro dos republicanos não querem eles lá dentro, só aceitam por que a lei obriga. Nem republicano e nem democrata quer ninguém fora da panelinha.

Só é eleito nos USA quem é capacho do FMI, Banco Mundial, Banco Central dos USA, dos Bilderberg, do CFR, Comissão Trilateral e etc. Além das fundações rockfeller, ford, fullbright e etc.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/