Economia de Caxias do Sul confirma estagnação. Caxias é o segundo maior município do RS.

A economia de Caxias do Sul manteve-se estagnada em fevereiro, mês em que a atividade econômica do município registrou desempenho positivo de 0,2% em relação a janeiro. Na comparação com fevereiro de 2015, no entanto, a queda foi de 11%. 

Os números do desempenho da economia local foram divulgados nesta terça-feira pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL).

Outro índice destacado pelas entidades empresariais foi o acumulado dos últimos 12 meses, em que as perdas chegaram a 19%. No acumulado de janeiro e fevereiro deste ano, a redução da atividade econômica de Caxias do Sul foi de 14,5%. 

Sobre o mesmo mês do ano passado:

Indústria, menos 11%
Comércio, menos 13,5%
Serviços, menos 9,5%

O levantamento aponta ainda que todos os itens que compõem o Índice de Desenvolvimento Industrial (IDI), com exceção de Utilização da Capacidade Instalada, foram negativos na comparação com o mesmo mês do ano passado e no acumulado no ano. Para o vice-presidente de Indústria da CIC, Carlos Zignani, a economia caxiense ainda vai sofrer com desempenhos negativos durante todo o primeiro semestre, mas ele acredita em pequena recuperação a partir da segunda metade do ano. 

As exportações caxienses também caíram em fevereiro: menos 61,7% em relação a janeiro, e menos 20% em relação a fevereiro de 2015.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/