Deputado Osmar Terra pede decretação de situação de emergência para combater epidemia da microcefalia

O secretário da Saúde, João Gabbardo, mandou avisar ao editor, ainda há pouco, que concederá coletiva nesta sexta, 9 horas, para dizer o que fará o governo gaúcho.  

O editor conversou pouco depois do meio dia com o deputado gaúcho Osmar Terra, que esta manhã pronunciou um contundente discurso na Câmara, no qual defendeu a criação imediata de um comitê de de emergência que reúna o Ministério da Saúde, Forças Armadas, Polícia Militar, Civil, bombeiros, governos de estados e municípios para combater o mosquito aedes aegypti, transmissor do vírus zika, causador da microcefalia.

O deputado foi escolhido esta tarde como coordenador na Câmara do tema microcefalia

Osmar Terra (PMDB-RS), presidente da Frente Parlamentar da Saúde e da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância é ex-secretário da Saúde do Rio Grande do Sul durante oito anos, com experiência em crises como da dengue, gripe A H1N1 e febre amarela, o parlamentar fará a intermediação entre a Câmara dos Deputados e o Ministério da Saúde.

Terra propõe a criação de um comitê de emergência que reúna o Ministério da Saúde, Forças Armadas, Polícia Militar, Civil, bombeiros, governos de estados e municípios para combater o mosquito aedes aegypti, transmissor do vírus zika, causador da microcefalia.

O que ele disse:^

- Os casos aumentam diariamente, de forma assustadora.  Não houve e nem haverá tão cedo uma situação tão grave como essa. O governo deve se articular para responder, não só para tentar prevenir, e  esse é o grande esforço que o ministro da Saúde Marcelo Castro está fazendo —, mas também mobilizar e fazer gabinete de crise. Podemos ter casos de zika vírus em todo o Brasil, em pouco tempo. Precisamos de medidas drásticas, emergenciais, mobilizar todo o poder que o Estado brasileiro tem para destruir os focos, prevenir a contaminação, como, por exemplo, propaganda institucional diária na televisão, no rádio, nos jornais. É preciso orientar as gestantes a, se possível, adiarem a  gestação.

O parlamentar pediu que os municípios e estados decretem medidas de emergência: 


- Em alguns lugares, e eu vivi essa experiência com a dengue no Rio Grande do Sul, uma retroescavadeira e a Secretaria de Obras fazem mais do que a Secretaria de Saúde, eliminando os focos de mosquitos. Deve-se distribuir repelentes, colocar telas nas janelas, apoiar a população mais humilde, que não tem recurso para fazer tanto. Se isso não for feito, vai ser uma enorme tragédia para a saúde brasileira. 

14 comentários:

Mordaz disse...

Não é uma alegria saber que Deus gosta das criancinhas?

Anônimo disse...

O Brasil tá ferrado na mão deste governo petralha incompetente e ladrão!

Anônimo disse...

O terrível nesta situação de saúde é que, figuradamente temos açougueiros bêbados querendo fazer cirurgias cardíacas, é esta a melhor comparação com nosso governo federal em termos de saúde, o mesmo governo que disse que pseudomédicos e escravos cubanos ajudariam muito. Temos que responsabilizar estes irresponsáveis, amadores, poços de ignorância ideologizada e prepotente que destroem diariamente o Brasil. Impeachment já, e cadeia aos criminosos que enganam aos idiotas e espertalhões eleitores do Brasil que puseram antas e bandidos para cuidar de cheques em branco, e o pior, de suas vidas !

Anônimo disse...

Do alto de sua sabedoria, DILMA irá decretar tragédia natural também para tal micro!

Anônimo disse...

Muita coisas 'estranhas' acontecendo no nosso Brasil.

Anônimo disse...

Reuniões, comissões, e nada de concreto. Brasil vive período de retrocesso nunca imaginável.

Que mais teremos pela frente ??????????????????

Anônimo disse...

oOo

O Que Mais Dói


O que mais dói não é sofrer saudade
Do amor querido que se encontra ausente
Nem a lembrança que o coração sente
Dos belos sonhos da primeira idade.

Não é também a dura crueldade
Do falso amigo, quando engana a gente,
Nem os martírios de uma dor latente,
Quando a moléstia o nosso corpo invade.

O que mais dói e o peito nos oprime,
E nos revolta mais que o próprio crime,
Não é perder da posição um grau.

É ver os votos de um país inteiro,
Desde o praciano ao camponês roceiro,
Pra eleger um presidente mau.

oOo

Anônimo disse...

O problema brasileiro já não é mais político ou econômico, é de calamidade internacional face a total imoralidade de todos os poderes.

Extermínio populacional parece ser a 'meta' a ser alcançada.

Lamentável mas não temos mais instituições, temos comando dela para benefício próprio.

Anônimo disse...

Como é que essa zica veio parar aqui? Como entrou no país? Todos sabemos como o vírus Zika entrou no país e trazido por quem, porém, se eu ousar falar aqui (ou quem quer que seja ousar falar) somente não será chamado de santo. Se para animais há controle sanitário de fronteira, por quê para seres humanos isso não acontece? Não nos esqueçamos que o ChiKungunya também foi importado e todos sabemos por quem foi inoculado no nosso pais... Como diz a esquerdalha: Viva! Vivemos numa aldeia global. Abertura das fronteiras do Brasil a todos: vamos socializar a miséria, as mazelas humanas e as doenças... Bem-vindos a Idade Média.

Anônimo disse...

Ué, mas os escravos cubanos do "Pograma" Mais Escravos do PT e do PMDB não iria resolver todos os problemas de saúde? Chamem os cubanos que eles sabem e resolvem tudo! Simples assim.

Anônimo disse...

Agora sabemos porque tem gente que votou e vota no PT: foi o Zika!

Anônimo disse...

Não sobra dinheiro para campanhas de orientação à população pois a grana está sendo gasta para empurrar goela abaixo, diariamente e em horário nobre, o "Programa Mais Escravos" (esse sim dá mais Ibope para o governo, mais renda para as redes de televisão que são compradas a soldo e mais dividendos para Cuba).

Anônimo disse...

nao temos governo, nao temos politicas de prevençao, fora dilma, impeachment, por que levaram tanto tempo para agIR , DESCASO TOTAL

Anônimo disse...

VERGONHA , NADA PRESTA NESTE DESGOVERNO, 13 ANOS E O PAIS CAIU NO A BISMO, 39 MINISTERIOS E NADA PRESTA, NAO TEM PLANO,NAO TEM PREVENÇAO, NAO TEM INVESTIMENTO, NADA APRESTA, NADA FUNCIONA, OMISSAO, DESCASO, IMPUNIDADE, GANANCIA PELO PODER, FORA DILMA,TENHA VERGONHA E RENUNCIE PELO BEM DO PAIS

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/