Opinião do editor - Assembléia gaúcha age com coragem ao enfrentar o caso Jardel.

Sem que se examine o mérito do caso, os deputados estaduais gaúchos demonstraram mais fibra do que os senadores, no enfrentamento de flagrante ilegalidade no ataque do Ministério Público e do Poder Judiciário às prerrogativas do Legislativo.

Foram corajosos os líderes que decidiram litigar no caso. 

Nada, nem mesmo lambanças criminosas como as de Jardel e Delcídio, justifica o atropelo às prerrogativas dos Poderes da República, que são o apanágio da democracia e das liberdades. 

Não se sustenta a decisão monocrática do desembargador Newton Brasil de Leão, que suspendeu o mandato de Mário Jardel, mantida sua remuneração.

Apelar à condição inexistente de "agente público" de um deputado, no caso Jardel, é forçar a barra de modo tão relevante quanto foi o recurso à figura esotérica de "crime continuado" para enquadrar o senador Delcídio Amaral em "crime realizado em flagrante e inafiançável". 

Os crimes de que são acusados Delcídio e Jardel, são pavorosos e custarão o mandato de ambos, mas isto é algo que compete ao Poder Legislativo, conforme prescreve a Constituição. 

E a Assembléia do RS já provou que é capaz de velozmente cortar na própria carne, como foi o caso recente da cassação do mandato do deputado Diógenes Bassegio.

E é o que manda o estado democrático de direito. 

28 comentários:

Anônimo disse...

Atropelo a democracia seria o editor 'selecionar' os comentários do blogg.

Anônimo disse...

REALMENTE A ASSEMBLÉIA A TEMPOS TEM MOSTRADO DO QUE É CAPAZ.

Anônimo disse...

e o vice amigo da Dilma , por ande anda?
Curtindo seu latifúndio em Uruguaiana?

Anônimo disse...

Chutar um parlamentar inexistente, de um partido inexistente, é fácil. Na vez do Baseggio, muita gente se borrou na AL. Isto se chama coragem seletiva. Vista de outro ângulo, coragem oportunista. Acho que o MP tem de fazer um pente-fino em todos os gabinetes, porque o desrespeito e o achaque a servidores, pelo visto, imperam.

Anônimo disse...

Pode manter o salário do Deputado em função da lei, MAS MANTER O PAGAMENTO AOS CCs, aí já é demais. Os funcionários efetivos, se
estiverem lotados no gabinete devem ser remanejados para outros locais.
Isso pode ser ainda, hoje. Ou vão esperar até que o Deputado seja cassado. E os CCs do Basségio ainda permanecem no gabinete do Deputado que renunciou ou já foram exonerados???????

Anônimo disse...

Esta Assembleia está manchada pela corrupção,é um caso atrás do outro.Se tem dois casos,pode ter três,cinco...a frase do gordo Basegio ficou gravada:'É uma prática comum dentro da Assembleia"...disse tudo!Um deputado somente,como este retardado do Jardel,tem 21 assessores,é algo fora do comum.Um inútil e bota inútil nisso,com 21 assessores...e o que pode surgir daí? Corrupção...só que estes dois foram filmados,gravados...os outros se cuidam mais,não deixam furos...um país pobre como este,a saúde na UTI e estes merdinhas brincando com o nosso dinheiro,um assessor seria muito,agora um deputado ter um balaio de assessores,é o fim dos tempos.Cada um deles,repassando uns 2, 3 mil ao mandatário,é uma grana e tanto por fora.Cada deputado deveria ter em seu gabinete um estagiário apenas,e na real,nem deputados a sociedade precisa,não precisa de políticos.É estarrecedor,é macabro até todo este circo.Todos deveriam ler o mais fantástico livro escrito até hoje que sintetiza tudo isso,do saudoso e incrível OSHO:Sacerdotes e Políticos,a Máfia da Alma.Um livro fininho,acho que não é editado mais,pode se encontrar nos sebos,mas é raro...quem lê este livrinho,entenderá tudo o que estamos passando no mundo.Só um sábio como OSHO para nos presentear com este livro.Vale a pena.

Anônimo disse...

Coragem? Que piada
Toda essa Assembléia era para estar na cadeia.

Anônimo disse...

Há controvérsias ...mas é litigar em seus proprios interésses...ora...semana que vem els podem afastaram outro deputado...e na outra semana...outro e mais outro...pois...há. no ar uma insinuaçao de que a concussao de parte do salário dos assessores ser praxe na AL/RS. Aguardemos para ver o corporativismo botar panos morninhos nessa pendenga

Anônimo disse...

JÁ FOI FALADO QUE ISSO QUE DO JARDEL É PRÁTICA COMUM.

COMO FICOU MESMO OS CASOS ANTERIORES ?

Anônimo disse...

Parabéns ao anonimo das 15:24

Anônimo disse...

http://www.enlataberna.com/osho/Osho%20-%20Sacerdotes%20Y%20Politicos%20La%20Mafia%20Del%20Alma.pdf


ao anonimo das 15:40 e outros se interessar.

é em espanhol mas creio mais 'durável' por via das dúvidas.

Anônimo disse...

O MP junto com a RBS fizeram uma bela atividade midiática com relação ao lambari Jardel. Quero ver se serão tão enfáticos quando for necessário prender um tubarão como a perversa senhora do cafezinho de um grande grupo de comunicações da operação Zelotes. Não pode mais ocorrer como no caso abafado de ESTUPRO praticado em Florianópolis, por um dos filhos de outra perversa senhora do cafezinho.

Anônimo disse...

Não me faça rir Políbio, chutar cachorro morto é fácil, esse Jardel não existe, agora quero ver ter a coragem p/ extinguir estatais, aprovar privatizações, enfim, fazer o que precissa ser feito p/ o RS sair do atraso que se encontra , aÍ... o furo é mais embaixo, sempre que o estado precisa dos nossos "corajosos" deputados eles ficam bem quietinhos por causa de meia dúzia de abestados que vão gritar em frenta a assembléia contra a modernização do RS.

Anônimo disse...

O Basségio só foi cassado porque, antes, ele mesmo se cassou.

Anônimo disse...

É um fato raro, mas desta vez concordo integralmente com o editor.
Don Sandeman

Anônimo disse...

´Na~foi o caso de ponte e bongass. (minúsculas),
q. escorre pelo ralo da impunidade e anos, com a vítima, morgando até hoje.

Anônimo disse...

Quanta sandice editor acreditar que esta ou aquela assembleia faria algo contra os seus,no caso Basegio foi graças a denuncia da RBS que se escrachou o crapula e a comisao etica encabeçada pelo Marlon Santos quase livrou a cara do dito.Entao precisa e devem atuar MP,Justiça e Policia Federal F...se.

Anônimo disse...

Ali Babá determinou mecheu com um mexe com todos os 40 ladrões!

Anônimo disse...

MP-MA denuncia Youssef e mais quatro por corrupção

JOEDSON ALVES: Brasil, Brasília, DF. 18/10/2005.

O doleiro Alberto Youssef, operador do mercado financeiro que teria ligações com a corretora Bonus-Banval, depõe na sub-relatoria de Movimentação Financeira da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios,

Ministério Público do Maranhão (MP-MA) denunciou à Justiça por fraude em precatório (título de dívida reconhecida pela Justiça) o doleiro Alberto Youssef, os ex-funcionários dele Adarico Negromonte Filho e Rafael Ângulo, o ex-secretário estadual da Casa Civil João Guilherme Abreu e o corretor Marco Antonio Ziegert; de acordo com a denúncia, Youssef ofereceu R$ 3 milhões em propina a agentes públicos do estado para que uma empreiteira fosse favorecida e recebesse de forma antecipada um precatório de R$ 113,3 milhões; documento não inclui a ex-governador Roseana Sarney....

PS: Da MPF do Paraná deu para fazer delação e escapar da prisão, mas o MP Estadual do Maranhão denuncio o doleiro, sem delação....

Anônimo disse...

Na verdade, a AL vai entrar com um habeas-corpus preventivo, para evitar outras suspensões... Seriam dezenas delas...

Luiz Vargas disse...

Uma Assembleia Legislativa que aceita a proposição de uma comenda para um ditador, ladrão e traficante de coca boliviano pode ser merecedora de consideração e respeito?

Anônimo disse...

O ex- deputado Bassegio havia dito que caso cassado iria entregar todo mundo.
Bem que ele poderia fazer esse serviço patriótico, e denunciar todos os ladrões lá existentes.
mas, hoje as leis são para proteger os de colarinho branco. Daí invocam os mais elevados sentimentos constitucionais para continuarem roubando.

o justiceiro disse...

Decorrida uma semana o editor trocou de lado quando do Delcidio não fez esta defesa e mais incitou através do blog leitores e os membros do congresso (apesar de estes nem saberem quem o é tal editor) a votarem pela manutenção da prisão.
ONDE ESTÃO OS CRITÉRIOS DO DITO ADVOGADO E JORNALISTA TRAVESTIDO DE GOLPISTA.

Anônimo disse...

O Jardel era para estar cheirando pó lá no presídio central, lá tem bastante!

Anônimo disse...

E tu também. Já que com certeza votou em um destes na qual queres que seja preso.

Anônimo disse...

Não sei. Mas o MP trablha para RBS? Deixaram entrar na casa do acusado o reportr da Jornal do Almoço. O MP tem que se explicar como permitiu e usou a RBS como parceiro?
Se na Zelotes o MP invadir a RBS vão chamar o Grizzoti?
Alias não é a primeira vez que fazem ação midiática para depois não dar me nada.
Joel

Anônimo disse...

Desde que li CABO DE GUERRA firmei a convicção de que toda a investigação sob a luz dos refletores e câmeras de TV são tão suspeitas quanto os investigados.
Se alguem me disser que "armaram" pro Jardel, não vou duvidar. Não que eu ache que ele seja muuuuiiiito inocente.

Anônimo disse...

Anônimo das 20:13 de 01/12/2015. Perfeito !!! Lembra do episódio ULBRA?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/