Ministério Público abre inquérito contra Lula para investigar tráfico de influência

Há uma campanha pesada nas redes sociais pela prisão do líder. - 


Procuradoria da República no Distrito Federal apura oficialmente se ex-presidente trabalhou para favorecer empreiteiras brasileiras no exterior.

Depois de cobrar informações diretamente do ex-presidente Lula, a Procuradoria da República do Distrito Federal decidiu abrir inquérito contra o petista para apurar a relação dele com a construtora Odebrecht e investigar a possível prática de tráfico de influência em favor da empresa por parte do petista, entre 2011 e 2014. Para o Ministério Público (MP), é preciso apurar a atuação de Lula na concessão de empréstimos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o contexto em que o petista viajou, às custas de empresas, para negociar contratos no exterior. Na portaria em que converte o caso para um procedimento investigatório criminal, o MP pede que a força-tarefa da Operação Lava Jato compartilhe todas as informações que envolvem o relacionamento entre o ex-presidente e a Odebrecht.

A reportagem é do site www.veja.com.br 
Leia tudo:

Oficialmente, o inquérito tem prazo de noventa dias para ser concluído, mas pode ser prorrogado por diversas vezes. Nesta fase de inquérito, se houver evidências de que o ex-presidente tenha praticado tráfico de influência junto a agentes políticos internacionais para influenciar a contratação da Odebrecht, o Ministério Público pode pedir a adoção de medidas invasivas contra Lula, como quebras de sigilo do petista e buscas e apreensões.

África - Reportagem de VEJA revelou que Taiguara Rodrigues dos Santos ganhou contratos de obras após o ex-presidente Lula ter viajado, com dinheiro da Odebrecht, para negociar transações para a empreiteira. Em 2012, por exemplo, a Exergia Brasil, de Taiguara, foi contratada pela Odebrecht para trabalhar na obra de ampliação e modernização da hidrelétrica de Cambambe, em Angola. O acerto entre as partes foi formalizado no mesmo ano em que a Odebrecht conseguiu no BNDES um financiamento para realizar esse projeto na África. Taiguara é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, conhecido como Lambari, amigo de Lula na juventude e irmão da primeira mulher do ex-presidente. Funcionários do governo e executivos de empreiteiras costumam identificá-lo como "o sobrinho do Lula".

Antes de abrir oficialmente o procedimento criminal, a procuradoria deu prazo de quinze dias para que Lula se explicasse e concedeu tempo também para que a Odebrecht, empresa citada por delatores da Lava Jato como uma das integrantes do "clube do bilhão", apresentasse a sua versão.

No pedido em que reúne informações para apurar se Lula cometeu tráfico de influência, o MP cita diversas menções de que o petista viajou com recursos da Odebrecht em busca de contratos no exterior. Em um dos casos, a empreiteira teria desembolsado 435.000 reais, por meio da DAG Construtora, para pagar um voo fretado para que Lula fizesse suas transações em Cuba e na República Dominicana.

21 comentários:

Emmanuel disse...

Poxa ....
Vão investigar se houve tráfico de influência!

Anônimo disse...

É COMO NOS FILMES DE FAROESTE,LUTA DOS MOCINHOS CONTRA OS ÍNDIOS,NO MOMENTO EM QUE O CHEFE ERA DERRUBADO,OS ÍNDIOS PERDIAM O CONTROLE E A LIDERANÇA. NO MOMENTO EM QUE O CHEFÃO DE TODA A CORRUPÇÃO DO BRASIL FOR PRESO,CONDENADO,COMEÇA A SER DESMANTELADO TODA A QUADRILHA.ENQUANTO O LULA ANDAR POR AÍ DESFILANDO E FICAR A SOLTA,DE NADA VAI ADIANTAR ESTAS OPERAÇÕES FANTASIAS CONTRA A CORRUPÇÃO.TEM QUE PRENDER O LÍDER,O MENTOR,O LULA!!!!!

Mordaz disse...

Acho que a notícia não é notícia. Afinal Lula teria cometido crime ajudando empresa brasileira no exterior? Tráfico de influência teria sido se ele fizesse no governo do Brasil para beneficiar a ou b. Mas no exterior não é problema do contribuinte brasileiro. Entre empresas privadas não de interesse do contribuinte.

Mordaz disse...

Isto me lembra uma vez que Eduardo Jorge foi nomeado por FHC para o consulado no México. E foi denunciado pelos nossos "jornalista" que estava procurando empresas para se colocar a disposição para promover seus negócios lá. Ora, qual é a função do cônsul senão esta mesmo? Errado se ele estivesse protegendo empresas mexicanas no Brasil, as nossas lá é sua função.

Anônimo disse...

Abra a barriga da sapa chamada BNDES e vai sair um monte de sapinhos barbudos.

Anônimo disse...

COMO ASSIM > SE HOUVE TRÁFICO DE INFLUÊNCIA < HOUVE E DESCARADAMENTE.

PODEM APOSTAR QUE "ALGUÉM" VAI ENTRAR NOVAMENTE COM HABEAS PARA ELLE.

JÁ DEVEM ESTAR COMBINANDO.

Anônimo disse...

Al Capone foi preso por ter cometido imprecações ao fisco...

Anônimo disse...

Jornais internacionais já estão noticiando, e inclusive dando algumas pistas.

Anônimo disse...

Espero que a justiça seja feita e coloque este engodo na cadeia. Eu nunca confie nele portanto nunca votei nele, e agora sei que minha intuição estava certa. Espero que consigamos coloca-lo no lugar que ele merece.

Anônimo disse...

Você é um idiota ou se faz de idiota, pare de comer
tanta mortadela vá trabalhar e deixe de pegar xepa para falar besteira.

Anônimo disse...

Ex-presidentes dos EUA costumam viajar pelo mundo promovendo os interesses das empresas do país. Se algum promotor público por lá resolvesse levantar suspeitas contra eles seria o mesmo imediatamente demitido e provavelmente preso acusado de abuso de autoridade. Mas aqui no “brazil” da infame Casa Grande não pode. Lamentável!

O Brasil é o único lugar do mundo em que um ex presidente é investigado por trabalhar em favor do seu país. Nós estamos vivemos um momento muito surreal, não dá para acreditar que está acontecendo o que está acontecendo no Brasil.Que eles sempre queriam sacanear com o Lula, não restam dúvidas.
A questão é ele ser processado por trabalhar em prol das empreiteiras brasileiras, ou seja, em prol do Brasil. Deve ter o dedo de gente de fora muito poderosa por trás disto, não há explicação plausível, pois até mesmo para os entreguistas tucanos, essa submissão contra os interesses nacionais seria demais, penso eu.

O interesse aí é só gerar manchetes para consumo dos coxinhas.
Bater no Lula é uma fixação do consórcio jurídico-midiático do Brasil.. Seja qual for o motivo.
Uma ótima oportunidade para o Bonner mais uma vez levantar suas sobrancelhas . Sem novidades.

Anônimo disse...

Seu mortadela toma vergonha e vá trabalhar pare de falar bobagem,a mamata acabou a casa 🏠 caiu a moleza acabou.

Anônimo disse...

SERÁ QUE VÃO CHEGAR NA ILHA DELLE E DELLA ???

Anônimo disse...

"A questão é ele ser processado por trabalhar em prol das empreiteiras brasileiras, ou seja, em prol do Brasil. "

Hahahahaha!!
Essa foi a coisa mais débil mental que li hoje.

Lula ajudou as empreiteiras a fazerem obras superfaturadas com dinheiro do BNDES em país "cumpanheiros", depois sua quadrilha recebia a porcentagem em propina via caixa 2 internacional (que rende até cassação de registro partidário).

Vai para a banha esse Lula, vai acabar preso esse pilantra.

Anônimo disse...

"Poizé" Só falta colocar o Brahma no engradado. No dia em que eu ver esse cara preso vou tomar o maior porre da minha vida. Arriégua !!! Região: Sertão do Pajeú. Pernambuco.

Anônimo disse...

kkkkkkk... por onde passa um boi... kkkkkkkkkkk
Al Capone foi preso por pequenos detalhes....
Chegou a vez do cachaceiroooooooooooo... iurrúúúúúú....

Anônimo disse...

O Brasil honesto quer ver o sapo na gaiola!

Anônimo disse...

O anônimo, das 17:20, não fica torcendo e nem sofrendo por esta pessoa ele não esta nem ai pra voce, ele so quer ficar rico e ter poder, larga a mão de defender este corrupto. Ele queria apenas mandar no pais e ficar rico.

Anônimo disse...

Por acaso deixar empreiteiras mais ricas e também ficar rico é trabalhar em prol do Brasil? Eu nunca imaginei que alguém fosse defender esse homem.

Anônimo disse...

Eu também!!!

Anônimo disse...

Vamos torcer por isso, sapo barbudo, como disse Brizola.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/