Artigo, Gilberto Simões Pires - Cegos ideológicos: o Caso Juremir Machado

Dureza foi apontar os males do petismo quando, antes de assumir poder político real, ele era o megafone de todas as reivindicações, perante os portões das fábricas e dos palácios. Difícil era confrontá-lo quando, como grande inquisidor das condutas de seus adversários, orientava os mais candentes sermões em favor - lembram? - da moralidade e da austeridade"

FIÉIS À MATRIZ NEOCOMUNISTA
Pois, ainda que o Puggina esteja absolutamente certo, mesmo diante do evidente e indiscutível caos econômico-financeiro promovido pela Matriz Neocomunista que o país e, particularmente, o Estado do RS vivem, alguns comunicadores não arredam nem o pé e muito menos a cabeça: preferem se manter fiéis ao comando do pensamento ideológico-neocomunista.

NEO-COMPORTAMENTO
Um exemplo que evidencia o que diz o texto do Puggina é retratado pelo neo-comportamento do jornalista David Coimbra, (jornal Zero Hora), que depois de se mudar para Boston, EUA, passou a usar, de forma surpreendente, a lógica do raciocínio. A mudança foi significativa, a ponto de deixar muita gente surpresa com a importante guinada. 

COMPORTAMENTO RETRÓGRADO
Já um exemplo que evidencia, com toda clareza, que nem o caos é capaz de fazer com que alfore a lógica do raciocínio é o que, constantemente, diz e escreve, cheio de convição, o jornalista Juremir Machado (jornal Correio do Povo).

Vejam que mesmo diante dos sérios estudos feitos pelo mestre em Contas Públicas, Darcy Francisco dos Santos, que não deixam dúvidas sobre a necessidade de Reformas Estruturais no RS, e no Brasil, o jornalista Juremir entende que a cura das finanças do RS passa por novos empréstimos. Pode?

IDEOLÓGO DO ATRASO
O ideólogo do atraso, mostrando total dificuldade que tem para lidar com a aritmética,  em artigo que escreveu no dia 02/08 usa a velha e surrada expressão -neoliberal- para atacar Darcy dos Santos. E segue dizendo que o economista aposta em privatizações, alteração da previdência, enxugamento de serviços e despesas.

Como se vê, mesmo que alguns estejam mudando só depois que o caos se instalou, outros, por fidelidade ideológica do atraso, preferem ficar bem longe do exercício da lógica do raciocínio. Que tal?

FUNDAMENTOS IDEOLÓGICOS DO ATRASO
No seu longo e confuso texto Juremir diz, também:

"Quem quiser saber para onde vai o governo, preste atenção no que diz o seu ideólogo neoliberal, Darcy Francisco dos Santos. Para ele, ao que parece, o funcionalismo gaúcho ganha mais do que o Estado pode pagar e se aposenta cedo demais. Como Estado, no seu entender, pelo que se pode compreender, deve ser como empresa e não gastar mais do que arrecada, a conclusão é óbvia: diminuir serviços, cortar benefícios, vender patrimônio, aumentar a idade para aposentadoria, cortar pensões por morte para viúvas jovens, etc. Coisas que o governo tucano de Dilma Rousseff também começou a fazer com seu ajuste fiscal. E até mesmo aumentar impostos ainda que isso contrarie a ideologia e constranja os parceiros."



34 comentários:

Mordaz disse...

Com toda carga tributária enorme apenas para pagar (nem para isto dá) o custo do funcionalismo.

Oswald disse...

Juremir Machado, quem é esse?

Anônimo disse...

O Juremir foi a Paris fazer mestrado ou dourorado,se deslumbrou e achou que era o unico na terrinha a ter tamanho conhecimento.
Chegou aqui e bateu de frente com seu colega de partido LFVerissimo,que como reza a cartilha petralha,lascou:ou ele ou eu.Claro que a RBS preferiu ficar com LFV e mandou o Juremir embora.E isso o deixou recalcado.
Ele é o típico recalcado.
Imaginou que ia ser o maior jornalista da província e como não rolou,se frustrou.
Ele nào passa de um medíocre.

Oswald disse...

É aquele que a RBS deu um pontapé na bunda a pedido do outro comuna LFV?

Anônimo disse...

O fascista cara de cavalo ta vivo ainda? Foi demitido de todos lugares q passou ehehe

Anônimo disse...

De vez em qdo apareceum vermecda direita vomitando idiotices como o tal darci

Anônimo disse...

defendo que o governo aumente os impostos ate um nível insuportável para o contribuinte e quem sabe com a dor e a incapacidade de pagar e de ter de escolher entre pagar e sobreviver a gauchada caia na real e perceba o erro que historicamente tem feito escolhendo governos gastadores e populistas e passe a defender governos que resolvam encolher o tamanho deste vampiro que não tem sangue que o sacie.

Anônimo disse...

Sou fã de Gilberto Simões Pires, desde que trabalhava na TV .

Anônimo disse...

Juremir é petista roxo, mas jura que não é.
É apenas mais um desses idiotas que acham que dinheiro dá em árvore.

Anônimo disse...

Este juremir é um bosta, um exemplo de comuna enrrustido...odeia o povo gaúcho e sua cultura, realmente não entendo como pode escrever uma coluna na contracapa do CP...ele chama as pessoas de bem, familias tradicionais de "Coxinhas e Lacerdinhas"... Juremir é o "CHORUME" da esquerda. Ass.Gaúcho da Fronteira

Anônimo disse...



Não entendo como é que um jornal como o Correio do Povo segue dando tanto espaço para essa mala raivosa e de visão tão limitada. Fala muita bobagem em assuntos que não domina patavinas. Só conhece sala de aula e redação de jornal como atividades. Imagina se fosse cuidar de um carrinho de pipocas?? Quebrava em dois dias e colocaria a culpa no Estado, afinal, ele ( O Estado) é o provedor soberano de tudo- já dizia o PAPI Stalin..

Anônimo disse...

Juremir deve ser um dos supostos jornalistas na lista do Dr. Sérgio Moro!

Não se pode comentar e dar divulgação e importância para estes idéologos baratos da esquerda.

Esse é daqueles que soltam as tiras e cheiram mal!

Anônimo disse...

Juremir, junto com LFV são os melhores escritores dos Estado, não são radicais e criticam os governos quando necessários, independente de Ideologia. Já Simões lopes Pires perdeu espaço nos grandes jornais, rádios e Tvs do Estado, tal como o Senhor Polibio porque são muito radicais. O Diego Casagrande está a caminho.

Anônimo disse...

Esses esquerdistas são casos de estudo.
Vivem no mundo da lua.

Anônimo disse...

Juremir Machado, representa a vanguarda do atraso, e bota atraso nisso. Depois que sua tese de doutorado foi reprovada pela banca da PUC-RS, piorou muito e nunca mais foi o mesmo. É o perfeito idiota, um PTzão enrustido, tentando muitas vezes bancar de liberal. Mas é um medíocre, um atrasado, com aquele risinho cínico. E tem gente que o houve e o elogia. Façam como eu, analisem as entrelinhas, o quê ele não diz, e aí verão quem ele é.

Esse eu estou marcando na paleta, posicionou-se frontalmente contra o aumento do Hospital de Clínicas (hospital público, modelo de gestão no país, um dos melhores). Quero ver essa ampliação pronta, e o Juremir ir lá consultar ou baixar, utilizar toda aquela infraestrutura. Quero ver então o que esse incoerente dirá. Não passa de um grande trouxa.

Anônimo disse...

Juremir é, sem dúvida, umas das figurais mais caricatas e patéticas do RS. Não é por acaso que nada se desenvolve por aqui. Gente assim só incentiva o atraso econômico e político, e einda uma meia dúzia de idiotas batem palmas para seus cacarejos.

Anônimo disse...

Para complementar a informação do anônimo das 13:16, a história é mais sórdida entre LFV e JM. LFV na realidade "pediu" demissão alegando que JM tinha desrespeitado a memória de seu pai, Érico. É claro que a RBS não aceitou o pedido de "demissão" e ofereceu a cabeça de Juremir a LFVeríssimo, que de pronto aceitou. Deseperado por perder o emprego, Juremir implorou perdão a LFVeríssimo, pois assim A RBS não iria demiti-lo. LFVeríssimo não aceitou as desculpas, desta forma Juremir ficou desempregado e recalcado, pois perdeu a oportunidade de ser tratado como o maior e mais moderno intelectual gaúcho, com títulos da Sorbornne, e foi trabalhar para o Bispo. Esta história sórdida desnuda o caráter destes dois petistas envernizados por suas pseudointelectualidades.
Pedro Z.

Celso disse...

Tem que ser muito pt para disser que basta o governo fazer um financiamento para resolver o problema. Como pode uma pessoa ter a cara de pau para disser uma bobagem dessas. E tem gente ainda que acredita nestes pt´s!!!!

Celso disse...

Tem que ser muito pt para disser que basta o governo fazer um financiamento para resolver o problema. Como pode uma pessoa ter a cara de pau para disser uma bobagem dessas. E tem gente ainda que acredita nestes pt´s!!!!

Carlos Flávio disse...

Tinha lido está letter no blog do Gilberto Simões Pires.

Temos de ter cuidado em afirmar que o David Coimbra está sendo lúcido em seus artigos, ainda é muito cedo para tal. A desintoxicação de droga pesada como o socialismo/comunismo, leva vários anos.

O Juremir de fato é um recalcado, afinal está é uma sina dos esquerdopatas. Não existe razão, apenas emoção. A estupidez é uma forma de vida, pois não existe sentido lógico, não há o porquê, importando apenas a causa.

Na visão deste para resolver os problemas do Estado, mais Estado.

Não há cura para estupidez crônica.

Anônimo disse...

Mais insuportável do que a voz de soprano desafinada do Juremir, somente suas ideais. Deixar de ouvir a Guaíba, como deixei, e cancelar a assinatura do Correio, como cancelei, enquanto essa figura andar por lá, é uma irrecusável obrigação moral e estética.

Anônimo disse...

Juremir é o tipo que faz jus a gauchada politicamente a mais evoluída do pais

Anônimo disse...

Também sou economista, mestre também é doutorando, e discordo muito do darcy, aliás na academia sabemos que ele é um engodo, fraco, muito grato na verdade. Discordo do Aod Cunha, porém o mesmo é muito capacitado e respeitado na academia.

Luiz Vargas disse...

O problema do seu JMS não é cegueira, é canalhice mesmo.
Hoje pela manhã no programa do Rogério Mendelski, na Rádio Guaíba, me caiu os butiás do bolso ao escutar este elemento afirmar e garantir que era viável o Estado conseguir um empréstimo de dois bilhões para pagar a folha de pagamento. O cumpanhero Pe$Tana, no programa esfera pública, na data de ontem, havia dito que o peremPTório embu$teiro prevaricador já havia deixado isto em documento encaminhado no apagar das luzes de seu desgoverno. E depois, tirar dinheiro de onde para pagar o empréstimo e as demais folhas de pagamento?
Ora, só o ANTA do sujeito para acreditar naquilo que foi dito por um para$ita CC PeTralha (Pe$Tana) e em documento assinado pelo peremPTório Pinóquio embu$teiro prevaricador. Bem sabemos (caso do piso do magistério) que a palavra e a assinatura do pai da luciANTA vale o mesmo que uma nota de três reais.

Anônimo disse...



Olha, mas pensando bem, é duro a turma gastar tempo com um pulha recalcado desses..

Parabéns para a banca que reprovou a sua tese de Doutorado!

Anônimo disse...

Não espere nenhuma análise mais responsável ou confiável de Juremir Machado porque ele, como todo o cego e surdo ideológico, é incapaz disto.
Qualquer assunto debatido pelo Juremir fica pobre, improdutivo.
Ele é meio histérico, domina a pauta, força suas ideias de maneira muito grosseira e equivocada.
Ele vem tomando um espaço e até comentarista esportivo ele virou.
O sujeito é um multimídia, esperto que não perde uma oportunidade, um convite, uma boquinha de pregar suas ideias e minar a mente dos incautos.

Anônimo disse...

" J U R E M A L A "

Alberto disse...

Um dia Juremir (amiguinho do Tarso, Manuela, Paim, Krischke) e a sua 'fiel escudeira' Taline tentaram humilhar o Bolsonaro no "Esfera do PT" mas ele deu de relho nos dois. Quando estão em apuros entra logo ao vivo o Dep. Fontana, 'Goebbels Petista', fazendo propaganda dos 'projetos' defendendo 'Barba' e estelionatária eleitoral Dilma. Pobre Rádio Guaíba...

Anônimo disse...

Cegos ideológicos são, acima de tudo, uns chatos a serem evitados, seja desligando o rádio, mudando de canal, ou virando a página.
Perderam a capacidade de análise ou trocaram por chavões tipo “neoliberalismo”.
Não dá mais para ouvir o Mendelski após as 8 da manhã.
Precisa ser masoquista para ficar ouvindo, passivelmente, as teorias de um enganador fazendo do programa um palco para ideias fracassadas.
Não vamos dar a ele mais importância do que ele tem.
Tanta coisa e gente realmente de qualidade para ler, minha gente. Simbora desse assunto!

Anônimo disse...

Ouço a Guaiba com Rogerio mendelsky até as 8hs, quando esse pulha entra no programa.Ai desligo o rádioú

Anônimo disse...

Essa discussão ideológica é papo furado, a solução para a crise do RS é muito simples - fazer uma operação zelotes aqui nos pagos, cobrar com rigor as dívidas dos sonegadores, botar na cadeia empresários e fiscais/auditores da fazenda. Vai sobrar dinheiro. O que não pode acontecer, sob pena de desmoralização total do atual governo, é a "anistia" dos devedores, como foi feito em Gramado (um verdadeiro crime com os recursos da população). Não se pode premiar os que roubam dinheiro público; ao contrário, tem que fazer o que estão fazendo na operação laja-jato (cadeia para todo mundo).

João Paulo da Fontoura disse...

O ouvinte da rádio Guaíba, em regra, não é de esquerda: é pela livre iniciativa, contras as mamatas das estatais, contra as aposentadorias precoces, etc. Lamentavelmente, não consigo cuida a razão, os bispos permitiram uma esquerdização da programação. O Juremir e o Nando Gross, seu atual chefe que chegou mesmo a afirmar que o melhor programa da Guaíba é o "Esfera Pública", são de esquerda. Por mim, nada contra: a rádio é boa, a programação idem. Só acho que o "canhão" da Guaíba também deve ser direcionado às ideais mais de centro-direita. Mesmo gostando da rádio, passei a ouvir diariamente o programa do Diego Casagrande - na Band. Tá ótimo. Mas sou contra a caçada ideológica: o rádio tem que ser multiplo. O ouvinte que faça suas escolhas. Gosto do programa do Mendelski, discordo da maioria das opiniões do Juremir após às 8 horas, mas, é a democracia, sigo firmo até o final. Realmente as posições do Juremir/Tarso são ideologicamente posicionamentos esquerdistas romantico do início do século XX. É gente que ainda não sabe que a URSS ruiu; que Cuba é um atraso só, que a Venezuela é o que sabemos, etc.. O Juremir eu entendo: é um artista, um escritor, um romántico, enfim um quixotesco. Os artistas, em regra, vivem descolados do mundo prático. Agora, o Tarso... bem, este é doente mesmo!

Anônimo disse...

Quanto ao referido senhor Simões Lopes Pires,é brincadeira.O "culto"
senhor que escreveu,confundiu habeas corpus com corpus christi,posto
que Simões Lopes,seria o grande escritor,e Pires,seria o senhor Gilberto Simões Pires,grande economista que se libertou da caterva
da grande imprensa.
Juremir,há o Juremir,basta ler o seu 'HISTÓRIA REGIONAL DA INFÂMIA",
um besteirol sobre a Revolução Farroupilha,onde destrói tudo e todos.

Anônimo disse...

Eu era "Guaibeiro" deste criança. Ouvia desde a inauguração. Larguei a rádio Guaiba de mão por conta deste PETISTA ROXO. BABA-SE pelo Lulla. Estraga o programa que participa. E tem gente boa na Guaiba mas ninguem o contestava. Deve ser mantido lá por conta de algum patrocinador do governo. O cara é uma mala. Ele só consegue fazer uma crítica ao PT se junto criticar o PSDB. Desliguei o rádio. Mas o PT não era o partido virtuoso???

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/