Opinião, deputada Stela Farias, Zero Hora - Saiba por que é civilizatório apoiar a parada dos loucos gaúchos

O título original do artigo é "O fantasma do manicômio e o demônio conservador". O artigo é um desvario completo, vai contra a posição de todas as entidades médicas e de saúde do RS, mas é publicado aqui para que os gaúchos percebam o baixo nível que alcançou o PT do RS. Este tipo de evento é um das coisas mais bizarras que esse tipo de gente introduziu e tenta ampliar no Estado. - 

Há quase duas décadas, o Brasil deu um salto civilizatório ao promulgar as Leis da Reforma Psiquiátrica (Lei 9.716, de 1992, esta gaúcha e pioneira e a Lei 10.216 de 2001). São legislações estabelecidas para assegurar o cuidado em liberdade aos portadores de sofrimento mental e instituir a rede de atenção psicossocial no lugar dos manicômios. São resultado de intenso diálogo da sociedade brasileira, conhecido como Luta Antimanicomial. A consequência do trabalho de psicólogos, médicos, enfermeiros, juristas, usuários e familiares colocou o Brasil entre os países com uma legislação moderna e coerente com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde. A Lei orienta a assistência psiquiátrica e estabelece uma série de direitos aos portadores de sofrimento psíquico; regulamenta as internações involuntárias, tendo a supervisão do Ministério Público como instituição guardiã dos direitos indisponíveis.

Os efeitos comprovadamente positivos da abordagem humanizada, bem como o acolhimento social, alteraram profundamente o cenário e o destino de pessoas, antes condenadas ao confinamento perpétuo e à morte lenta provocada pela combinação fatal de isolamento, maus-tratos e fortíssima medicação, que desligava-os da realidade.


A Parada do Orgulho Louco de Alegrete é referência em resgatar a capacidade do indivíduo de participar do universo das trocas sociais, das palavras, dos afetos e assim exercer sua cidadania plena, por isso deve ganhar âmbito estadual e integrar o calendário de eventos oficiais do Estado.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

9 comentários:

Anônimo disse...

mas esta gauchada adora eleger lixo

Anônimo disse...

SÓ A ZH PRÁ ENTREVISTAR ESSA LARAPIA DO DINHEIRO PUBLICO...QUE DIGAM OS MUNICIPARIOS DE ALVORADA, ELA JÁ ACERTOU OS 3 MILHÕES QUE APLICOU NO BANCO SANTOS E O DINHEIRO SUMIU.


EDUARDO

Anônimo disse...

A Parada do Orgulho Louco de Alegrete é referência em resgatar a capacidade do indivíduo de participar do universo das trocas sociais, das palavras, dos afetos e assim exercer sua cidadania plena, por isso deve ganhar âmbito estadual e integrar o calendário de eventos oficiais do Estado.

Copiei a parte final texto acima.

Então segundo a Deputada, estas pessoas que não tem discernimento para atos da vida civil, também podem ser eleitos e se tornarem deputados, já que a assembléia legislativa, não passa de um ANTRO DE MALUCOS espertos que trocaram seus trabalhos pelo trabalho fácil de ganhar polpudos salários para não fazerem nada.

Anônimo disse...

Stela não percebeu que estamos de saco cheio de bater palminhas para os petistas dançarem, cai fora satanás!

Anônimo disse...

A deputada Stela Farias fez desaparecer o dinheiro da Prefeitura de Alvorada e a roubalheira ficou por isso mesmo.Fora PT.

Anônimo disse...

Isso é uma imensa palhaçada esquerdista, que não entendem nada de coisa nenhuma! Os portadores de doenças mentais precisam ser tratados com mais respeito e seriedade neste Estado e País! Os verdadeiros malucos são quem inventa essas bobagens pra todo mundo pagar mico!

Nara Jurkfitz disse...

Prezado Políbio,
Sou mãe de um rapaz, Thomas, portador de grave doença psiquiátrica. Sabes qual foi o comentário dele ao ver a Parada: "Vestidos de palhaço eles (povo) nunca vão nos respeitar". E é exatamente este sentimento de que essa é uma tentativa de "aparecer" usando os problemas alheios. Se querem debater o preconceito, ótimo, estamos todos dispostos. Mas não se discute mais o fim dos manicômios - eles já foram extintos. Resta o Governo federal cumprir sua obrigação de relocar os pacientes que ainda vivem nos locais onde antes eram manicômios, tarefa que até hoje não foi completada. Se querem reclamar, reclamem do próprio partido, que ocupa o Governo federal. Por outro lado, a Parada não traz nenhum benefício aos portadores de doenças psiquiátricas. Ao contrário, os chama de "loucos" e os adorna de palhaços. Onde pode ser vista seriedade nessa ação? E quem se orgulha de ser portador de uma doença psiquiátrica? Meu filho não se orgulha. Ele se orgulha, sim, de ser o indivíduo que é, com ou sem doença. Essa parada é um lamentável espetáculo circense de pessoas irresponsáveis, mesmo que bem intencionadas.

deonelio masutti disse...

Políbio,

Agora ela vai participar do desfile das barangas como porta estandarte,

Anônimo disse...



É muito deprimente. Quando não estão roubando, estão gastando nossos impostos com este tipo de palhaçada!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/