Recessão "salvou" o país de um apagão

Nesta reportagem especial de página ;inteira do Correio do Povo deste domingo, a jornalista Cíntia Marchi explica que a constatação entre especialistas da área de energia é que a recessão econômica “salvou” o Brasil do segundo apagão em menos de 15 anos. A retração da indústria combinada com as altas tarifas gerou redução no consumo de energia elétrica. Se o cenário não fosse esse, estima-se que o racionamento obrigatório teria sido realidade entre 2014 e 2015.

Leia tudo:

Mas que lições o Brasil deve aprender com esta crise? Para o presidente do Comitê de Energia da Amcham Porto Alegre, engenheiro elétrico Luiz Cruz Schneider, o país tem que explorar todos os potenciais energéticos para que deixe de depender tanto do sistema hidrelétrico. “O que temos hoje é um descompasso muito grande entre planejamento e a implantação de obras. Um relatório da Aneel mostrou que 62,5% das linhas de transmissão em andamento estão com atrasos. Isto não é razoável”, avalia Schneider.

CLIQUE AQUI para acompanhar tudo. 


3 comentários:

Anônimo disse...

Isto é o mesmo que o cara que se livrou de poder ter câncer por ter morrido muito antes, pois morreu por subnutrição!

JORGE LOEFFLER .'. disse...

Quanta tolice. Comentei isto tão logo o Correio colocou no ar e está lá no meu espaço no Face.
"Especialistas ou tolos de plantão? A elevação dos preços da energia foi feito exatamente para evitar o racionamento vez que a geração hídrica está prejudicada. Desnecessário ser “especialista” bastando um pouco de inteligência e vontade de raciocinar. Assim procedem países do dito primeiro mundo toda vez que ocorrem invernos atípicos ou com fio excessivo que elevam e muito o preço do gás para manter o consumo em nível normal. O melhor regulador ainda é o bolso. Sábio o Governo Federal que não racionou o que por certo era o desejo da oposição que vem prejudicando o país faz quase um ano por não aceitar a derrota."

Anônimo disse...

Dependendo de Dilma as geradoras de eletricidade logo serão desnecessárias, pois voltaremos às velas e lamparinas com óleo de baleia, o MST até vai fazer manifestações de apoio.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/