Tabela do Imposto de Renda acumula defasagem de 72%

A volta da inflação ao patamar dos dois dígitos fez a defasagem histórica da tabela do Imposto de Renda (IR) dar um salto e alcançar 72,2% nos últimos 20 anos. Até 2014, essa discrepância era de 64,3%. É o maior avanço anual em uma década, o que representa uma carga tributária maior para os brasileiros, mesmo sem a elevação das alíquotas.
A falta de correção faz com que um grande número de trabalhadores deixe a faixa de isenção de imposto e a classe média entregue um pedaço maior de sua renda ao governo.
Entre 1996 e 2015 a inflação (260,9%) foi muito superior à correção feita pelo governo nas faixas de cobrança do IR (109 6%), segundo cálculos do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional).

16 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Isto é vergonhoso, mas em linha com a Esquerda Tupiniquim que mata a Classe Média.

JulioK

Anônimo disse...

Desde qdo liberal defende indexação? Ah os liberais tropicais...

Anônimo disse...

É mais uma tungada.
Não se corrige o benefício do INSS, nem a Tabela do IRF, mas todos os impostos são corrigidos.
E chamam isso de governo para o povo.
Claro, eu não sou povo, sou um ET.

Anônimo disse...

Somos literalmente roubados duas vezes no IR: no desconto e na devolução. Governo de ladrões é isso.

Anônimo disse...

Mais um dos achaque do partido dos tambiqueiros sobre a classe média. E disso eles não falam, mas de aumento de impostos sim.

Unknown disse...

Vocês acham mesmo que um marxista vai reajustar essa tabela? Pelo contrário, eles se vangloriando de cobrar cada vez mais sobre a renda.
Marx disse queo imposto de renda progressivo seria a melhor e mais fácil forma de se apoderar do patrimônio (capital) dos outros.

Anônimo disse...

Esses desgovernos incompetentes, péssimos gestores só sabem avançar sobre o bolso dos contribuintes.O brasileiro honesto só vive aqui porque é muito teimoso e nunca teve a oportunidade para viver num pais que respeita seus cidadãos.Um Garoto de 27 anos foi ao Canadá em setembro para que a esposa fizesse pós na lingua inglesa, já está trabalhando, brinquei com meu amigo, perdeu seu filho, não volta mais.E o Brasil pode perder mais dois brasileiros bem formados, mão de obra especializada em Análise de Sistemas.Brasil Pais de Tolos.

Anônimo disse...

Esse estado enorme, ineficiente, e faminto não me representa. Esses outros ditos da oposição também não. Mass

Justiniano disse...

Pela incompetência desse governo só querem aumentar a arrecadação de impostos e isso leva em conta o aumento de trabalhadores que pagam imposto de renda. Isso é até ridículo um trabalhador ganhar 3 salários mínimos e pagar imposto de renda.

Tem uma solução virar pastor e criar uma igreja que você será isento de imposto de renda ou criar uma ONG que também não paga imposto de renda.

Anônimo disse...

O PT é socialista com o dinheiro dos outros! Por que não socializam o dinheiro do Zé Dirceu, Genoino, Luladrão, Lulinha e demais ladrões do PT?

Anônimo disse...

isso ai,taca-lhe mais imposto no povo governo,ate não poder mais e aprenderem a votar e descobrir que a gratuidade é uma miragem, aquilo que demandamos do estado a conta vem pra nós.

Anônimo disse...

É só fazer como fizeram na itália nos anso 90 ninguem fez declaração, mas ninguem mesmo, e no outro dia o ministro dela Finaza foi demitido e rejustaram a tabela. Se todos os brasileiros fossem inidos, coisa que não somos, duvido que este governo não reajustaria a tabela.
Aposto um café.
Joel

Luiz Vargas disse...

Num país civilizado e decente este tipo de maracutaia tem nome: CONFISCO.
As hienas da RF que tem visão de raio X para enxergar aqueles trabalhadores que se equivocam em alguns pilas na declaração, os tratando além de sonegadores como quase bandidos, sofre de miopia galoPanTe quando se trata de PolíTicos corruPTos, empresários calhordas e membros do bando quadrilheiro PeTralha.

Anônimo disse...

A falta de correção começou com FHC. Sempre justificou-se que não se poderia indexar a tabela ou qualquer outro item para não criar um círculo vicioso da inflação. Foi sem dúvida um dos itens(a não idexação) que salvou o plano real.

Anônimo disse...

No brasil atual nao pagar impostos eh um dever civico. Nao da pra sustentar essa ditadura travestida de democracia.

Anônimo disse...

Sempre culpa do FHC...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/